Vitamina B2

0

Onde pode encontrar a vitamina B2?

O leite é a melhor fonte de vitamina B2. Um copo de leite corresponde a um quarto do Consumo Diário Recomendado – CDR de riboflavina para homens e um terço do CDR para mulheres. Outros alimentos, como queijo, iogurte e sorvete, também são excelentes fontes da vitamina. Carnes, especialmente de fígado, e algumas folhas verdes, também são ricos em riboflavina. Pães e cereais enriquecidos tem riboflavina adicionada.

Calor e oxigênio não destroem a riboflavina com facilidade, mas a luz o faz. O leite pode perder metade ou mais de seu teor de riboflavina quando exposto à luz por quatro a seis horas. Para evitar que isso ocorra, é importante não armazenar o leite em copo claro nem em recipiente plástico transparente.

Benefícios da vitamina B2

Como um liberador de energia, a riboflavina estimula a produção de energia nos vasos sanguíneos do cérebro. Após a realização de algumas pesquisas, começou-se a especular se os suplementos de riboflavina podiam ajudar a diminuir a quantidade de enxaquecas de alguém que sofresse desse problema.
A riboflavina pode ajudar a prevenir a catarata, provavelmente pela sua relação com a glutationa, um antioxidante .
A riboflavina pode ser útil para as pessoas com a anemia falciforme. Doses de 5 mg, duas vezes ao dia, aumentaram a quantidade de glutationa e de ferro no sangue dos pacientes. Em um outro tipo de anemia, por deficiência de ferro, a riboflavina ajudou a melhorar os níveis de ferro quando administrada junto a um suplemento de ferro.
Ajuda no crescimento e na reprodução;
Proporciona pele, unhas e cabelos saudáveis;
Auxilia na cicatrização;
Beneficia a visão e alivia o cansaço dos olhos;
Funciona com outras substâncias para metabolizar os carboidratos, gorduras e proteínas.

Causas da Deficiência

A principal causa da deficiência de vitamina B2 é quanto à digestão da mesma, já que esta é a principal forma de obtenção da mesma. Deve-se lembrar que apesar de ser termoestável, a vitamina B2 é fotossensável, ou seja, pode ser destruída pela exposição á luz solar, principalmente devido à ação da luz ultravioleta.
Deficiência de vitamina B2 Com a deficiência de vitamina B2, a pele fica escamosa e seca. Pode haver rachaduras, ou fissuras, nos cantos da boca, inflamação e sensibilidade dos lábios e leve vermelhidão da língua.
Como a deficiência prolongada de vitamina B2 provoca graves lesões nos olhos em animais, há quem afirme que os problemas oculares nas pessoas, como catarata, podem ser consequência da carência dessa vitamina. Vários estudos descobriram que as pessoas que desenvolvem a catarata apresentam níveis mais baixos de riboflavina no sangue do que as pessoas que não desenvolvem a doença. Justifica-se a suplementando se a pessoa já teve catarata e quer prevenir uma recorrência.
A hipersensibilidade à luz é sinal de deficiência de riboflavina. Como as vitaminas do complexo B trabalham juntas em uma sequência de reações, a deficiência de uma vitamina afeta a sequência inteira .

Consequências

Perda de apetite; 
Crescimento inferior ao normal; 
Ariboflavinose (lesão na boca, lábios, pele e orgãos digitais);
Fotofobia, lacrimação, queimadura e coceira nos olhos e perda da acuidade visual;
Catarata; 
Queratite (processo inflamatório da córnea);
Estomatite (inflamação da mucosa bucal);
Queilose (afecção dos lábios e, principalmente, cantos da boca, popularmente conhecida como boqueira);
Glossite (inflamação na língua);
Inflamações esclerocorneanas;
Anemia; 
Inflamação das gengivas;
Dermatite seborréica (inflamação crônica da pele que geralmente é desencadeada nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas);
Degeneração de nervos periféricos e da medula;

Quais as suas principais funções no corpo?

Ajuda a libertar a energia dos alimentos, juntamente com outras vitaminas 
Age sobre o crescimento, o bom desenvolvimento e a saúde dos órgãos
Ajuda o organismo a suportar melhor o stress
Vitamina B2: transforma proteínas, lipídios e carboidratos em energia, e participa da formação e manutenção dos tecidos da pele e dos olhos

Algumas Curiosidades / Recomendações

Mulheres que estejam tomando anticoncepcionais, grávidas ou em fase de amamentamento necessitam de uma maior dosagem de vitamina B2;
Se você faz dieta para o tratamento de àlcera ou diabetes ou mantém um baixo índice de ingestão de carne vermelha e laticínios, deve consumir também uma maior quantidade de vitamina B2, sob o risco de desenvolver algum dos sintomas da deficiência;
Se estiver consumindo antineoplásico (medicamento usado no tratamento de câncer) com metotrexate, a vitamina B2 em excesso pode diminuir ou mesmo inibir o efeito do medicamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui