18.5 C
Sorocaba
sábado, maio 18, 2024

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – LEVEDURAS SAL OU AÇUCAR?

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – LEVEDURAS SAL OU AÇUCAR?

 

Material:

      1 pacote de fermento biológico seco

1 copo

Água

Sal

Açúcar

Como fazer:

      1. Dissolva o pacote de fermento biológico em 1 copo de água. É melhor dissolver, primeiro, com pouca água e depois completar, mexendo bem. Se formar grumos, não se preocupe que mexendo bem eles se dissolvem.

2. Marque 3 saquinhos de plástico com caneta de retroprojetor ou usando fita crepe: “nada”, “açúcar”, “sal”.

3. Coloque a mesma quantidade de solução de fermento biológico em cada saquinho. Nós usamos 10 colheres de solução num saquinho comprido e fino que usam para fazer sorvete de suco de frutas em casa.

4. Adicione 1 colher de açúcar no saquinho marcado “açúcar” e 1 colher de sal no saquinho marcado “sal”. Mexa bem com seus dedos para dissolver bem o açúcar e o sal no fermento.

5. Amarre os saquinhos na mesma altura e observe. Deixe-os num balcão ou numa mesa e anote o que está acontecendo a cada 10 minutos. O que você está percebendo nas soluções de fermento? Anote se mudam de cor, se mudam de aparência ou se nada acontece.

Depois de algum tempo, você vai perceber que um saquinho está bem cheio de ar e os outros continuam quase igual ao início da experiência!

O que aconteceu:

O fermento biológico é, na verdade, um fungo unicelular (um ser vivo de uma única célula), conhecido como LEVEDURA.

Levedura
Célula normal de levedura.

A levedura que usamos aqui é da espécie Saccharomyces cerevisiae. Ela é usada há anos pela humanidade na produção de pão e cerveja. Enquanto ela consome o açúcar (seu alimento), ela “cresce”, ou seja, se multiplica formando outras células iguais. Ao mesmo tempo, ela libera o gás carbônico (CO2) e o etanol, um álcool. Esse processo é chamado de fermentação.

Na antiguidade, o vinho era produzido pelas leveduras que ocorriam naturalmente no ambiente e que fermentavam o suco de uva. No pão, o CO2 é o responsável pelo crescimento da massa.

NÃO COLOQUE ESSAS MISTURAS NA SUA BOCA!
ALÉM DE TER UM GOSTO RUIM, PODE DAR UMA BOA DOR DE BARRIGA!

Analise do Crescimento de Leveduras

A Fermentação e a produção de pão

Outros trabalhos relacionados

AIDS – HIV VIRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA

Causada pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana), a Aids não costuma dar sintomas a não ser numa fase mais avançada da doença. Ela enfraquece...

COMO ESTÃO REPRESENTADOS OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL?

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL? Por Maria da Glória Gohn O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva...

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E A DEGRADAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS A atmosfera do planeta é uma excepção na medida em que é dos raros recursos naturais...

A POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE UNO CHAPECÓ 2010 A Política ambiental brasileira no contexto histórico Para uma noção da política brasileira relativa ao ambiente, precisa-se situar a...