15.9 C
Sorocaba
quinta-feira, junho 20, 2024

ERROS GROSSEIROS EM PORTUGUÊS

1. As casas só podem ser “geminadas”, pois a palavra é derivada de gêmeos. “Germinadas” nem pensar!

2. Ser “de menor” ou “de maior” são expressões comumente ouvidas em rodas de gente estudada, mas estão erradas. “O garoto preso é menor” ou “O rapaz parece uma criança, mas é maior”. Mais exemplos:”O delinqüente é menor de idade” ou “O preso é maior de idade”.

3. “O aluno repetiu o ano.””A aluna passou o ano.”. Só os italianos que ainda falam mal o português dizem “repetir ou passar de ano”.

4. “O aluno fica para recuperação”, ele nunca “fica de recuperação”.

5. Meu aniversário caiu num domingo. Está errado falar “caiu de domingo”.

6. O filho saiu ao pai, esculpido e encarnado. “Cuspido e escarrado” é impossível.

7. “Saíram elas por elas” é a concordância correta. “Saiu elas por elas” fere os princípios gramaticais.

8. Atenção políticos e advogados da velha guarda. Tive a “subida honra” de saudar o presidente, nunca “a súbita honra”.”Subida” significa elevada; “súbita”, repentina.

9. Aos sábados, não trabalho. Está corretíssimo. Errado é falar ou escrever: De sábado, não trabalho.

10. O sujeito escapou ileso de um acidente de trânsito e comete um desatino, falando: “Faltei pouco para não morrer”. O sujeito da oração é “pouco”, e não “eu”, portanto a forma correta é “Faltou pouco para não morrer”.

11. Mandado de segurança. Os magistrados expedem mandados. Os políticos têm mandato.

12. Estou aguardando notícias. Nada de dizer “estou no aguardo de notícias”. Tal expressão não existe.

13. “Apêndice supurado” ou “Apêndice estuporado” ? Supurado quer dizer convertido em “pus”.

14. Seu caderno é “espiral” ou “aspiral”? Lógico, espiral, pois o arame do caderno tem a forma da rosca de um parafuso. Quem diz “aspiral”, está dando vexame.

15.Estou quite com o Serviço Militar. Ou é “quites”? Se for uma pessoa só, ela está “quite”, porque “Os jovens estão quites com Serviço Militar”.

Outros trabalhos relacionados

Concepções de Linguagem

A teoria bakhtiniana é contra qualquer extremismo no que concerne ao estudo da língua. Contrapõe-se ao subjetivismo idealista, no qual a língua é uma...

Dicas de Português

CHAVÕES Frases feitas prejudicam a originalidade do texto, além de criar situações contraditórias em algumas situações. Exemplo: Desde os primórdios da humanidade, os meios de comunicação visam...

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Exercem a função sintática de adjunto adverbial da oração principal. - São iniciadas pelas conjunções subordinativas adverbiais. - Classificam-se de acordo com a circunstância que expressam. Ex:...

"A" X"HÁ": A NOÇÃO DE TEMPO

Um dos empregos do verbo haver é aquele que aponta para a noção de tempo decorrido. Quando expressa esse sentido, o verbo haver torna-se...