19.4 C
Sorocaba
domingo, novembro 28, 2021

ERROS COMETIDOS POR CANDIDATOS NA ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO

ERROS COMETIDOS POR CANDIDATOS NA ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO

1- Não colocar o seu objetivo no início do currículo. Nunca cometa este erro! A pior coisa é o recrutador ter que adivinhar o que você quer. Como ele não tem muito tempo, seu currículo irá direto para o arquivo circular: o lixo! (que pode ser virtual!). O profissional deve deixar claro qual o cargo que pretende ocupar ou pelo menos deve informar a área em que quer trabalhar. Obviamente que fazendo isso você restringirá o uso de seu currículo pelos recrutadores. Por isso, aconselho que você produza o currículo de acordo com a vaga que está em aberto. Faça todas as adaptações necessárias para cada envio do currículo.

2- Um resumo de qualificações muito extenso. Lembre-se: é um resumo! Seja sucinto! O resumo de qualificações eficaz é aquele que contém três ou quatro itens e que destaca realmente os pontos fortes do candidato. Escreva apenas uma linha para cada item.

3- O uso do currículo funcional em todas as situações. Um currículo que destaca apenas as suas funções deve ser utilizado somente quando existe instabilidade no emprego, quando o último emprego não coincide com o seu atual objetivo ou quando você pretende mudar de área e quer mostrar o seu domínio sobre as funções que a nova oportunidade exige. Há uma grande tendência em usar o currículo funcional para quase todas as situações, o que é errado.

4- Currículo funcional incompleto. Tenho visto muitos currículos funcionais que têm um relato da experiência em uma página ou mais, sem dar destaque para nenhuma função. Nunca faça isso! O currículo funcional deve ter em destaque cada função que você quer enfatizar e uma explicação de seu talento em cada uma delas.

5- Muitos candidatos colocam os nomes das empresas sem descrição de suas atividades. O recrutador tem que adivinhar o que a organização faz, qual o porte da mesma etc. Jamais esqueça de colocar, para cada empregador, uma descrição da empresa, o número de funcionários, o faturamento, entre outras informações. É interessante também informar no currículo o local das empresas em que você trabalhou.

6- As datas de entrada e saída de cada emprego e de cada cargo colocadas do mesmo lado do currículo. Com a leitura rápida seu currículo pode dar a impressão que você mudou de emprego muitas vezes, o que não é verdade. As datas de entrada e saída de cada emprego devem estar sempre do lado esquerdo e as datas de entrada e saída de cada cargo devem vir à direita.

7- Currículo sem parágrafos. Crie um documento agradável de ler, com frases curtas e com parágrafos.

8- Currículo sem resultados. Recrutadores adoram profissionais que tenham resultados quantificados. Números dão credibilidade. A maioria dos candidatos coloca uma lista de tarefas ou habilidades, mas nunca coloca o resultado disso, o que dá impressão de que ele não traz retorno nenhum para a empresa. Não ter números em seu currículo é um grande pecado.

9- Erros de português ou uma diagramação malfeita. Esse pecado não tem perdão. Nada poderia ser pior, pois denigre a sua imagem. Caso seu português não seja impecável, peça para alguém ajudá-lo na revisão ou então reze para alguém como eu, que não falo português corretamente, ler o seu currículo!

10- Mentiras! Nunca minta! A omissão é socialmente aceitável, mas a mentira não. Em entrevistas, alguns candidatos dizem que têm mestrado e quando eu pergunto o título da tese eles dizem que terminaram todas as matérias, porém não fizeram a tese. Em outras palavras, não têm o mestrado. Outro exemplo de mentira que não deu certo: nunca vou me esquecer de uma vez que entrevistei uma pessoa que disse ter MBA no Canadá, e quando eu perguntei a data, esta coincidiu com o período em que ela estava trabalhando no Brasil. Ele confessou! Não tinha MBA. Qualquer mentira percebida pelo recrutador elimina na mesma hora o candidato do processo de seleção.

Espero que você não cometa estes 10 pecados. Seu currículo deve ser uma obra de arte. Deve comunicar claramente, em 20 segundos ou menos, o que você quer e por quê merece seu objetivo. O seu currículo não deve ter mais do que três páginas. Uma pessoa de 50 anos pode ter no máximo quatro páginas. Utilize frases curtas e sempre fale na primeira pessoa. Nunca se esqueça: seu currículo faz parte de sua estratégia de marketing pessoal. Mãos à obra!

Mentiras E Exageros No Currículo Podem Prejudicar O Candidato

Preparar um currículo adequado e atraente para concorrer à determinada vaga não é tarefa fácil. Muitas vezes, o candidato se vê pressionado pela necessidade do emprego, considerando sua falta de qualificação diante das exigências da empresa. Em decorrência desse fato, muitos pretendentes às posições disponíveis no mercado lançam mão de mentiras e exageros a fim de se tornarem competitivos diante de outros interessados por uma recolocação profissional.

A gerente de Recursos Humanos Andreia Tassiane Antonacci aponta que “a insegurança e a ansiedade por nova colocação no mercado faz com que o candidato adicione fatos inverídicos em seu currículo, pretendendo se aproximar o máximo possível da vaga oferecida”.

No entanto, a artimanha pode ser uma grande armadilha no momento da seleção, uma vez que os profissionais de recursos humanos e entrevistadores de maneira geral dificilmente não detectam uma mentira. Andreia Antonacci afirma que quando a farsa é feita dentro de exigências imprescindíveis para o desempenho do cargo, os dados são averiguados com precisão, o que resultará na eliminação do candidato em casos de inverdades.

A gerente de Recursos Humanos alerta que, além das mentiras, erros de português são recorrentes nos currículos, bem como exageros e até a falta de dados referenciais como, por exemplo, a conclusão de cursos, motivo da saída de empregos anteriores, salário e atividades exercidas, o que não favorece uma boa impressão para o preenchimento da vaga. “Um bom currículo deve fornecer impreterivelmente dados pessoais, formação, experiência profissional e conhecimentos técnicos. Por mais que a pessoa queira ‘rechear’ suas aptidões e habilidades, informações não pertinentes à vaga disponível não são bem-vindas”.

A mentira ou mesmo os exageros, ao contrário do que muitos pensam, podem prolongar o tempo de espera para a tão sonhada oportunidade de trabalho.

Procura Um Novo Emprego? Cuide da Aparência Antes De Mandar Currículo

Para 84% dos profissionais de Recursos Humanos, as pessoas que se vestem bem e cuidam da aparência conseguem crescer mais rapidamente no mercado de trabalho.

A revelação consta de uma pesquisa realizada pela Harris Interactive com 500 profissionais da área de RH. Revelou-se também que, quando o assunto é a primeira impressão, 90% afirmam que dão mais importância à aparência do que à firmeza na hora de cumprimentar com as mãos.

Por que a aparência?

“A sua aparência causa impacto direto na forma como você se sente, na sua confiança e auto-estima”, explica o consultor de negócios, Mark Jeffries.

“Esta é uma verdade tanto para os homens que estão à procura de uma oportunidade de trabalho quanto para aqueles que já estão empregados. Ao mesmo tempo, pequenos detalhes, como fazer a barba e se vestir bem – o que, não necessariamente, significa usar roupas caras – demonstram o profissionalismo e a confiança do profissional”.

Segundo 90% dos profissionais de RH, os candidatos às vagas de emprego que direcionam um tempo maior aos cuidados da aparência denotam confiança, ao passo que candidatos que aparecem com o cabelo despenteado para a entrevista de emprego, por exemplo, demonstram falta de profissionalismo. Isso sem falar que mais da metade dos entrevistados creem que isso demonstra falta de interesse pelo cargo.

O problema é que, apesar de as pessoas saberem da importância da boa apresentação, um a cada cinco candidatos, em média, pouco se arruma para participar dos processos seletivos. Fazer a barba foi identificado pelo estudo como algo crítico, já que 83% dos entrevistados disseram que apresentar-se com o rosto limpo é importante para causar uma boa primeira impressão.

DEZ DICAS DE COMO CRIAR UM CURRÍCULO CAPRICHADO
CURRÍCULOS: SAIBA O QUE COLOCAR NO CAMPO ATIVIDADES EXTRAS
PRINCIPAIS FALHAS COMETIDAS EM UM CURRÍCULO
PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR UM CURRÍCULO BEM SUCEDIDO
COMO ELABORAR UM BOM CURRÍCULO

Outros trabalhos relacionados

TERMO DE RESPONSABILIDADE CONCESSÃO DO SALÁRIO FAMÍLIA

TERMO DE RESPONSABILIDADE CONCESSÃO DO SALÁRIO FAMÍLIA EMPRESA: ............................................ ENDEREÇO: ........................................ CIDADE:.............................................. CEP...................... UF ................ CEI OU CNPJ: .......................................................................................... FUNCIONÁRIO: ................................................ CARTEIRA PROFISSIONAL: .................... SÉRIE.................. DEPENDENTE GRAU DE PARENTESCO NASCIMENTO Pelo presente termo...

Origem das Cidades

• 95% da aventura humana na terra correspondem ao período paleolítico. Embora o homem paleolítico fosse nômade, este já manifestava certo relacionamento com determinados...

CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

CONTRATO DE EXPERIÊNCIA Pelo presente instrumento particular, as partes designadas, respecti¬vamente, EMPREGADOR .......................................... estabelecido á Rua ............................ número............., cidade........... estado.............., inscrito no CNPJ ...................................... e...

FICHA DE SALÁRIO FAMÍLIA

Baixe aqui a ficha do Salário Familia FICHA DE SALÁRIO FAMÍLIA EMPREGADOR: ........................................................................................................................... CGC/CNPJ/MATRÍCULA INSS......................................... ENDEREÇO:................................................................................................................CIDADE.........................................................................UF.................... NOME DO EMPREGADO..................................................................................................................CTPS...................................... SÉRIE.............................. ENDEREÇO:................................................................................................................CIDADE.........................................................................UF.................... DATA DE ADMISSÃO ______/_____/______ DATA DE DEMISSÃO: ______/_____/______ FILHOS MENORES...