25.6 C
Sorocaba
terça-feira, junho 18, 2024

UM ESTUDO SOBRE AS MÚSICAS DO LEGIÃO URBANA

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
NUCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE HISTÓRIA
Rock Brasileiro nos anos 1980: Um estudo sobre as músicas do Legião Urbana.
Natália Torres
Belo Horizonte-MG

TEMA

Este trabalho analisará letras de música da banda Legião Urbana com o intuito de identificar críticas aos diversos aspectos da sociedade brasileira.

JUSTIFICATIVA:

Este projeto visa compreender a postura da banda Legião Urbana frente às composições de suas músicas que expressavam uma insatisfação dos jovens da época contra a forma de opressão do governo brasileiro.
Proporcionará aos acadêmicos e a sociedade um maior conhecimento sobre a história do rock e o comportamento dos jovens que se expressavam por meio da música. Esse estudo pretende criar um debate sobre a história do rock brasileiro evidenciando sua capacidade de penetração nas questões que envolvem a sociedade.

OBJETIVO GERAL

Analisar músicas da banda Legião Urbana, visando identificar as críticas feitas a diversos aspectos da sociedade brasileira e de como essas críticas foram recebidas pela sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1-Desenvolver uma análise sobre a história do rock brasileiro e o comportamento dos jovens que se expressavam por meio da música.
2-Analisar a história do rock brasileiro evidenciando sua capacidade de penetração nas questões que envolvem a sociedade.

REFERENCIAL TEORICO:

O rock brasileiro sempre foi visto com más olhos pela sociedade, foi sempre considerado como apenas uma febre passageira e como um movimento sem importância. Com o passar do tempo, o rock foi conquistando seu espaço na sociedade e ganhando lugar na radio e na mídia e aos poucos foram surgindo os primeiros grupos de rock. A guitarra ocupava cada vez mais o seu espaço, e as letras já começavam a relatar a realidade do Brasil, fazendo com que o rock começasse a ser visto como perigoso e cheio de intenções.
Aos poucos foram surgindo no cenário do rock novas bandas como Paralamas do Sucesso, Biquíni Cavadão e Legião Urbana.
Umas das bandas que surgiram no cenário do rock foi o Legião Urbana que se formou em 1980, foi considerada uma banda crucial na história do rock brasileiro e obteve o seu espaço de destaque no contesto do rock.
A banda se originou da separação do grupo Aborto Elétrico, nos anos 80 passaram a fazer sucesso com suas composições de letras como Que País É Esse?, Geração Coca-Cola, e Ainda É Cedo.Legião Urbana se tornou conhecida e considerada a maior banda de rock do país.

METODOLOGIA:

Para desenvolver esta pesquisa será usada como base metodológica a utilização de fontes documentais tais como obras que tratam da música como documento histórico, além da análise de letras produzidas pela banda. Serão utilizados também livros e artigos científicos que abordam a temática tratada nesta pesquisa.

BIBLIOGRAFIA:

Paulo: Editora: DBA DEPIEVE, Arthur. O Rock brasileiro dos anos 80. São Paulo: Editora 34, 2000.
MARCHETTI, Paulo. A historia do Rock de Brasileiro. Brasília: Editora Conrad, 2000.
CARLOS MARCELO. Renato Russo – O Filho da Revolução. Editora Agir.
A biografia de Renato Russo. O Trovador Solitário (de 2001).
RICARDO ALEXANDRE. DIAS DE LUTA O ROCK E O BRASIL DOS ANOS 80. São, 2002.

Outros trabalhos relacionados

O TROPICALISMO NO BRASIL

O Tropicalismo foi um movimento artístico-cultural do final da década de 60, mas precisamente no final de 1967, que usando a irreverência, a alegria...

CULTURA CONSTRÓI COMUNIDADE

O conceito de cultura, na concepção antropológica, pode ser resumido como o conjunto complexo dos códigos e padrões que regulam a ação humana individual...

LANÇAMENTO DA 1º EDIÇÃO DO GUIA TURÍSTICO AMIGO GLBT 1/2

Priscyla Nelina dos Santos Batista Estudo de caso: Evento de lançamento da 1ª edição do Guia Turístico Amigo GLBT - João Pessoa - PB Prof. Dr....

A INTERTEXTUALIDADE

"Os artistas não criam no vazio, eles são constantemente estimulados por outros artistas" – Ana Mae Barbosa Ao examinarmos o corpus literário, verificamos que ele...