CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 9: ENCADERNAÇÃO E CDROOM

0
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 9: ENCADERNAÇÃO, LOMBADA E CD-ROM

Você terminou seu trabalho, ele foi analisado e aprovado pelo seu orientador e você está pronto para depositar sua monografia. Agora você só precisa encadernar e, em alguns casos, gravar um CD-ROM com o material.

Parece simples? De fato é, mas fatos inesperados acontecem de forma que não é bom deixar para a última hora. Já imaginou se seu nome é gravado errado na capa? O se o título do seu trabalho de graduação em Letras vem com um erro crasso de ortografia? Ou se algumas páginas são encadernadas fora de ordem?

Pessimista, eu? De jeito nenhum, sou realista. Corrigir um erro desse tipo demanda algum tempo, e se você estiver com pressa e desesperado ainda corre o risco de cobrarem mais caro em razão da urgência. Por isso não é conveniente deixar esse tipo de coisa para a última hora, como se faz com compras de natal e dia das mães.
Desnecessário dizer que é opcional levar as folhas impressas por você para a gráfica ou pedir que imprimam no local. Entretanto, caso vá levar para imprimir é importante que seu trabalho esteja em formato PDF, para evitar que ele sofra alteração de formatação de um computador para outro. Por exemplo: alguns arquivos gravados no open-office se desconfiguram quando abertos no WORD da Microsoft e vice-versa, aliás, arquivos de WORD mais antigos desconfiguram quando abertos em formatos mais novos. Cuidado!

Para quem tem o open-office basta abrir o arquivo com o trabalho pronto clicar no ícone PDF (aquele vermelhinho) que fica na barra de tarefas e salvar uma cópia nesse formato.

IMPORTANTE: grave uma cópia, pois o trabalho em PDF não pode ser alterado, e se houver algum erro você corrige no formato ‘.doc’ e salva outra cópia.

Para quem tem o WORD a vida não é tão fácil. Minha versão do Office 2007, por exemplo, não salva documentos em PDF, de forma que é necessário a instalação de um software para que ele converta WORD em PDF. Esse software/aplicativo é gratuito e pode ser obtido em sites como o baixaki ou superdowloads. O software é da própria Microsoft e tem duas versões, uma que serve para Windows até o XP e outra que serve para os Windows Vista e 7. Muito práticos, são arquivos pequenos e muito simples. Depois de instalados quando se clica na guia ‘salvar como’ dentre as opções passa a aparecer a opção PDF.

O arquivo que será gravado no CD-ROM também deve ser em formato PDF para garantir que mesmo quem tenha com pacote Office mais antigo consiga acessar o conteúdo, e evitar alterações do material. Acho que chovi no molhado aqui, mas depois que vi uma monografia em que o autor encadernou uma folha com o modelo da ‘lombada’ dentro dela, imagino que informação nunca seja demais.

Aliás… falando em lombada, essa é parte de fora da encadernação que fica exposta na estante, é importante que ela venha com os seguintes dados: vista de cima para baixo, ou da direita para a esquerda, se preferir:

Sim, esse é o exemplo da lombada. Como ela será vista verticalmente , a cidade e o ano vêm na parte de baixo, no meio o título da monografia em letras maiúsculas, e distante dele o nome do autor, somente com as iniciais em maiúsculas. Na parte de cima a sigla da universidade. Cada um desses elementos é separado por uma ou duas barras verticais.

Se o título do trabalho for muito extenso ele pode ser dividido em duas linhas e ficar separado do nome do autor da forma acima exemplificada, ou então ocupar a linha superior inteira e na de baixo ser inserido o nome do autor.

Dependendo da extensão do nome do autor ou do título, e da quantidade de folhas que fornecerá as medidas da largura da lombada, as letras podem ficar espremidas.

A cor da encadernação: particularmente eu indico a cor do curso, com letras em cor prata ou dourado, contudo, nada impede que um estudante de Direito (cuja cor do curso é o vermelho) escolha encadernar sua monografia em cor azul. Contudo, novamente fica aqui o conselho, verifique se sua instituição possui alguma determinação nesse sentido.

VEJA TAMBÉM EM TRABALHOS ESCOLARES
Contribua e ajude o site a se manter sempre online. Divulgue para seus amigos. Obrigado

TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS DA ABNT – 2011

MODELO NORMAS DA ABNT 2011

NBR 14724 NORMAS ABNT NOVAS REGRAS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 1: O TEMA

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 2 – ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 3: DOUTRINA E METODOLOGIA

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 4: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 5: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 6: CITAÇÕES E RODAPÉ

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 7: EXPRESSÃO, ABREVIATURA

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 8: ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui