O M S – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

0
2264
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Introdução:

A primeira organização a que temos dados sobre antecedentes da OMS, é a Organizaçào Panamericana de Saúde. fundada em 1902. Essa Organização timha por objetivo promover e coordenar esforços para o combate de enfermidades, zelando sempre pelo prolongamento da saúde física e mental do povo. A Organização era composta por 26 países da América e possuia como participantes, os Governos da França, Reino Unido e Páises Baixos.

Após várias conferências para o controle e prevenções de doenças e epidemias, principalmente as surgidas com as guerras, surge oficialmente a Organização Mundial de Saúde

A OMS, agência internacional ligada as Nações Unidas, foi criada em 1948 com o objetivo de elevar os padrões de saúde do planeta. Sua sede encontra-se situada em Genebra na Suíça.

Atualmente a organização possui 191 países membros, que se comprometem a adotar e colocar em prática as normas e regulamentos sanitários estabelecidos pela entidade, Uma das grandes preocupações da OMS, além de tratar das doenças, é cuidar e preservar para que as pessoas tenham além de um bom estado físíco, um bom estado mental. Este ganho é obtido através da cooperação dos países-membros, as organizações governamentais e principalmente pela população; pois esta é a grande chave de propagação ou não de qualquer doença.

Em relação a adesão e a organização é importante salientar que todos os Estados podem fazer parte da OMS; inclusive os territórios ou grupos territorias que não são responsáveis pelas relações internacionais do seu estado.

A OMS trabalha juntamente com outras organizações ligadas às Nações Unidas; como a UNICEF que fornece equipamentos e abastecimento, a OIT que combate os perigos profissionais e com a FAO para proporcionar uma alimentação melhor.

Princípios:

Todo ser humano tem como direito, o gozo do mais alto padrão de saúde sem distinção de raça, religião, crença política e condição econômica e social;
O desenvolvimento igual da promoção da saúde e do controle das doenças nos diversos países;
O desenvolvimento da saúde da criança, que é fundamental para obtençao da capacidade de viver harmoniosamente com as mudanças no mundo;
A extensão para todos de benefícios médico e psicológico, essenciais para completa obtenção da saúde
A responsabilidade do governo pela saúde da população

Propósitos:

Agir com autoridade controladora e coordenadora no trabalho internacional da saúde;
Assistir os governos no fortalecimento dos serviços de saúde, como fornecer assistência técnica apropriada, estimular o trabalho de irradicação de epidemias, endemias e outros, promovendo a melhora das condições sociais;
Promover a cooperação entre cientistas e grupos profissionais que contribuam para o desenvolvimento da saúde
Propor convenções e acordos internacionais sobre problemas da saúde.

Estrutura:

A OMS se divide em três departamentos; a Assembléia Mundial da Saúde, o Quadro de executivos e o Secretariado.

Assembléia Mundial de Saúde – é composta por delegações de todos os países-membros. Suas principais funções são de aprovar o programa de orçamento bienal e decidir sobre as principais políticas a serem adotadas

Quadro de Executivos – é composto por 32 pessoas tecnicamente qualificadas no ramo de saúde, sendo cada uma delas designada por um membro de cada estado pertencente a Assembléia Mundial de Saúde. Estas, devem encontrar-se pelo menos duas vezes ao ano. Suas principais funções, são por em prática as decisões e políticas da Assembléia.

Secretariado – é dirigido pelo diretor geral, que é eleito pela assembléia de nomeação do setor executivo; sua função é manter os escritórios regionais informados sobre os problemas de cada região; estabelecendo um processo de acordo e de relação direta com as organizações internacionais relacionadas a OMS.

Conclusão:

Da análise do exposto acima, concluímos que as atitudes e a organização da sociedade afetam os padrões de saúde e doença. Algumas das mais importamtes transformações introduzidas nestes padrões são hoje arquitetadas pela OMS. Mas é vital recordar que os progressos internacionais no capítulo da saúde vão de mãos dadas com o desenvolvimento da economia, da educaçào e do Governo.

Bibliografia: Site da OMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here