17.2 C
Sorocaba
domingo, maio 28, 2023

Introdução e desenvolvimento de uma redação

A Introdução deve ser estruturada de duas formas:

Extrinsecamente: ESTÉTICA
Intrisicamente : LÓGICA ESTRUTURAL – Frase-núcleo

A Estética trata da aparência:
a) Paragrafos bem feitos;
b) Respeito às margens do papel;
c) Acentuação;
d) Formação de períodos frasais.

A parte estrutural da Redação é a lógica que a idéia central ou frase-núcleo deve ter para formar os argumentos do desenvolvimento (frases periféricas que só fazem sentido por existir o tópico-frasal).

Veja como montamos nosso esquema mental antes de transferirmos para o papel:

TEMA: BRASIL, 500 ANOS !

Introdução:
Frase-núcleo: O Brasil está para completar quinhentos anos de descobrimento, mas ainda não sabemos o que comemorar no final deste milênio.

Desenvolvimento:
a) O descobrimento do Brasil aconteceu em 1.500 … e surgiu uma colônia portuguesa…
b) A situação do Brasil nos dias de hoje não mudou muito em relação ao sistema de exploração por outros países…

Conclusão:

Ao final deste milênio, que também abre uma comemoração pela descoberta do Brasil, surge espaço para maiores reflexões acerca do que esperamos desta Nação para os próximos quinhentos anos e de nossa situação ainda colonialista em relação ao sistema de exploração que chamamos de Desenvolvimento Alternativo para o Terceiro Mundo ou o regime de parceria que já era aplicado nas antigas capitanias hereditárias e que aplica-se na estrutura latifundiária.

Diante de tantos fatos ainda ficamos em dúvida do que realmente podemos comemorar e do que podemos aguardar para a próxima comemoração futura.

Veja que sua introdução abriu portas para desenvolver a lógica e terminar ilesa sua conclusão sem nenhum peso na consciência apesar da verdade exposta na redação.

Tente terminar esta redação que iniciei para você e analise a forma com que foi introduzido o tema e a sequência como desenvolvida.

Você agora será o examinador e estará verificando toda a redação.

Somente assim poderá saber seu nível de redação e ajudar da melhor forma possível as próximas redações dissertativas.

Autor: Prof. Adilson Torquato

Outros trabalhos relacionados

COMPLEMENTO NOMINAL

Dá-se o nome de complemento nominal ao termo que complementa o sentido de um nome ou um advérbio, conferindo-lhe uma significação completa ou, ao...

ABAIXO, ABAIXO DE E A BAIXO

Abaixo (adv.) = na parte inferior; em menor grau; inferiormente. (interj.) = cair. Um só vocábulo, escreve-se nos seguintes casos: Ex.: O João desceu rapidamente pela rua...

SUJEITO E PREDICADO

Sujeito é o termo da oração do qual se afirma ou se nega algo. Exemplos: João andava de bicicleta. Machado de Assis escreveu “Dom Casmurro” O núcleo do...

PRÓCLISE E ÊNCLISE

Pronomes "me disseram que..." ou "disseram-me que..."? Este assunto foi tratado mais de uma vez no programa: a colocação dos pronomes oblíquos átonos em relação aos...