Handebol 2

334

Autoria: Alanderson de Freitas Marron

AS BALIZAS (TRAVES):
Medem 3m de largura e 2m de altura. Os postes e o travessão, de madeira, liga leve ou material sintético, são quadrados e com 8cm de espessura.Pintados geralmente com duas cores diferentes. As redes são presas sem tensores.

A BOLA
De couro ou material sintético. Pesa de 425g a 475g e tem de 58 cm a 60 cm de circunferência para Homens e de 325g a 400g e tem 54 a 56 cm de circunferência para mulheres.

TIMES:
Geralmente de 12 a 14 jogadores, goleiros e jogadores de linha. Há um goleiro e mais 6 jogadores na quadra de jogo.

O JOGO:
É constituído por dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo entre eles, o cada técnico tem direito a dois tempos técnico um em cada período. O número de substituições é ilimitado, mas elas tem de ser feitas dentro da linha de 4,5 metros que cada time possui, e também elas são feitas sem a interrupção do jogo, caso ocorra uma substituição fora da linha permitida o time sofre uma penalização de 2 minutos ou seja, o time tem de ficar dois minutos com um jogador a menos na quadra, esta penalização também é aplicada para faltas violentas. O objetivo básico do jogo é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores, e quando possível arremessá-la ao gol, marcando um ponto. É preciso ter muito jogo de corpo para enganar o adversário, e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete é preciso mudar rapidamente de direção e velocidade e usar de passes inesperados (às vezes no maior estilo NBA) para atingir o gol.

DESENVOLVIMENTO:
O drible é permitido (mas torna a jogada lenta, é melhor passar a bola). Não é permitido o duplo drible, mas pode-se fazer uma seqüência de 3 passos, drible, 3 passos, podendo em seguida arremessar ou passar a bola. Também é permitido caminhar picando a bola.Não há tempo definido para o ataque, mas se o juiz decidir que o time não está buscando o gol, ele pode dar ataque passivo, passando a posse da bola para o outro time. Quando a bola passa pela linha de fundo, mesmo tendo tocado no goleiro do time defensor, a posse da bola é do goleiro que a repõe, mas se a bola tocar em jogador se não for o goleiro dentro da área a posse da bola será do time que ataca.

POSIÇÕES DO HANDEBOL:
Goleiro:
Defende o gol de uma determinada equipe, sendo o único que tem acesso livre à área defensiva. Pode, entre outras coisas, defender a bola com os pés e sair da área sem o domínio da bola
Central:
Normalmente é o jogador mais habilidoso, pelo qual quase todas as bolas passam. É o principal coordenador ofensivo e defensivo da equipe.
Armador:
Existem dois meias num time de handebol: o armador direito e o armador esquerdo. Posicionam-se entre os pontas e o central, sendo fundamentais no engajamento e coordenação do ataque e na estrutura da defesa.
Ponta:
O nome já diz. São atletas que jogam nas extremidades laterais da quadra. Num time existem dois pontas, um esquerdo e outro direito. Normalmente jogam bem abertos para atrair a atenção dos defensores, deixando o meio da área menos congestionado.
Pivô:
Joga infiltrado na defesa do adversário, fazendo bloqueios para os companheiros e recebendo bolas na linha dos 6 metros, em frente à área do goleiro adversário.

AS PUNIÇÕES:
As punições no handebol são bastante rígidas, e variam desde a advertência com o cartão amarelo até a desqualificação do jogador com o vermelho. A seguir você terá uma lista com todas as punições possíveis:

1. Cartão amarelo : Serve como advertência a um jogador, em geral é usado em reclamações e algumas faltas.
2. Dois minutos : O jogador que receber esta punição tem de ficar fora do jogo por dois minutos, e o time fica durante este tempo com um jogador a menos. Esta punição é dada a faltas violentas e a substituições incorretas conforme explicado no tópico “jogo”. O jogador também recebe dois minutos se for receber o segundo amarelo. Caso o time tenha dois amarelos coletivos, o próximo cartão será substituído por um dois minutos.
3. Cartão vermelho : Caso um jogador receba um cartão vermelho ele deve retirar-se da quadra, inclusive do bando de reservas e não pode mais voltar à mesma. O time fica dois minutos com um jogador a menos e depois desse tempo pode completar com um outro jogador, que não seja aquele expulso.
4.Tiro de 7 metros: É marcado quando a defesa faz falto no jogador no momento do arremesso, prejudicando o possível gol. Na cobrança o jogador deve permanecer com pé no chão, podendo somente movimentá-lo após o arremesso.

O que se pode (deve) fazer
O número de substituições é ilimitado
Os jogadores podem invadir a área pelo ar, mas devem arremessar a bola antes de pisar na área. Pisar na linha quando for cobrar um lateral
Bloquear o ataque com as mãos esticadas
Goleiro defender a bola com o pé
Andar com a bola na mão até 3 passos, depois deve passar a bola ou quicá-la no chão

O que não se pode fazer
Lançar-se sobre a bola quando ela está parada ou rolando pelo chão
Recuar a bola para o goleiro da sua equipe quando ele estiver dentro da área.
Tocar a bola com qualquer parte da perna abaixo do joelho
Dar mais do que três passos com a bola
Reclamar, fazer “cera” e outras indisciplinas
Entrar na área do goleiro (6m)
Ficar mais do que 3 segundos com a bola nas mãos.

O POSICIONAMENTO EM QUADRA
Existem várias maneiras de posicionar uma equipe de handebol tanto no ataque quanto na defesa. Para se jogar handebol não é necessário conhecer esses tipos de posicionamento, basta conhecer as regras, pois o jogo permite a mobilidade dos atletas na quadra. Mas para uma equipe que pretende disputar competições é fundamental conhecer esses tipos de posicionamento tanto na defesa quanto no ataque, isso pode ser decisivo em um jogo equilibrado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA