17.4 C
Sorocaba
terça-feira, maio 21, 2024

Introdução e desenvolvimento de uma redação

A Introdução deve ser estruturada de duas formas:

Extrinsecamente: ESTÉTICA
Intrisicamente : LÓGICA ESTRUTURAL – Frase-núcleo

A Estética trata da aparência:
a) Paragrafos bem feitos;
b) Respeito às margens do papel;
c) Acentuação;
d) Formação de períodos frasais.

A parte estrutural da Redação é a lógica que a idéia central ou frase-núcleo deve ter para formar os argumentos do desenvolvimento (frases periféricas que só fazem sentido por existir o tópico-frasal).

Veja como montamos nosso esquema mental antes de transferirmos para o papel:

TEMA: BRASIL, 500 ANOS !

Introdução:
Frase-núcleo: O Brasil está para completar quinhentos anos de descobrimento, mas ainda não sabemos o que comemorar no final deste milênio.

Desenvolvimento:
a) O descobrimento do Brasil aconteceu em 1.500 … e surgiu uma colônia portuguesa…
b) A situação do Brasil nos dias de hoje não mudou muito em relação ao sistema de exploração por outros países…

Conclusão:

Ao final deste milênio, que também abre uma comemoração pela descoberta do Brasil, surge espaço para maiores reflexões acerca do que esperamos desta Nação para os próximos quinhentos anos e de nossa situação ainda colonialista em relação ao sistema de exploração que chamamos de Desenvolvimento Alternativo para o Terceiro Mundo ou o regime de parceria que já era aplicado nas antigas capitanias hereditárias e que aplica-se na estrutura latifundiária.

Diante de tantos fatos ainda ficamos em dúvida do que realmente podemos comemorar e do que podemos aguardar para a próxima comemoração futura.

Veja que sua introdução abriu portas para desenvolver a lógica e terminar ilesa sua conclusão sem nenhum peso na consciência apesar da verdade exposta na redação.

Tente terminar esta redação que iniciei para você e analise a forma com que foi introduzido o tema e a sequência como desenvolvida.

Você agora será o examinador e estará verificando toda a redação.

Somente assim poderá saber seu nível de redação e ajudar da melhor forma possível as próximas redações dissertativas.

Autor: Prof. Adilson Torquato

Outros trabalhos relacionados

Vícios de Linguagem

DEFINIÇÃO: São alterações defeituosas que sofre a língua em sua pronúncia e escrita devidas à ignorância do povo ou ao descaso de alguns escritores. São...

O Ato de Avaliar

INTRODUÇÃO: Quando se fala em educação, comumente se imagina um ensino de qualidade, em qualquer série que seja e que possa ser aproveitado em todas...

TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO

TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO Os termos acessórios da oração são o adjunto adnominal, o adjunto adverbial, o aposto e o vocativo. E o que significa...

CONCORDÂNCIA

“Cabe dez”... “falta vinte”... “sobrou trinta”... “as mina”... “teus cabelo é da hora”... “eu quero vinte pão”... “isso custa cinco real”... Não é novidade para...