22.9 C
Sorocaba
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

OTITE

A Otite é um processo inflamatório do ouvido que pode localizar-se na parte externa (pavilhão e canal auditivo externo), na parte média ou na parte interna deste.

A parte média compreende a caixa do tímpano, a mastóide, a trompa-de-eustáquio. A parte interna compõe-se de algumas estruturas ósseas dentro das quais estão contidas formações membranosas.

Assim, o termo refere-se a diferentes localizações do processo inflamatório, necessitando de classificação mais precisa. Temos, deste modo, a otite externa, a otite interna e a otite média.

Ao nível do pavilhão e do canal auditivo externo podem verificar-se três processos:

* condropericondrite do pavilhão;
* micoses do canal;
* otite externa purulenta aguda.

No primeiro estão envolvidas as cartilagens do pavilhão e o seu pericôndrio, em geral a seguir a um traumatismo local (feridas, picadas de insectos, oto-hematoma), mais raramente a um processo infeccioso de todo o organismo.

A micose do canal é uma flogose devida a fungos, muitas vezes relacionada com falta de higiene; os fungos e a reacção inflamatória associada formam uma massa mole e esbranquiçada que reduz a transmissão dos sons um produz um notável prurido.

A otite externa purulenta aguda pode estar localizada num aparelho pilossebáceo (furúnculo) ou difundida a toda a pele do canal. Causam-na microtraumatismos, falta de higiene, eczema, propagação de infecções do ouvido médio. Provoca dor muito viva que irradia para a região para a região parietal e para o pescoço, exacerbando-se com os movimentos da articulação têmporo-mandibular e com a pressão sobre o trago.

A otite média, por sua vez, é, como o nome indica, uma inflamação do ouvido médio e pode ter evolução e gravidade várias.

Distinguem-se, de facto, formas catarrais e formas purulentas e ambas podem apresentar uma evolução aguda ou crónica, de acordo com os casos.

Outros trabalhos relacionados

Aborto no Brasil

Atualmente no Brasil o aborto é considerado crime, exceto em duas situações: de estupro e de risco de vida materno. A proposta de um...

CENTRIFUGAÇÃO EM OPERAÇÕES UNITÁRIAS

1 – Introdução A introdução deste trabalho propõe-se a mostra a visão geral dos aspectos abordados, para um perfeito entendimento e assimilação de todo seu...

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Autor: Rafael Marcatti 1- Introdução Admite-se que no homem adulto de estatura mediana o menor encéfalo compatível com a inteligência normal seria de 900 gramas. Acima...

CIRURGIA DA TIRÓIDE

Existem várias opções para a cirurgia da tiróide, dependendo a escolha do tipo de operação da doença da tiróide subjacente, embora a anatomia da...