20.5 C
Sorocaba
quarta-feira, fevereiro 1, 2023

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – TESTANDO A OSMOSE DO OVO

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – TESTANDO A OSMOSE DO OVO

Material Necessário:

    • Dois ovos pelados (Você pode preparar usando a experiência descrita aqui)
    • Vasilhas onde que seja possível colocar 1 ovo e algum líquido (pode ser uma caneca)
    • Xarope de milho (pode ser encontrado como glicose de milho*)
    • Água
    1 colher de sopa

Atenção: No mercado, o xarope de milho pode ser encontrado como GLUCOSE de milho. O correto é dizer GLICOSE, que é um tipo de açúcar ou carboidrato.

Fazendo a Experiência:

    • 1. Coloque um dos ovos pelados dentro de uma caneca e adicione glicose de milho suficiente para cobrir o ovo. Coloque o outro ovo em outra caneca e adicione água, cobrindo o ovo. Coloque os dois ovos na geladeira por 24 horas.

2. Depois de 24 horas, observe os dois ovos. O que aconteceu?

O que aconteceu?

O ovo que estava imerso na água está inchado e firme. O outro que estava no xarope de milho está murcho e flácido.

Depois que você dissolveu sua casca, o ovo está envolvido por uma membrana. (Na verdade, existem duas membranas, mas elas estão bem juntinhas). Essa membrana tem uma permeabilidade seletiva – ou seja, ela permite que algumas moléculas passem através dela, mas bloqueia a passagem de outras moléculas.

A água passa facilmente através dessa membrana do ovo. Moléculas maiores, como as moléculas de açúcar do xarope de milho, não passam através dessa membrana.

Quando você coloca um “ovo pelado” no xarope de milho, você está criando uma situação em que a membrana do ovo está separando duas soluções com concentrações diferentes de água. A clara do ovo tem cerca de 90% de água na sua composição; o xarope de milho tem apenas 25% de água. Nessa situação, o movimento da água através da membrana faz com que as moléculas de água movam do lado onde ela está mais abundante para o outro onde ela está escassa (ou seja, onde tem menor quantidade de água). Dessa forma, a água migra de dentro para fora do ovo, deixando-o murcho e flácido.

O que mais eu posso tentar?

• Você imagina como fazer para que o ovo flácido torne-se novamente firme? Faça o seguinte:

Experimente colocar os “ovos pelados” em outras soluções.
O que acontece se você coloca o ovo em água colorida com corante de alimento? Ou então em água salgada? Experimente e veja.
Com cuidado, pegue o ovo flácido de dentro do xarope de milho e coloque-o num frasco com água. Deixe o ovo na água por 24 horas. A água vai migrar do lado onde está mais abundante (o lado de fora do ovo) para o lado onde a água está menos abundante. Depois de 24 horas, o ovo vai estar firme de novo.

Outros trabalhos relacionados

GRUPOS SOCIAIS

Para Karl Mannheim, sociólogo alemão de origem húngara, os contatos e os processos sociais que aproximam ou afastam os indivíduos provocam o surgimento de...

FOLCLORE BRASILEIRO

Literatura Folclore vem da palavra folklore que significa, (folk »povo« + lore »conhecimento«) povo do conhecimento. Folclore é uma ciência das tradições, usos, crenças, lendas, canções...

ESQUELETO, EXOESQUELETO E ENDOESQUELETO

Se quisermos construir uma boneca, podemos utilizar pedaços de pano - feltro, por exemplo - recortar a cabeça, os olhos e boca, fazer um...

SOBRE RICOS E POBRES

Sobre ricos e pobres Falar sobre desigualdade social no Brasil é banal. É algo tão evidente e enraizado que o assunto parece repetido e sem...