21.4 C
Sorocaba
quinta-feira, fevereiro 2, 2023

GRAVIDEZ INDESEJADA

Severino R Figueiredo

A liberdade sexual, a falta de uma orientação no ambiente familiar, o desejo sexual, conduzem a maior parte da juventude a prática sexual, sem nenhum conhecimento das repercussões, que pode causar em suas vidas, no momento em que engravidam, ou adquiriram uma DST.

E quando tomam conhecimento que estão gravidas, a maioria é rejeitada no ambiente familiar e recorrem aos métodos abortivos. Acarretando com esta prática o numero de abortos que vem crescendo entre os adolescentes. Para prevenir tais conseqüências se faz necessário alguns comentários sobre os métodos anticonceptivos mais utilizados:
O condon é um dos métodos mais utilizados e difundidos entre os adolescentes principalmente pela facilidade de aquisição.
A pílula a mais utilizada é a de baixa dosagem,pois há menores efeitos colaterais.
O coito interrompido apesar de ser praticado entre os adolescentes, corre grande risco de uma gravidez indesejada, transmitir DST, a adolescente pode se encontrar em seu periodo fértil e engravidar.
Embora não seja um método anticoncepcional a ¨anticoncepçao de emergencia¨ é utilizada quando se tem uma relação sexual desprotegida ou quando não se usa nenhum tipo de contraceptivo. Corre o risco de uma gravidez indesejada e adquirir uma DST.
Pelo exposto se faz necessário, todos adolescentes, manter uma bom relacionamento no ambiente familiar, procurar a orientação dos pais,e na ausência destas informações no ambiente familiar se informar com profissional médico, sobre os métodos anticoncepcionais, as contra-indicações seus efeitos a repercussão que causa no organismo.
Fonte de pesquisa. Saude da Adolescente- Manual de Orientação Febrasgo 2001

Outros trabalhos relacionados

Tuberculose

Autoria: Alexsandra Luzia TUBERCULOSE Neste trabalho, iremos abordar a tuberculose,uma doença altamente contagiosa, habitualmente comlonga duração que tem um elevado índice de mortalidade principalmente em países...

CORRIMENTO VAGINAL

Severino Rodrigues de Figueiredo É comum em clinicas privadas ou em serviços públicos a queixa de corrimento vaginal. .esta é a queixa mais freqüente, ocorre...

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) DOMINGUES,Christiane Oliveira Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Administração Hospitalar pela UCPel AMESTOY, Simone Coelho Enfermeira graduada pela Universidade...

A FERTILIZAÇÃO

A Fertilização "In Vitro" A fertilização "in vitro" consiste em técnica de procriação assistida mediante a qual se reúnem, extracorporeamente, num tubo de ensaio, o...