GRAVIDEZ INDESEJADA

0
3405

Severino R Figueiredo

A liberdade sexual, a falta de uma orientação no ambiente familiar, o desejo sexual, conduzem a maior parte da juventude a prática sexual, sem nenhum conhecimento das repercussões, que pode causar em suas vidas, no momento em que engravidam, ou adquiriram uma DST.

E quando tomam conhecimento que estão gravidas, a maioria é rejeitada no ambiente familiar e recorrem aos métodos abortivos. Acarretando com esta prática o numero de abortos que vem crescendo entre os adolescentes. Para prevenir tais conseqüências se faz necessário alguns comentários sobre os métodos anticonceptivos mais utilizados:
O condon é um dos métodos mais utilizados e difundidos entre os adolescentes principalmente pela facilidade de aquisição.
A pílula a mais utilizada é a de baixa dosagem,pois há menores efeitos colaterais.
O coito interrompido apesar de ser praticado entre os adolescentes, corre grande risco de uma gravidez indesejada, transmitir DST, a adolescente pode se encontrar em seu periodo fértil e engravidar.
Embora não seja um método anticoncepcional a ¨anticoncepçao de emergencia¨ é utilizada quando se tem uma relação sexual desprotegida ou quando não se usa nenhum tipo de contraceptivo. Corre o risco de uma gravidez indesejada e adquirir uma DST.
Pelo exposto se faz necessário, todos adolescentes, manter uma bom relacionamento no ambiente familiar, procurar a orientação dos pais,e na ausência destas informações no ambiente familiar se informar com profissional médico, sobre os métodos anticoncepcionais, as contra-indicações seus efeitos a repercussão que causa no organismo.
Fonte de pesquisa. Saude da Adolescente- Manual de Orientação Febrasgo 2001

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui