REFERENTE ÀS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER, FAÇA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DE COMO CADA UMA DESTAS INTELIGÊNCIAS (INTRAPESSOAL, INTERPESSOAL, VERBAL, MATEMÁTICA, CORPORAL, ESPACIAL E MUSICAL) PODE SER UTILIZADA POR VOCÊ QUANDO ESTIVER MINISTRANDO UMA AULA, OU REUNIÃO OU TREINAMENTO.

1. Lógico-matemática – abrange a capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas. Medida por testes de QI, é mais desenvolvida em matemáticos, engenheiros e cientistas, por exemplo.

Crie com seus alunos e/ou colegas códigos para correção das produções escritas, jogos de xadrez; leitura de livros que falem sobre descobertas e invenções da ciência.

2. Linguística – caracteriza-se pela maior sensibilidade para a língua falada e escrita. Também medida por testes de QI, é predominante em oradores, escritor e poetas.

Publique um jornal mural, com contribuições dos alunos sobre o assunto que estiver ensinando.

3. Espacial – expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. É mais desenvolvida em arquitetos, desenhistas e escultores.

Peça seus alunos para “desenhar” algumas palavras de forma pictórica; adquira o hábito de consultar um mapa quando precisar ir a um lugar novo.

4. Musical – expressa-se através da habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais, sendo mais forte em músicos, compositores e dançarinos.

Peça aos alunos para colocar em ordem a letra de uma música ao ouvi-la; aprenda a tocar um instrumento; faça parte de um coral.

5. Físico-cinestésica – traduz-se na maior capacidade de utilizar o corpo para a dança e os esportes. É mais desenvolvida em mímicos, dançarinos e desportistas, por exemplo.

Você pode ensinar alguns conceitos, fazendo com que os alunos usem seus corpos como mapas. Dê comandos. Eles podem também imaginar o mapa da Europa no chão da sala e você distribui as nacionalidades fictícias e pede aos alunos para se posicionarem no espaço correspondente ao seu país. Dessa maneira você estará também trabalhando a inteligência espacial

6. Intrapessoal – expressa na capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.

Trabalhe a auto-estima dos alunos, fazendo com que eles, por exemplo, listem adjetivos positivos para descrevê-los.

7. Interpessoal – é uma habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

Dê tarefas para que duplas de alunos possam completar, por exemplo, uma lista de preços com as informações do outro e assim praticar os numerais.

8. Naturalista – traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os fenómenos e padrões da natureza. É característica de paisagistas, arquitetos e mateiros, por exemplo.

Descrever certas características de frutas e animais. E plantas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui