19.7 C
Sorocaba
sexta-feira, abril 26, 2024

Hatha Yoga

Autor: Hélio Augusto Ferreira Fontes

Origens do hatha yoga

O hatha yoga, também conhecida como hatha vidya, é um sistema de yoga introduzido pelo yogi Swatmarama no século 15 na Índia. Hatha yoga é o que a maioria das pessoas associa com a palavra “yoga” e fora da Índia é praticado principalmente para saúde mental, física e vitalidade.

O texto sobrevivente mais fundamental e antigo do hatha yoga é o Hatha Yoga Pradipika, um clássico sânscrito compilado por Swatamarama no século 15. Esse texto é derivado de textos sânscritos mais antigos e da própria experiência de Swatamarama como yogi.

Muitas escolas modernas de hatha yoga derivam da escola de Sri Tirumalai Krishnamacharya, que ensinou de 1924 até sua morte em 1989. Outra influência importante foi Swami Sivananda of Rishikesh (1887-1963) e seus muitos discípulos.

Conceitos do hatha yoga

O hatha yoga tradicional é um caminho holístico que inclui disciplinas morais, exercícios físicos (por exemplo as asanas e pranayama) e meditação. O hatha yoga predominantemente praticado no ocidente consiste principalmente de asanas (posturas) e exercícios.

Hatha representa energias opostas: frio e calor, homem e mulher, positivo e negativo, similar mas não totalmente análogo ao yin e yang. Hatha yoga procura o equilíbrio do corpo e mente através de exercícios físicos, ou “asanas”, respiração controlada, e quietude da mente através do relaxamento e meditação. Asanas ensinam postura, equilíbrio e força, sendo praticadas para melhorar a saúde física e limpar a mente em preparação para a meditação, a fim de alcançar a iluminação.

Asanas (posturas)

As Asanas são de natureza contemplativa e foram originadas por yogis durante a meditação. O Kundalini trás naturalmente essas posturas ou movimentos, chamados Kriyas, durante a meditação profunda. Esses movimentos visam ajudar a remover as barreiras (doenças) nos corpos. No ocidente, hatha yoga focaliza principalmente as asanas.

Pranayama (respiração)

As palavras ‘Prana’ (força da vida) e ‘Ayama’ (prolongar ou regular) compõe o Pranayama, o qual procura controlar e regular a respiração. Em uma variação, o Rechak (ar exalado), Poorak (inalação) e Kumbhak (retenção durante a inalação e exalação) são as três partes controladas da respiração. Pranayama é praticado para desenvolver força mental, física e espiritual. Embora a Pranayama para iniciantes seja relativamente sem riscos, o progresso seguro para práticas mais avançadas requer a orientação de um professor uma vez que a prática incorreta pode resultar em neurose, problemas adrenais, insanidade e morte.

Bibliografia: Copacabana Runner

Outros trabalhos relacionados

Artes Marciais Chinesas

Autor: Anônimo Artes marciais chinesas referem-se à enorme variedade de estilos de arte marciais provenientes da China. Freqüentemente, as artes marciais chinesas são chamadas incorrectamente...

Guga

Autoria: Geones Siqueira Ribeiro Desde a manhã de 8 de junho de 1997, em que derrotou o espanhol Sergi Bruguera, por 3 a 0...

Maltodextrina

Autoria: Ana Paula de Souza CARBOIDRATOS Os GLICÍDEOS (carboidratos) podem ser divididos nos seguintes grupos: Simples: Monossacarídeos (1 único açúcar por molécula ) ou Dissacarídeos (2 açúcares por molécula) Complexos: Polissacarídeos...

Educação Física Adaptada

Autor: Profa. Márcia Greguol O esporte adaptado, aqui definido como o esporte modificado ou criado para pessoas portadoras de deficiências, tem adquirido nos últimos tempo...