15 C
Sorocaba
quarta-feira, junho 19, 2024

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – OVO PELADO

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – OVO PELADO

Do que você precisa:

    • 1 vidro com tampa
    • 1 ovo cru
    1 garrafa de vinagre branco

Como fazer:

    • 1. Coloque o ovo dentro do vidro, com cuidado para não trincar a casca.

2. Adicione o vinagre, devagar, até cobrir todo o ovo.

3. Tampe o vidro e observe que aparecem várias bolhas na superfície do ovo! Parece até que está efervescendo.

4. Depois de 2 horas, troque o vinagre do frasco. Para isso, retire o ovo com cuidado usando uma colher de sopa. Não tem problema de segurar o ovo com seu dedo quando for jogar o vinagre fora, mas lave a mão depois disso. Retorne o ovo ao frasco e coloque um novo vinagre, cobrindo o ovo.

Aguarde alguns dias e você terá um ovo sem a casca, ou seja, um “ovo pelado”. Se colocar o frasco contra a luz, você poderá ver a gema que está dentro desse ovo.


Depois de tirar a casca, você pode segurar esse ovo,
com cuidado para não romper a membrana que mantém
a forma do ovo, pois sem a casca ele fica muito frágil.

O que está acontecendo?

O que você viu acontecendo foi uma reação química em que houve liberação de um gás (as bolhas que saiam da casca).
O vinagre contém ácido acético em sua composição e esse ácido reage com um composto chamado carbonato de cálcio que é responsável pela formação da casca do ovo.
As bolhas que se formam durante a reação é do gás carbônico (ou dióxido de carbono) que, em química, é representado por CO2.

Sugestão
Uma sugestão bem legal é fazer a experiência “Teste a osmose com o ovo pelado”.

Saiba um pouco mais sobre o ovo de galinha

O ovo de galinha tem uma composição química bem rica. A casca tem a função de proteger o ovo que, se tivesse sido fecundado, daria origem ao pintinho. Os ovos que consumimos não são fecundados (ou “galados”) e, por isso, não nascem pintinhos a partir desses ovos.

A casca do ovo contém poros que permitem a entrada de ar, o que auxilia o crescimento do embrião, caso o ovo tenha sido fecundado. A clara é composta, basicamente, por proteínas, um tipo de composto importante para nosso organismo, de alto valor nutricional. A gema é mais rica em nutriente e contém muitas vitaminas, proteínas e lipídios, além de sais minerais.

Quando toda a casca é consumida pela reação com o ácido do vinagre, o ovo mantém sua forma pois contém uma película, ou membrana, em volta da clara.

Outros trabalhos relacionados

FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTIFICA

Fundamentos de Metodologia Cientifica Fundamentos de Metodologia Cientifica Capítulo 01 – Procedimentos didáticos Neste capitulo a Autora - Eva Maria Lakatos, demonstra a importância da leitura...

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – OVO AFUNDA OU FLUTUA?

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS - OVO AFUNDA OU FLUTUA? Material: 2 ovos crus 2 copos transparentes água sal O que fazer: 1. Identifique cada um dos...

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – TESTANDO A OSMOSE DO OVO

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS - TESTANDO A OSMOSE DO OVO Material Necessário: Dois ovos pelados (Você pode preparar usando a experiência descrita aqui) Vasilhas...

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS Veja aqui seleção de projetos coletados da internet e projetos próprios do Site Trabalhos Escolares. OVO PELADO - Você vai poder...