22 C
Sorocaba
sexta-feira, fevereiro 3, 2023

DINÂMICA – PINTURA DOS QUADRADOS

Tenho boas e más notícias.

A má é que estamos perdidos.

A boa é que estamos indo a uma velocidade incrível.

Objetivo: Desenvolver planejamento, trabalho em equipe, flexibilidade, criatividade, trabalho em equipe, organização, liderança.

Material:

• 04 caixas de lápis de cor

• 02 apontadores

• 03 réguas

• 01 estilete

• 02 tesouras

• 02 caixas de giz de cera

Desenvolvimento:

Algum tempo antes de começar esta atividade (~ 30 minutos), o facilitador deve deixar uma pasta de plástico aberta sobre a mesa, contendo materiais soltos, como lápis de cor, régua, tesoura, estilete, apontador, dentre outros materiais.

1ª etapa:

• Dividir os componentes em grandes equipes, contendo aproximadamente dez integrantes cada (geralmente 4 grupos).

• Sem nenhuma explicação, pedir que cada equipe envie até à frente da sala um representante que julgue bastante ágil.

• Entregar a cada um deles a folha dos quadradinhos (já devidamente numerada com o número da equipe) com uma caixa de lápis de cor e pedir que pintem o mais rapidamente possível todos os quadradinhos com as cores correspondentes conforme está escrito no interior dos quadrados. Para isso terão 2 minutos. O facilitador entrega a folha e cronometra o tempo.

• Se alguma pergunta for feita ao facilitador, este deve responder normalmente, sem reter nenhuma informação.

• Após dois minutos, o facilitador recolhe as folhas. O facilitador diz que o trabalho desenvolvido demonstra uma atividade desenvolvida sem objetivo, explicação e por isso não está de acordo com os seus interesses. “Para quem não sabe aonde vai não há ventos favoráveis” é a idéia. O facilitador quer que os quadrados sejam bem pintados, sem permanecerem com regiões brancas em seu interior e sem terem riscos de lápis saindo ou entrando neles. Os quadrados que tiverem riscos ou áreas por pintar serão desconsiderados.

2ª etapa:

• Fala do facilitador: “Tudo que não tem um objetivo claro acaba se tornando confuso. Portanto, todas as equipes terão 3 minutos para desenvolver uma estratégia que lhes possibilite pintar da melhor forma no menor espaço de tempo possível”.

• Devolver a folha já pintada, para que a partir dela os membros da equipe explorem outras possibilidades, dizendo-lhes que serão dadas outras folhas limpas a seguir. O facilitador deve ser rigoroso com o tempo. Ao final de 3 minutos recomeçar a segunda etapa da atividade. Rapidamente, chamar os representantes e entregar a outra folha devidamente identificada com o número das equipes, tendo o cuidado de dar as folhas certas para cada equipe.

• Ao final de 2 minutos tornar a recolhê-las, fixando o que foi entregue no quadro de isopor ou colando-as na parede.

Processamento:

Explorar quais outros recursos poderiam ter sido usados para otimizar a atividade e que estratégias alternativas poderiam ter sido usadas. Deixar que o grupo por si só descubra tais possibilidades. O facilitador é apenas alguém que provoca tais percepções.

Ao final, fazer uma analogia da atividade com a forma como normalmente as pessoas buscam recursos para implementar os negócios, priorizando sempre as formas mais convencionais e esquecendo de ousar, de ir além daquilo que têm em mãos.

Geralmente acham que se não foram disponibilizados outros recursos é porque não poderiam ter sido usados. São as pessoas que não percebem da existência de tais recursos. Muitos estão atrelados a uma forma convencional e rígida de posicionamento!

Lembre que a palavra-chave para o sucesso no mundo dos negócios é percepção.

Outros trabalhos relacionados

PRINCIPAIS FALHAS DA DINÂMICA EM PROCESSOS DE SELEÇÃO

PRINCIPAIS FALHAS DA DINÂMICA EM PROCESSOS DE SELEÇÃO A dinâmica de grupo é, sem sombra de dúvida, uma ferramenta de enorme importância para o processo...

Cantigas de Amor

As cantigas de amor possuem vassalagem amorosa por parte do trovador, que na maioria dos casos fazia sempre estas “Poesias Cantadas” na mulher comprometida...

DINÂMICA DO BALÃO

Objetivo: Reflexão Material:balões palitos de dentes, uma caixa de bombons ou algum outro prêmio Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito...

COMUNICAÇÃO DE FÉRIAS COLETIVAS SINDICATO

Ilmo. Sr. ...................................................................... Presidente do Sindicato ................................................................................ Endereço ...................................................................................................... Cidade .......................................................................................................... Ref.: Comunicação de férias coletivas (CLT, art. 139, § 3º). Sr. Presidente: Em cumprimento à vigente legislação trabalhista, enviamos...