31.4 C
Sorocaba
sábado, janeiro 15, 2022

DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos.

Trata-se da molécula que contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos, seja um ser humano, um cachorro, um pé de alface ou um fungo, a função do DNA é armazenar e transmitir para os descendentes as informações genéticas do organismo.

Sequências de DNA formam os cromossomos. Cada organismo tem um número diferente de cromossomos. O ser humano, por exemplo, tem 46 (recebemos 23 da mãe e outros 23 do pai). O gene, por sua vez, é a parte funcional do DNA.

 

Estrutura do DNA

O DNA tem estrutura dupla hélice (helicodial), que lembra uma escada torcida. As duas hélices, ou filamentos, são formadas por fosfato (ácido e açúcares) e unidas por substâncias conhecidas como bases nitrogenadas, que seriam os degraus da escada.

Estrutura do DNA

Os dois filamentos que constituem o DNA enrolam-se um sobre o outro e unem-se através de pontes de hidrogênio, que se formam entre as 4 bases nitrogenadas dos nucleotídeos:

Estrutura dna

A – Adenina;
T – Timina;
C – Citosina;
G – Guanina.
As pontes de hidrogênio são formadas entre os pares de bases: A-T e C-G. Adenina com Timina e Citosina com Guanina.

Função do DNA

O DNA é uma molécula extremamente importante para os seres vivos. Sua principal função é armazenar e transmitir as informações genéticas.
O DNA, portanto, é fundamental para a síntese de proteínas, uma vez que contém as informações que comandam a síntese de RNA, e o RNA coordena a produção desses polipeptídeos (DNA → RNA → Proteína).

Outros trabalhos relacionados

AIDS

AIDS é uma sigla em inglês que significa “Síndrome da Imuno-deficiência adquirida”. A Aids caracteriza uma doença que danifica o sistema imunológico do indivíduo...

Bioética

Autoria: Dannisllene Aparecida No termo bioética, bios representa o conhecimento biológico, a ciência dos sistemas viventes, enquanto ética, representa o conhecimento dos sistemas dos valores...

UM PASSO EM FRENTE NA FILOGENIA DAS ANGIOSPERMAS

As relações entre os principais linhagens de angiospermas (plantas com flores todas) foram dois estudos publicados na PNAS em 28 novembro de 2007 ....

VIRUS E BACTÉRIAS

VIRUS E BACTÉRIAS Vírus Por existirem muitas divergências sobre se os vírus se enquadram ou não entre os seres vivos, estes "organismos" não estão inseridos em...