17.8 C
Sorocaba
terça-feira, agosto 9, 2022

NOVA OBSESSÃO DA NATURA

Dentro do projeto de inovação e expansão da Natura, o RH tem uma importante participação como demonstrado abaixo:

A Natura sempre criou produtos focados no meio ambiente, que tinham com ênfase a saúde e bem estar de seus consumidores.

Seus funcionários seguiam o sistema de trabalho que visa qualidade e produtividade com baixo desgaste físico e emocional, tanto que levou a Natura a ser indicada por mais de uma vez pela revista “VOCÊ S/A”, como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar.

Agora surge um novo desafio, como manter a qualidade e aumentar a produtividade sem que tenha um desequilíbrio no clima organizacional.

Ai que entra o RH, em um primeiro momento a Natura pretende aumentar a produção sem contratar novos funcionários, más também não irá fazer demissões ao contrario da AVON (sua maior concorrente) que demitiu cerca de 5% de seus funcionários no Brasil.

Mudanças sempre geram insegurança entre os funcionários, pode ser entre o alto escalão que se sente pressionado a gerar novos projetos com medo da concorrência interna ou até mesmo externa, como também no operacional que se sente de certo modo cobrado a demonstrar aumento de produção sem perca da qualidade.

Para formar profissionais qualificados leva-se tempo e dinheiro coisas que uma empresa que tem pressa de crescer não pode desperdiçar.

Mas o que deve ser questionado é: Como aumentar a produção sem aumento de quadro e impacto no orçamento? Como motivar e capacitar os funcionários para que esses possam ser o alicerce da empresa nesse novo projeto?

São desafios que deverão ser encarados de forma clara e transparente onde o RH deverá focar a segurança e credibilidade que a empresa sempre ofereceu ao longo desses 40 anos.

Um funcionário motivado produz sempre além do que a empresa oferece essa motivação pode ser dada de várias maneiras ex: (financeiro, pessoal, familiar etc).

No caso da Natura, esse choque conceitos e de cultura que envolve uma postura mais agressiva visando maior produtividade e resultados, poderá criar ou aparentar um choque de cultura que deve ser administrado pelo RH.

Conclusão:

A Natura é uma empresa de grande porte, conceituada e com credibilidade no mercado, tem projetos ambiciosos principalmente na América Latina, Europa e posteriormente EUA e Japão, mas se não criar uma estrutura sólida dentro da sua matriz nada será possível lá fora, isto porque os encargos trabalhistas no Brasil geram para a empresa um custo de 80% sobre o salário bruto de um empregado (uma das mais altas do mundo), e, mesmo diante deste cenário ainda oferece melhores condições para que a Natura possa produzir e exportar seus produtos.

Outros trabalhos relacionados

Marketing Convencional x Marketing Social

O conceito marketing surgiu por volta dos anos 70, serviu para poder descrever as técnicas do marketing usado para a promoção de uma causa,...

A IMPORTANCIA DO MARKETING

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do marketing institucional para as Corporações Militares, fazendo ainda uma abordagem mais específica em relação ao...

MARKETING MIX OU QUATRO PS

MARKETING MIX OU QUATRO PS O marketing mix refere-se às quatro áreas primárias do processo decisório associado ao marketing. Essas quatro áreas são decisões de...

Marketing de Relacionamento

Este estudo tem por objetivo principal identificar por meio de pesquisa descritiva de caráter quantitativo com clientes ativos e inativos da empresa Comércio e...