19.5 C
Sorocaba
sábado, junho 25, 2022

DINÂMICA – PINTURA DOS QUADRADOS

Tenho boas e más notícias.

A má é que estamos perdidos.

A boa é que estamos indo a uma velocidade incrível.

Objetivo: Desenvolver planejamento, trabalho em equipe, flexibilidade, criatividade, trabalho em equipe, organização, liderança.

Material:

• 04 caixas de lápis de cor

• 02 apontadores

• 03 réguas

• 01 estilete

• 02 tesouras

• 02 caixas de giz de cera

Desenvolvimento:

Algum tempo antes de começar esta atividade (~ 30 minutos), o facilitador deve deixar uma pasta de plástico aberta sobre a mesa, contendo materiais soltos, como lápis de cor, régua, tesoura, estilete, apontador, dentre outros materiais.

1ª etapa:

• Dividir os componentes em grandes equipes, contendo aproximadamente dez integrantes cada (geralmente 4 grupos).

• Sem nenhuma explicação, pedir que cada equipe envie até à frente da sala um representante que julgue bastante ágil.

• Entregar a cada um deles a folha dos quadradinhos (já devidamente numerada com o número da equipe) com uma caixa de lápis de cor e pedir que pintem o mais rapidamente possível todos os quadradinhos com as cores correspondentes conforme está escrito no interior dos quadrados. Para isso terão 2 minutos. O facilitador entrega a folha e cronometra o tempo.

• Se alguma pergunta for feita ao facilitador, este deve responder normalmente, sem reter nenhuma informação.

• Após dois minutos, o facilitador recolhe as folhas. O facilitador diz que o trabalho desenvolvido demonstra uma atividade desenvolvida sem objetivo, explicação e por isso não está de acordo com os seus interesses. “Para quem não sabe aonde vai não há ventos favoráveis” é a idéia. O facilitador quer que os quadrados sejam bem pintados, sem permanecerem com regiões brancas em seu interior e sem terem riscos de lápis saindo ou entrando neles. Os quadrados que tiverem riscos ou áreas por pintar serão desconsiderados.

2ª etapa:

• Fala do facilitador: “Tudo que não tem um objetivo claro acaba se tornando confuso. Portanto, todas as equipes terão 3 minutos para desenvolver uma estratégia que lhes possibilite pintar da melhor forma no menor espaço de tempo possível”.

• Devolver a folha já pintada, para que a partir dela os membros da equipe explorem outras possibilidades, dizendo-lhes que serão dadas outras folhas limpas a seguir. O facilitador deve ser rigoroso com o tempo. Ao final de 3 minutos recomeçar a segunda etapa da atividade. Rapidamente, chamar os representantes e entregar a outra folha devidamente identificada com o número das equipes, tendo o cuidado de dar as folhas certas para cada equipe.

• Ao final de 2 minutos tornar a recolhê-las, fixando o que foi entregue no quadro de isopor ou colando-as na parede.

Processamento:

Explorar quais outros recursos poderiam ter sido usados para otimizar a atividade e que estratégias alternativas poderiam ter sido usadas. Deixar que o grupo por si só descubra tais possibilidades. O facilitador é apenas alguém que provoca tais percepções.

Ao final, fazer uma analogia da atividade com a forma como normalmente as pessoas buscam recursos para implementar os negócios, priorizando sempre as formas mais convencionais e esquecendo de ousar, de ir além daquilo que têm em mãos.

Geralmente acham que se não foram disponibilizados outros recursos é porque não poderiam ter sido usados. São as pessoas que não percebem da existência de tais recursos. Muitos estão atrelados a uma forma convencional e rígida de posicionamento!

Lembre que a palavra-chave para o sucesso no mundo dos negócios é percepção.

Outros trabalhos relacionados

CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO INDETERMINADO

CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO INDETERMINADO Pelo presente instrumento particular de contrato de trabalho por tempo indeterminado entre ____________________________________________ estabelecida em _____________________________________________, adiante designado a...

RECIBO DE FÉRIAS

RECIBO DE FÉRIAS (De acordo com o parágrafo único do art. 145 da CLT) Recebi da firma: __________________________________________________________ a importância de R$ _____________________( ________________________________________________), que me é...

ATESTADO DE ACOMPANHAMENTO MÉDICO – HÁ OBRIGAÇÃO EM ACEITAR?

O empregador é obrigado a abonar as faltas que por determinação legal, não podem ocasionar perda da remuneração, desde que formalmente comprovadas por atestado...

DINÂMICA DA CRIATIVIDADE

Objetivos: Percepção, sintonia, expectativas, interação, criatividade, descontração, sensibilização, comprometimento, avaliação, motivação, conhecimentos teóricos, análise e síntese. Participantes: Até 20 Recursos: Sulfite Tempo: 15 minutos Instruções: Escrever, em uma folha,...