18.9 C
Sorocaba
terça-feira, junho 11, 2024

RECREIO MONITORADO – MANEIRAS DE CONVIVÊNCIA

Elaborado por: Adriana Marlisa Campos de Almeida
Data de Criação: 05/05/2010
Execução do Projeto: 13/05/10 a 20/12/2010
Projeto:
Recreio Monitorado – Maneiras de Convivência:

Objetivo Geral:

* Estimular os alunos a conviver de maneira integral no convívio escolar, cumprindo as regras necessárias para um bom desempenho no comportamento, facilitando a sua aprendizagem pedagógica e disciplinar.

Objetivos Específicos:

* Melhoria no comportamento relacionada as suas atitudes diárias perante os demais colegas, professores e demais funcionários da escola.
* Proporcionar situações em que o aluno tenha a oportunidade de refletir suas ações e atitudes quando não forem corretas.
* Estabelecer regras de convivência na escola para que sejam cumpridas.
* Incentivar os alunos para que atuem de forma consciente em relações aos seus direitos e deveres.
* Utilizar métodos que sejam aplicados na escola, a fim de conscientizar o educando no seu modo de ser e agir com os demais integrantes no seu convívio escolar.

Justificativa:

A finalidade deste projeto é desenvolver meios facilitadores para que haja uma melhoria de relacionamento e comportamento entre os alunos, buscando resgatar os valores morais e sociais. Principalmente nas horas de encontros coletivos do grande grupo, como: recreio e eventos culturais realizados na escola.

Desenvolvimento – ações:

Monitoramento durante os recreios realizados pelos docentes dessa Unidade Escolar.
Realização de uma sala de atividades, monitoradas pelos professores, onde serão trabalhados temas reflexivos, direcionados as boas regras de convivência.
Elaboração de cartazes, alertando as atitudes que devemos ter e as que não devemos cometer na escola durante os horários de aula.
Elaboração de bilhetes que serão enviados aos pais dos alunos que cometerem atitudes incorretas.
Motivar os alunos através de escolha de ajudantes na escola para atuarem como Monitores durante os recreios, para ajudar no bom andamento.
Elaborar um cartaz permanente na escola para avaliar o bom desempenho do recreio diariamente.

Avaliação:

Buscar subsídios e métodos que venham atingir melhorias nas horas de recreação, cívicas e no comportamento disciplinar durante as aulas.
Demonstrar a importância das boas maneiras de convivência, como contribuição na formação do educando.
Avaliando o progresso diariamente dos alunos para que haja melhorias no comportamento de todos.

Outros trabalhos relacionados

A Autonomia como Finalidade da Educação

Autor: Marcos Oliveira Lara A Autonomia como Finalidade da Educação: Implicações da Teoria de Piaget (síntese do apêndice do livro: A criança e o número, de...

EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE – EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários Curso de Habilitação em Gestão na Educação Disciplina: Gestão de Sistemas em Educação e Movimento Social Maria das graças Souza Silva...

Inclusão e Corporeidade no Cotidiano da Prática Docente

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO2 INCLUSÃO E CORPOREIDADE NO COTIDIANO DA PRÁTICA DOCENTE 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIASAPÊNDICE 1 – QUESTÃO INDIVIDUAL 1 - INTRODUÇÃO No intuito de compreender e melhor aprofundar sobre...

EVASÃO ESCOLAR

EVASÃO ESCOLAR RESUMO A evasão escolar que, não é um problema restrito apenas a algumas unidades escolares, mas é uma questão nacional que vem ocupando relevante...