17.8 C
Sorocaba
quinta-feira, julho 18, 2024

PERGUNTAS E RESPOSTAS CURIOSAS SOBRE LITERATURA

Como foram inventados os acentos gramaticais?
Os acentos gramaticais foram criados por Aristófanes de Bizâncio, o primeiro bibliotecário da Biblioteca de Alexandria, alguns séculos antes de Cristo. Foi na língua grega que ele introduziu tanto os acentos quanto sinais de pontuação, que posteriormente seriam assimilados pelo latim. Principalmente entre os religiosos, estes artifícios tiveram grande aceitação e foram amplamente empregados, pois permitiram que se estabelecesse entonações específicas nos cantos bíblicos.

Como surgiram os apelidos?
O professor de português Júlio César da Assunção Pedrosa conta que desde a Roma Antiga os apelidos já eram utilizados. “Ciprião, o Africano”, “Catão, o velho” ou “Plínio, o moço” eram artifícios dos quais as pessoas lançavam mão para diferenciar indivíduos com o mesmo nome. O professor salienta que, com o tempo, era comum apelidos acabarem se incorporando aos sobrenomes.

De onde vêm as palavras Fulano, Beltrano e Sicrano?
Fulano vem do árabe fulân (“tal”). No espanhol do século XIII, fulano era usado como adjetivo, mas depois tornou-se esse substantivo que designa algo que não sabemos o nome.
Beltrano veio do nome próprio Beltrão, muito popular na Península Ibérica por causa das novelas de cavalaria. A terminação em ano veio por analogia com fulano.
E Sicrano tem origem misteriosa.

Existe algum idioma em que a escrita seja feita de cima para baixo?
Tanto a escrita chinesa quanto a japonesa são feitas de cima para baixo e da direita para esquerda. As duas são bastante complexas, em especial a da língua japonesa. Ela possui três alfabetos: o hiragama, o katakana e o kanji.

O que quer dizer o termo sic que costumamos ler em algumas reportagens?
Proveniente do latim, sic significa assim, dessa forma, e quer dizer que, por mais estranho que possa parecer o texto ou a declaração de alguém, foi dito daquela forma.

Outros trabalhos relacionados

CURIOSIDADES SOBRE GUERRA DOS SEXOS (HUMOR)

Ainda bem que sou mulher, sim, sim, sim. Não vivo de cerveja, tremoços, nem de bebedeiras. Não falo com os meus amigos sobre as minhas...

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

Resumo O presente texto apresenta aos alunos alguns aspectos formais de um Projeto de Pesquisa. A exposição dos diferentes capítulos que compõem referido projeto (introdução;...

CITAÇÕES – Dê um toque especial aos seus trabalhos 2

"Só seremos universais se conhecermos e amarmos nossa aldeia." (Tostoi) "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos"...

LEIS DE MURPHY

Aqui estão algumas Leis de Murphy, que em resumo podem ser ditas como: "Se alguma coisa pode dar errado, dará!" · Nada é tão fácil...