28.9 C
Sorocaba
sábado, janeiro 18, 2025

Grupos Funcionais

Autoria: Paulinha

Grupos Funcionais

Em química orgânica, grupo funcional é uma estrutura sub-molecular (átomo ou agrupamento atômico) que confere às moléculas comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado função química.

Ácidos

Características
 Quando em solução aquosa, os ácidos se ionizam, isto é, dão origem a íons, produzindo como cátion H+ .
 Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade. Isso ocorre porque os ácidos se desdobram em íons.
 Os ácidos têm sabor azedo. O limão, o vinagre, o tamarindo contêm ácidos; é por isso que eles são azedos.
 Os ácidos alteram a cor de certas substâncias chamadas indicadores. Os indicadores têm a propriedade de mudar a cor conforme o caráter ácido ou básico das soluções. O tornassol e a fenolftaleína são indicadores de ácidos e bases. A solução de fenolftaleína vermelha fica incolor em presença de um ácido. Já o papel de tornassol azul fica vermelho.
 Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação se chama reação de neutralização.
Principais ácidos
 Ácido Clorídrico (HCl)–> O HCl impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfíceis metálicas antes da soldagem. O HCl é um componente do suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas.
 Ácido Fluorídrico (HF) –> O HF tem a propriedade de corroer o vidro; por isso, é usado para fazer gravações em vidros e cristais.
 Ácidos Sulfúrico (H2SO4) –> É utilizado nas baterias de automóvel, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel; é tambem usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como o sulfato de amônio.
 Ácido Nítrico (HNO3) –> É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a obtenção do salitre.
 Ácido Cianídrico (HCN) –> Ácido utilizado em indústrias diversas, como nas de plásticos, acrílicos e corantes, entre outras. Mas ele tem também um destino sinistro: nos Estados Unidos, é usado nas “câmaras de gás” para executar pessoas condenadas à morte.

Bases

Característica de uma Base
 Quando dissolvidos em água, os hidróxidos sofrem dissociação iônica, isto é, têm os seus íons separados. O cátion é em geral um metal; o ânion é o OH-
 Da mesma forma que os ácidos, as bases também conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água.
 As bases têm gosto adstringente (“amarram a boca”, diz-se popularmente).
 Os indicadores fenolftaleína (solução) e papel de tornassol também mudam de cor em presença de hidróxidos. A fenolftaleína incolor torna-se vermelha; papel de tornassol vermelho fica azul: reações inversas às que verificamos no caso dos ácidos.
Principais bases
 Hidróxido de Sódio (NaOH) –> Conhecida também como soda cáustica, essa substância também é utilizada na fabricação do sabão, de produtos para desentupir pias e ralos, na fabricação de celofane, detergentes e raiom, no processo de extração de celulose nas indústrias de papel, etc.
 Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2) –> A suspensão aquosa dessa base é comercializada com o nome de leite de magnésia, produto utilizado como laxante e antiácido.
 Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2) –> Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil, na preparação de aramassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum.
 Hidróxido de Amônio(NH4OH) –> Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos, em detergentes, na inústria têxtil, etc.
 Hidróxido de Potássio (KOH) –> Conhecida como potassa cáustica, é usada para alvejamento, na fabricação de sabões moles e no processamento de certos alimentos.

Óxidos

Os óxidos são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
 Alguns óxidos reagem com a água formando ácidos.
 Outros óxidos reagem com a água formando hidróxidos.
 Outros reagem com hidróxidos formando sais e água.
 Há óxidos que reagem com ácidos, formando sais e água.
Principais Óxidos
 Óxido de Cálcio (CaO) –> Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.
 Óxido Nitroso (N2O) –> Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.
 Dióxido de Enxofre (SO2) –> É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.
 Monóxido de Carbono (CO) –> Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.

Sais

 Quando em solução, conduzem corrente elétrica.
 Os sais têm sabor salgado.
 Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.
 Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e outro ácido, se o ácido formada for mais volátil que o empregado na reação.
 Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.
 Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes.
 E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.
Principais Sais
 Cloreto de Sódio (NaCl) –> Este sal é intensamente usado na alimentação e também na conservação de certos alimentos; além disso, é um dos componentes do soro caseiro, usado na combate à desidratação. No sal de cozinha, além do cloreto de sódio existe uma pequena quantidade de iodeto de sódio (Nal) e de potássio (Kl). Isso previne o organismo contra o bócio ou “papo”, doença que se caracteriza por um crescimento exagerado da glândula tireóide, quando a alimentação é deficiente em sais de iodo.
 Fluoreto de Sódio (NsF) –> É um sal usado na fluoretação da água potável e como produto anticárie, na confecção de pasta de dente.
 Nitrato de Sódio (NaNO3) –> Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos (fertilizantes) nitrogenados mais comuns.
 Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) –> É usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais. É também empregado como fermento na fabricação de pães, bolos, etc., uma vez que libera gás carbônico aquecido. o gás carbônico permite o crescimento da massa. É, ainda, usado para fabricar extintores de incêndio de espuma.
 Carbonato de Cálcio (CaCO3) –> Componente do mármore, é usado na confecção de pisos, pias, etc. O carbonato de cálcio (calcário) é também empregado na fabricação do vidro comum e do cimento.
 Sulfato de Cálcio (CaSO4) –> É um sal usado na fabricação do giz e do gesso de porcelana.
Grupos funcionais mais importantes:
Função química Grupo Fórmula Prefixo Sufixo
Alcanos Metil R—CH3 methyl- (similarly for higher alkyl substituents: ethyl, propyl, butyl, etc.) -ano
Alcenos Alceno R—CH=CH—R’ convert the part substituting for alk in the name of the alkane into the alk of the word alkene: ethane/ethene, propane/propene, butane/butene, etc. -eno
Alcinos Alcino R—CC—R’ convert the part substituting for alc in the name of the alkane into the alk of the word alkyne: ethane/ethyne, propane/propyne, butane/butyne, etc. -ino
Aminas Amina primária R—NH2 Nome do radical R (metil, etil, fenil etc.) -amina
Amina secundária Nome dos radicais R ( dimetil, dietil, etc ) -amina
Amina terciária Nome dos radicais R (trimetil, trietil, etc) -amina
Iminas Imina primária imino- -imina
Imina secundária imino- -imina
Amida Amida primária nome de acordo com o ácido e a amina correspodente (respectivamente alcanamida e alquil) -amina
Amida N-substituída
Amida N-dissubstituída
Azo Azo R-N=N-R’
Nitrila R—C≡N alkyl nitrile
Pyridyl R—C5H4N
Ácido carboxílico Carboxila hidrocarboxi- -óico
Álcool Hidroxila R—OH hidróxi- -ol
Aldeído Carbonila   -al
Cetona ceto- -ona
Éster Éster named according to the parent alcohol and acid, respectively: alkyl alkanoate
Éter Eter R—O—R’ named according to the parent alcohols, respectively: alkylalkylether
Fenil Fenil
Fosfodiéster R—OP(=O)2O—R’
Isocianetos Isocianeto R—N=C=O alkyl isocyanide
Isotiocianeto R—N=C=S alkyl isothiocyanate
Tioéter R—S—R’

Outros trabalhos relacionados

Químicos famosos

Autoria: Augusto Carlos Costa JOHN DALTON Nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, em 1766. Filho de família pobre, dedicou toda a sus vida ao ensino e à pesquisa....

Bomba Atomica

Einstein em 1939, admitiu que talvez fosse viável construir uma bomba atômica. Nas primícias da década de 40, dezenas de cientistas europeus, fugindo do...

Bases

Característica de uma Base Quando dissolvidos em água, os hidróxidos sofrem dissociação iônica, isto é, têm os seus íons separados. O cátion é em geral...

Métodos Enzimáticos

Autoria: Silvia Bandiera Borges Objetivo: Determinar o nível de glicose em amostras através do método enzimático. Introdução Teórica: Enzimas é um grupo de substâncias orgânicas de natureza protéica,...