PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – CORES DA COR PRETA

0
4417

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – CORES DA COR PRETA

Material Necessário:

    • Tesoura
    • Filtro de Café
    • Caneta hidrocor ( Não dá certo usar caneta de retroprojetor pois seus pigmentos não são solúveis em água.)
    • Água
    Xícara ou Caneca

O que fazer?

1 – Corte um círculo no filtro de café. (Não precisa ser um círculo perfeito, apenas uma forma arredondada mais ou menos do tamanho da palma de sua mão).
2 – Com a caneta preta, desenhe uma linha que corta o círculo, não no meio mas cerca de 2 cm de uma extremidade.
3 – Coloque um pouco de água no fundo da xícara, suficiente para cobrir a extremidade do papel abaixo da linha. Enrole o círculo de papel para que caiba na xícara. Veja se a extremidade do círculo está dentro da água.
4 – Observe a água sendo puxada para cima pelo papel. Quando ela atinge a linha preta, você vai começar a ver algumas cores diferentes.
5 – Deixe o papel na água até que as cores cheguem no topo do círculo. Quantas cores você consegue ver?
6 – Se você tiver uma caneta hidrocor, desenhe uma linha num círculo de filtro limpo e seco. Coloque esse círculo numa água limpa. Essa caneta Essa caneta produz as mesmas cores da outra?

Observações

Use um filtro novo e seco. Use sua caneta hidrocor para desenhar um ponto no meio do círculo. Coloque o círculo num pires e coloque algumas gotas de água no ponto central. Em alguns minutos, você vai ver alguns círculos coloridos se formando do centro para a extremidade do círculo. Nossa figura está em branco e preto, mas quando você fizer isso, vai ver muitas cores legais.

O que está acontecendo?

Por que algumas tintas pretas se separam em diferentes cores no filtro de café?

Muitas canetas usam tintas feitas de pigmentos coloridos e água. Quando se traça a linha no filtro de café, a água da tinta leva os pigmentos para o papel. Quando a tinta seca, os pigmentos continuam retidos no papel.

Quando você mergulha o papel em água, os pigmentos se dissolvem. Como a água consegue difundir pelo papel, carrega junto com ela os pigmentos da tinta. Pigmentos de cores diferentes são arrastados em velocidades diferentes; alguns difundem bem mais rápido que outros. A rapidez de cada pigmento em difundir pelo papel depende do tamanho da molécula de pigmento e do quanto esse pigmento está preso ao papel. Como a água carrega os diferentes pigmentos em velocidades diferentes, a tinta preta se separa revelando as cores que estavam misturadas para formar o preto.

Nessa experiência, você está usando uma técnica chamada de cromatografia. O nome tem origem nas palavras gregas “chroma” (cor, pigmento) e “graphos” (escrever), ou seja, “escrevendo cores”. A técnica foi desenvolvida em 1910 pelo botânico russo Mikhail Tsvet. Ele usou essa técnica para separar pigmentos de corantes de plantas.

Existem muitos tipos de cromatografia. Em todas elas, ou um gás ou um líquido (como a água em sua experiência)
difunde através de uma substância chamada de “estacionária” (como o filtro de café). Como os diferentes componentes da mistura são carregados com diferentes velocidades, eles param em posições diferentes. Fazendo uma análise de onde os componentes param, os cientistas podem saber o que formava a mistura original.

Cromatografia é uma das técnicas mais importantes que os bioquímicos têm para separar misturas. Ela pode ser usada para determinar os ingredientes que dão origem a um odor ou sabor particular, para analisar os componentes de poluidores, para encontrar traços de drogas em urina e para separar as proteínas do sangue nas várias espécies animais (uma técnica usada para determinar inter-relações de evolução).

Por que o preto é formado pela mistura de tintas de várias cores?

As tintas adquirem suas cores porque absorvem algumas das cores da luz e refletem outras. A tinta verde parece verde porque reflete a parte verde da luz branca e absorve todas as outras cores. A tinta vermelha parece vermelha porque reflete a luz vermelha e absorve todas as outras cores. Quando você mistura tinta verde, vermelha, azul e amarela, cada tinta da mistura absorve mais luz. Com isso, menos luz se reflete nos seus olhos. Como a mistura absorve a luz de cores diferentes, muito pouca luz é refletida e você enxerga o preto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui