20.5 C
Sorocaba
quinta-feira, fevereiro 2, 2023

A IMPORTANCIA DO MARKETING

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do marketing institucional para as Corporações Militares, fazendo ainda uma abordagem mais específica em relação ao Corpo de Bombeiros, bem como a sua participação Multifeiras. A Multifeira geralmente é formada por: 130 stands, amplo estacionamento, área interna de no mínimo 8.000m2, com praça de alimentação, oferecendo maior comodidade aos visitantes, palco e auditórios reservados aos expositores para serem ministradas palestras, workshops, apresentações educacionais, peças teatrais e outros. Os seus visitantes são o público em geral.

O MARKETING NAS INSTITUIÇÕES MILITARES

As Instituições Militares estão cada vez mais se conscientizando de que precisam estar às vistas da sociedade e têm, por isso, investido consubstanciadamente em propagandas e outras formas de divulgação das suas marcas.
Apesar de serem Instituições Públicas, esses órgãos acabam por apelar para as políticas propagandistas das empresas privadas, as quais são experimentadas no assunto. E como reflexo disso, atualmente verificamos Polícias e Bombeiros Militares divulgando suas logomarcas em Outdoors, em propagandas da mídia televisiva, em feiras culturais, na mídia impressa, enfim, em todos os meios que possibilitem o acesso visual da população a essas Instituições.
E isso é importante porque a população é a verdadeira colaboradora dessas Instituições, além do que, ela é o cliente das mesmas. Todo cliente gosta de saber como seu produto é, como ele se comporta, quais as qualidades dele, quais os seus defeitos, tudo isso para elogiá-lo ou criticá-lo quando tiver que fazer algum tipo de consideração a respeito do mesmo.
O Marketing Institucional realizado por esses órgãos é basicamente uma combinação do marketing e das relações públicas. É a aplicação de técnicas de relações públicas e de marketing no planejamento e implementação de projetos, produtos e serviços que obrigatoriamente satisfaçam necessidades e desejos de públicos estratégicos dessas Instituições públicas, fortalecendo a imagem institucional das mesmas.
As ferramentas utilizadas no marketing público institucional são as mesmas utilizadas pelas relações públicas e pelo marketing, adaptados às características do serviço público e planejadas de acordo com os objetivos das Instituições públicas militares.
O foco principal é sempre a identificação e a solução de problemas dos públicos-alvos, agregado a um contínuo fortalecimento das Instituições, maximizando e construindo uma maior proximidade com o público externo.

A PARTICIPAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS DO MARANHÃO EM UM STAND EM FEIRA DE NEGÓCIOS REALIZADA NO MULTICENTER SEBRAE

A exposição da imagem do Corpo de Bombeiros do Maranhão foi de extrema eficácia para a divulgação das ações realizadas por esta Instituição, proporcionando um entendimento mais amplo da verdadeira missão da corporação. O que serviu para minimizar aquele pensamento limitado que a maioria das pessoas possuem de que o bombeiro atua somente no combate a incêndios. A exposição promoveu ainda uma maior proximidade entre a própria instituição em questão com os seus “clientes” (público externo).
Todos que passavam pelo local acabaram por voltar suas atenções para o STAND do Corpo de Bombeiros, até mesmo porque era um dos STAND’s mais incrementados e tinha como responsáveis pela apresentação pessoas pertencentes ao próprio quadro da corporação, o que aumentava o interesse e a atenção do público-alvo.
No local era possível vermos os equipamentos mais utilizados por essa Instituição em suas atividades profissionais, assim como algumas ações, tal qual a atividade de resgate em altura, pois no local havia uma equipe realizando um Rapel demonstrativo.
Havia ainda um veículo utilizado para salvamento em praias ou dunas, havia equipamentos de salvamento aquático, entre muitos outros.

Outros trabalhos relacionados

Comércio da Grande Vitória

As mudanças ocorridas no mercado, durante os últimos séculos interferiram diretamente na administração dos processos empresarias, tanto indústriais quanto comerciais e de serviços. A...

ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO CULTURAS

As organizações são vistas como fenômenos culturais. O desenvolvimento das sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em...

O PROFISSIONAL ARQUIVISTA E O MARKETING

O profissional Arquivista e o marketing: visando conhecimentos e satisfação informacionais aos usuários do arquivo publico de Londrina PROBLEMA Hoje com a globalização em alta e...

AMBIENTE E CONCEITO DE MARKETING

AMBIENTE E CONCEITO DE MARKETING Introdução Basicamente, todas as empresas fazem duas coisas: desenvolvem um produto ou um serviço e comercializam. Até a pouco tempo a...