PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – ÁGUA SALGADA CONGELA?

Material:

    • Duas vasilhas pequenas e iguais – pode ser o fundo de uma garrafa cortada
    • Água
    • 1 colher de sopa de sal
    congelador

Como fazer:

    • 1. Coloque a mesma quantidade de água nas duas vasilhas. Você pode usar duas garrafas de água, de meio litro, cortadas a cerca de de 7 centímetros do fundo. Antes de colocar a água, não se esqueça de marcar cada uma das vasilhas.

2. Adicione 2 colher de sobremesa de sal em uma das vasilhas. mexendo bem para dissolver o sal.

3. Coloque no congelador e espere algum tempo. Se você não encher muito as vasilhas, o processo será mais rápido. Depois de mais ou menos meia hora, olhe como estão as duas amostras.

As duas congelaram? Anote como está a aparência de cada uma dessas soluções.

Jogue um pouco de sal na vasilha de água sem sal e veja o que acontece.

Coloque um pouco de água num saquinho de plástico e mergulhe dentro da vasilha com água e sal. Aguarde alguns minutos e veja o que aconteceu.

O que aconteceu?

Você pode esperar até o dia seguinte e ver se a água com sal congelou. Você vai ver que não congela! Pelo menos, não no congelador de sua casa. Quando a água congela, ela forma uma estrutura bem organizada de um cristal, chamada de estrutura cristalina. O sal dissolvido na água não se encaixa bem nesse cristal, dificultando sua formação.

Para a água com sal congelar, a temperatura precisa ser bem menor que a temperatura de fusão da água pura que é de zero graus Celsius (0 oC). Isso foi descoberto por Farenheit que fez uma escala de temperatura considerando a mais baixa a que encontrou num banho de água, gelo e sal. Ele viu que a temperatura necessária para congelar essa mistura era de -32 oC, bem menor que da água pura.

Nota: Temperatura de fusão é aquela necessária para que a água passe do estado sólido para o estado líquido e vice-versa.


Esse efeito do sal em diminuir a temperatura de congelamento da água é usado nos países onde costuma nevar. As pessoas jogam o sal nas ruas e calçadas para derreter o gelo e evitar acidentes.

Quando você colocou o saquinho com água dentro do seu copinho com água e sal gelados, a água de dentro do saquinho congelou. Isso porque a água com sal está bem mais fria que a água pura. Se você conseguir gelo picado, pode tentar fazer essa experiência com um pouco de gelo puro e um pouco com sal. Só vai conseguir congelar a água do saquinho na mistura de gelo e água em que a temperatura está abaixo de zero graus Celsius.

A água dos rios e dos mares congelam em temperaturas diferentes. Agora você sabe que para congelar a água do mar, é preciso temperaturas bem mais baixas que para congelar lagos e rios.

[youtube:330qm12u]http://www.youtube.com/watch?v=azAxZBzGsG4[/youtube:330qm12u]
Propriedades Coligativas – Crioscopia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui