Marketing Convencional x Marketing Social

0
9

O conceito marketing surgiu por volta dos anos 70, serviu para poder descrever as técnicas do marketing usado para a promoção de uma causa, comportamento ou idéia. Antigamente já era possível verificar o marketing presente em questões voltadas para campanhas. Hoje em dia verificamos que essas campanhas são voltadas as questões relacionadas a educação, ambiental e saúde.

O Marketing social tem seus objetivos complexos, já o marketing convencional é mais voltado para estratégias, geralmente o publico voltado ao merketing social tem menos recursos que a media da população e isso faz com que os resultados de sua satisfação sejam mais demorados.

O marketing social tem como meta o bem estar da sociedade ou de um individuo e não somente a satisfação individual, envolve convencer o público-alvo a se envolver em trocas fazendo com que isso vire uma rede de distribuição de satisfação coletiva. Percebendo assim que há um foco em mudanças de comportamento desempenhado pelas organizações, e o marketing convencional é focado nas práticas empresariais.

Marketing de causas sociais é voltado à melhora da imagem de uma corporação, que diferencia seus produtos e isso faz com que elas realmente a fidelidade dos clientes realmente as vendas, esse esforço as empresas fazem que sejam vistos uma “empresa socialmente correta”

Essa união da empresa com a sociedade deve ser transparente com a intenção de assumir compromisso com as parcerias de longo prazo entre empresas e Organizações do Terceiro Setor.

A organização agrega uma causa, nos seus processos de promoção e venda de seus produtos e serviços ou sua imagem a uma determinada causa, seja ela social ou não, para que com isso consiga atingir seus objetivo de conquistar ou atrair os seus clientes.

No caso do marketing social, o principal impacto é a transformação da sociedade, na qual a empresa ou a instituição está inserida.

As práticas do marketing social assim como a do marketing convencional devem passar pela análise ética desde da sua aplicação até os impactos que ela criará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here