15.2 C
Sorocaba
quarta-feira, julho 24, 2024

OTITE

A Otite é um processo inflamatório do ouvido que pode localizar-se na parte externa (pavilhão e canal auditivo externo), na parte média ou na parte interna deste.

A parte média compreende a caixa do tímpano, a mastóide, a trompa-de-eustáquio. A parte interna compõe-se de algumas estruturas ósseas dentro das quais estão contidas formações membranosas.

Assim, o termo refere-se a diferentes localizações do processo inflamatório, necessitando de classificação mais precisa. Temos, deste modo, a otite externa, a otite interna e a otite média.

Ao nível do pavilhão e do canal auditivo externo podem verificar-se três processos:

* condropericondrite do pavilhão;
* micoses do canal;
* otite externa purulenta aguda.

No primeiro estão envolvidas as cartilagens do pavilhão e o seu pericôndrio, em geral a seguir a um traumatismo local (feridas, picadas de insectos, oto-hematoma), mais raramente a um processo infeccioso de todo o organismo.

A micose do canal é uma flogose devida a fungos, muitas vezes relacionada com falta de higiene; os fungos e a reacção inflamatória associada formam uma massa mole e esbranquiçada que reduz a transmissão dos sons um produz um notável prurido.

A otite externa purulenta aguda pode estar localizada num aparelho pilossebáceo (furúnculo) ou difundida a toda a pele do canal. Causam-na microtraumatismos, falta de higiene, eczema, propagação de infecções do ouvido médio. Provoca dor muito viva que irradia para a região para a região parietal e para o pescoço, exacerbando-se com os movimentos da articulação têmporo-mandibular e com a pressão sobre o trago.

A otite média, por sua vez, é, como o nome indica, uma inflamação do ouvido médio e pode ter evolução e gravidade várias.

Distinguem-se, de facto, formas catarrais e formas purulentas e ambas podem apresentar uma evolução aguda ou crónica, de acordo com os casos.

Outros trabalhos relacionados

TRATAMENTO COM IODO RADIOATIVO

Em doentes com cancro da tiróide Na sequência do tratamento do cancro da tiróide pode estar indicado, após a cirurgia, um tratamento com iodo radioativo. O...

MORTALIDADE INFANTIL

Como diminuir a mortalidade infantil? Todos os anos 11 milhões de bebês morrem de causas diversas. É um número escandaloso, mas que vem caindo desde...

PÓLIPO UTERINO

Severino Rodrigues de Figueiredo Os polipos uterinos são tumorações benignas visível na região cervical Geralmente se desenvolve na região cervical. Tem etiologia desconhecida. Desenvolve-se na endocervix Admite-se que...

FEBRE AMARELA

A Febre Amarela é uma hepatite causada pelo mosquito Aedes aegyti, que pica o Homem; portanto, o contágio não se dá de homem para...