20.2 C
Sorocaba
domingo, fevereiro 5, 2023

OTITE

A Otite é um processo inflamatório do ouvido que pode localizar-se na parte externa (pavilhão e canal auditivo externo), na parte média ou na parte interna deste.

A parte média compreende a caixa do tímpano, a mastóide, a trompa-de-eustáquio. A parte interna compõe-se de algumas estruturas ósseas dentro das quais estão contidas formações membranosas.

Assim, o termo refere-se a diferentes localizações do processo inflamatório, necessitando de classificação mais precisa. Temos, deste modo, a otite externa, a otite interna e a otite média.

Ao nível do pavilhão e do canal auditivo externo podem verificar-se três processos:

* condropericondrite do pavilhão;
* micoses do canal;
* otite externa purulenta aguda.

No primeiro estão envolvidas as cartilagens do pavilhão e o seu pericôndrio, em geral a seguir a um traumatismo local (feridas, picadas de insectos, oto-hematoma), mais raramente a um processo infeccioso de todo o organismo.

A micose do canal é uma flogose devida a fungos, muitas vezes relacionada com falta de higiene; os fungos e a reacção inflamatória associada formam uma massa mole e esbranquiçada que reduz a transmissão dos sons um produz um notável prurido.

A otite externa purulenta aguda pode estar localizada num aparelho pilossebáceo (furúnculo) ou difundida a toda a pele do canal. Causam-na microtraumatismos, falta de higiene, eczema, propagação de infecções do ouvido médio. Provoca dor muito viva que irradia para a região para a região parietal e para o pescoço, exacerbando-se com os movimentos da articulação têmporo-mandibular e com a pressão sobre o trago.

A otite média, por sua vez, é, como o nome indica, uma inflamação do ouvido médio e pode ter evolução e gravidade várias.

Distinguem-se, de facto, formas catarrais e formas purulentas e ambas podem apresentar uma evolução aguda ou crónica, de acordo com os casos.

Outros trabalhos relacionados

SINTOMAS DE INFARTO SÃO DIFERENTES EM HOMENS E MULHERES

Mulheres costumam se queixar menos da clássica dor no peito. Em compensação, elas apresentam sintomas genéricos, como náuseas e fraqueza Os poetas e músicos já desistiram...

HISTÓRIA DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

Autor: Leonardo de Souza Melo Os esteróides são substâncias que já vem sendo usadas por muitos anos. Quando vencer era importante, atletas só se preocupavam em...

CANCER DE BOCA

Este tipo de câncer não é dos mais freqüentes, representando menos de 5% do total da incidência no âmbito mundial, com as maiores taxas...

PERIODONTO

ALTERAÇÕES RADIOGRÁFICAS ÓSSEAS EM DECORRÊNCIA DA PERIODONTITE PERIODONTO O periodonto ou tecido periodontal é constituído de ; Gengiva , Ligamento Periodontal, Cemento e Osso Alveolar. A gengiva...