25.1 C
Sorocaba
quinta-feira, junho 20, 2024

DOENÇA DE CUSHING

A Doença de Cushing é um síndroma clinico provocado por uma hiperfunção primitiva ou secundária do cortex supra-renal, com maior frequência nas mulheres jovens.

A doença é provocada por um aumento da produção de hormonas esteróides pelo cortex supra-renal. Pode ser primitiva, ou seja, devida a doenças que atingem exclusivamente a própria glândula supra-renal (tumor ou huperplasia difusa), ou secundária, e, neste caso, consequente a uma hiperfunção de hipófise (por tumor ou hiperplasia), que actua através do estímulo da produção de hormonas esteróides pelo córtex supra-renal.

A sintomatologia da doença de cushing, ligada à perturbação hormonal, é característica e bem evidente, a ponto de fazer suspeitar imediatamente do diagnóstico exacto, que será depois confirmado pelas análises de laboratório.

Um dos primeiros sinais é uma obesidade particular, com distribuição do tecido adiposo especialmente no rosto (face em lua-cheia), no tronco e no abdómen, enquanto permanecem normais os membros que, por contraste, parecem até mais magros do que o normal.

Aparecem estrias cutâneas de cor vermelho-azulada, localizadas sobretudo nos flancos, no abdómen e nas coxas. É frequente o hirsutismo, muitas vezes acompanhado por impotência no homem e amenorreia na mulher.

É constante a osteoporose, mais acentuada nos ossos do crânio e da coluna vertebral e um aumento permanente da pressão arterial resistente aos tratamentos habituais, com retenção de sódio e água no organismo, pelo que surgem edemas, ou seja, maior acumulação de água nos tecidos. Os exames de laboratório mostram, além disso, numerosas modificações do sangue e da urina.

A terapêutica desta doença grave é essencialmente cirúrgica: consiste na extirpação da supra-renal atingida por tumor ou por hiperplasia.

Outros trabalhos relacionados

GENÉTICA MOLECULAR

Em genética, como um todo, poucos tópicos envolvem aspectos humanos de forma tão direta quanto as mudanças no número de cromossomos presentes em nossas...

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA HEMOTERAPIA?

A compensação para quem faz essa terapia é um estímulo imunológico. "É um método facílimo, com custo baixíssimo. Basta apenas uma seringa. O sangue...

LARINGITE

A laringite é o processo inflamatório da laringe. Existem vários tipos de laringite. De seguida referimos as principais. A laringite aguda pode depender de excessos vocais...

CÓLERA

A Cólera é uma doença infecciosa exótica caracterizada no Homem por uma gastrenterite aguda que atinge particularmente o intestino delgado. Predomina endemicamente nos países...