23.9 C
Sorocaba
sábado, dezembro 3, 2022

O tangran e a Arte

Autoria: Joorge Basílio

Solucionar questões de matemática sempre foi algo que apresentou um certo grau de dificuldade para os gênios da ciência

Arte é a criação humana com valores estéticos que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura.
É um conjunto de técnicas utilizadas para realizar obras, e na qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresentam-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou audiovisuais; alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra e este é o caso do Tangran, pois como já foi dito, nos dá condições de criarmos diversas outras formas além de todas as figuras geométricas (quadrados, triângulos, retângulos etc.) estudadas na disciplina de Geometria Experimental.
Exploradores, comerciantes, vendedores e artistas costumam apresentar às pessoas idéias de outras culturas e os progressos na tecnologia também difundem técnicas e teorias, sem dúvida foi assim que o conhecimento deste jogo chegou até nós.
Evidentemente fatores históricos e sociais modelam os tipos de arte, porém, a verdadeira arte jamais se escravizará a códigos e será sempre inovadora e capaz de falar do seu tempo, por isso a idéia, talvez, primeira de se reconstruir o quadrado (espelho quebrado) tenha se expandido e alcançado a maravilhosa gama de objetos (figuras) que dele pode se extrair e que com certeza nunca terá fim.
Nos seus mais diversos tipos de expressão, a arte, falará ao sentimento humano e transgredirá o estilo preponderante de cada época ainda que este se encontre vazio e sem forma.
Entre as diversas formas que podemos gerar com a manipulação do Tangran temos: letras, animais, armas, peças de xadrez, casas, utensílio etc.
No intuito de fechar este trabalho com a integração dessas duas partes fundamentalmente interessantes no estudo ora traçado, gostaríamos de expor algumas destas figuras confeccionadas com a união de suas peças.

Outros trabalhos relacionados

Iluminismo

Autoria: Cleuza Lopes Trata-se do efeito que uma representação causa no expectador de estar se deparando com o objeto real, ou com o espaço representado,...

Neoclassicismo

Autoria: Anna Eliza de Loudes O Neoclassicismo foi tendência dominante na arte européia entre o final do século XVIII e início do século XIX. Caracteriza-se...

IMPRESSIONISMO

O nome Impressionismo, como tantos outros exemplos na História da Arte (o termo gótico ou maneirismo, por exemplo), inicialmente teve um cunho pejorativo. Foi...

Intimismo

Autoria: Danielly Maria Orlando Essa denominação é freqüentemente dada às obras do francês Pierre Bonnard (1867 - 1947) e Édouard Vuillard (1868 - 1940), que...