17.9 C
Sorocaba
domingo, outubro 13, 2024

Introdução e desenvolvimento de uma redação

A Introdução deve ser estruturada de duas formas:

Extrinsecamente: ESTÉTICA
Intrisicamente : LÓGICA ESTRUTURAL – Frase-núcleo

A Estética trata da aparência:
a) Paragrafos bem feitos;
b) Respeito às margens do papel;
c) Acentuação;
d) Formação de períodos frasais.

A parte estrutural da Redação é a lógica que a idéia central ou frase-núcleo deve ter para formar os argumentos do desenvolvimento (frases periféricas que só fazem sentido por existir o tópico-frasal).

Veja como montamos nosso esquema mental antes de transferirmos para o papel:

TEMA: BRASIL, 500 ANOS !

Introdução:
Frase-núcleo: O Brasil está para completar quinhentos anos de descobrimento, mas ainda não sabemos o que comemorar no final deste milênio.

Desenvolvimento:
a) O descobrimento do Brasil aconteceu em 1.500 … e surgiu uma colônia portuguesa…
b) A situação do Brasil nos dias de hoje não mudou muito em relação ao sistema de exploração por outros países…

Conclusão:

Ao final deste milênio, que também abre uma comemoração pela descoberta do Brasil, surge espaço para maiores reflexões acerca do que esperamos desta Nação para os próximos quinhentos anos e de nossa situação ainda colonialista em relação ao sistema de exploração que chamamos de Desenvolvimento Alternativo para o Terceiro Mundo ou o regime de parceria que já era aplicado nas antigas capitanias hereditárias e que aplica-se na estrutura latifundiária.

Diante de tantos fatos ainda ficamos em dúvida do que realmente podemos comemorar e do que podemos aguardar para a próxima comemoração futura.

Veja que sua introdução abriu portas para desenvolver a lógica e terminar ilesa sua conclusão sem nenhum peso na consciência apesar da verdade exposta na redação.

Tente terminar esta redação que iniciei para você e analise a forma com que foi introduzido o tema e a sequência como desenvolvida.

Você agora será o examinador e estará verificando toda a redação.

Somente assim poderá saber seu nível de redação e ajudar da melhor forma possível as próximas redações dissertativas.

Autor: Prof. Adilson Torquato

Outros trabalhos relacionados

ABAIXO, ABAIXO DE E A BAIXO

Abaixo (adv.) = na parte inferior; em menor grau; inferiormente. (interj.) = cair. Um só vocábulo, escreve-se nos seguintes casos: Ex.: O João desceu rapidamente pela rua...

ADMITINDO O GERÚNDIO

“(...)Caminhando contra o vento, sem lenço sem documento / No sol de quase dezembro, eu vou” Caetano Veloso. Alegria, Alegria Escritores, poetas e compositores expressaram-se...

AFIM DE TC? OU A FIM DE TC?

a fim de tc? Com a internet em alta, a frase acima virou padrão de início de bate-papos virtuais. A introdução da conversa se dá, quase...

ESCRITA

ESCRITA Método de comunicação humana realizado por meio de sinais visuais que constituem um sistema. Estes sistemas podem ser incompletos ou completos. Os sistemas incompletos, usados...