27.3 C
Sorocaba
sexta-feira, abril 19, 2024

Número de Oxidação e Pilha

Autoria: Fernanda Medeiros

 Reação de oxidorredução:

É aquela que ocorre transferência de elétrons.

 Número nde oxidação (Nox):

É a carga real do íon (nos compostos iônicos) ou imaginária (nos compostos covalentes) que o átomo adquire, se os elétrons da ligação covalente forem contaos somente para o elemento mais eletronegativo.

 Como calcular o Nox de elementos em compostos:

Os cálculos são feitos com compostos ende existem apenas um elemento cujo o número de oxidação é desconhecido. Para determinar o número de oxidação do elemento desconhecido aplicamos a 1º regra: a soma de todos os números de oxidação de um composto é zero.

exemplo: K2Cr2O7, K tem Nox= =1, O tem Nox= -2, Cr Nox=?

K2 Cr2 O7
+1.+2= +2 x -2.-7= -14

x= +12 só que existem 2 átomos de Cr então x= +6

K2 = +1
Cr2 = +6
O2= -2

 Nox em íons:

Fe+2 = Nox= +2
Au+1 = Nox= +1

 balanceamento de equações:

Balancear, consiste em fazer com que o total de elétrons cedidos pelo agente redutor seja igual ao,total de elétrons ganhos pelo agente oxidante.

1º Passo: Calcular o total de elétrons perdidos e recebidos pelos elementos que sofrem oxidação e redução, respectivamente.
2º Passo: O total de elétrons perdidos será invertido com o total de elétrons recebidos, ou seja, o coeficiente do elemento que sofre oxidação será o total de elétrons recebidos.
3º Passo: Escolha o menbro da equação em que o total de elétrons perdidos será colocados.
4º Passo: tentativas.

exemplo:

PILHAS

Em uma pilha ocorre a transformação de energia química em energia elétrica.

 Pilha de daniell:

Ocorre uma reação de oxirredução que produz energia elétrica. Ela se baseia na equação:

Zn (s) + CuSO2 (aq) <


> ZnSO4 (aq) + Cu (s)

Introduzindo uma barra de zinco em uma solução aquosa de CuSO4, os íons de Cu+2 reagem diretamente com a barra de zinco, sendo impossível obter corrente elétrica útil.
Para ser utilizada como fonte de energia deve ocorrer uma transeferência indireta de elétrons.

 D.D.P.

Quando uma corrente flui entre dois pontos, diz-se que existe uma diferença de potencial entre dois pontos. Portanto existe uma d.d.p. entre dois eletrodos que é chamada voltagem da pilha.

– Significado de potenciais:

 O potencial de redução (Ered) é uma grandeza que mede a facilidade de a espécie sofrer redução.

Cu+2 (aq) + 2é —> Cu0 (aq) Ered = +0.34V

 O potencial de oxidação (Eox) é uma grandeza que mede a facilidade de a espécie sofrer oxidação.

Cu0(s) —> Cu+2(aq) + 2é Eox = -0,34V

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, trataremos do assunto de oxirredução, para que ele é utilizado, como as pilhas, que são necessárias para a produção de energia.
Instrumentos elétricos, aviões e automóveis, uma lanterna ou uma calculadora, apesar de funcionarem corrente elétrica, não possuem fontes energéticas.

CONCLUSÃO

Com esse trabalho, pode-se concluir a importância da energia em nossa vida, a todo momento.

BIBLIOGRAFIA

 Apostila Objetivo, 2º ano, 3 EH;
 Química volume único.

Outros trabalhos relacionados

IN – Índio

Autoria: Gutto Santos de Meneses ÍNDIO (ELEMENTO QUÍMICO) Elemento  Nome: Índio  Número Atómico: 49  Símbolo Químico: In  Configuração Electrónica: 4d105s25p1  Abundância:  Terra: 0.049 ppm  Sistema Solar:...

Hidrogênio

Autoria: Emerson Inácio Genzi O Hidrogênio 1- A ligação de hidrogênio A ligação de hidrogênio, também conhecida como ponte de hidrogênio, é um enlace químico em que...

Misturas

Autoria: Jorge Cassina Mistura é um material que reúne duas ou mais substâncias, sem que ocorram alterações nelas, mantendo-se portanto, as características e propriedades das...

Metalurgia Extrativa do Ouro

Autoria: Alanderson F. SUMÁRIO INTRODUÇÃO.............................................................................................. 01 1. HIDROMETALURGIA............................................................................... 02 1.1. Processo de cianetação......................................................................... 02 1.2. Recuperação do ouro dissolvido............................................................ 04 1.2.1. Adsorção com carvão ativado.............................................................. 04 1.2.2. Precipitação com zinco........................................................................ 04 1.2.3....