DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – OVO PELADO

Do que você precisa:

    1 vidro com tampa
    1 ovo cru
    1 garrafa de vinagre branco

Como fazer:

    1. Coloque o ovo dentro do vidro, com cuidado para não trincar a casca.

    2. Adicione o vinagre, devagar, até cobrir todo o ovo.

    3. Tampe o vidro e observe que aparecem várias bolhas na superfície do ovo! Parece até que está efervescendo.

    4. Depois de 2 horas, troque o vinagre do frasco. Para isso, retire o ovo com cuidado usando uma colher de sopa. Não tem problema de segurar o ovo com seu dedo quando for jogar o vinagre fora, mas lave a mão depois disso. Retorne o ovo ao frasco e coloque um novo vinagre, cobrindo o ovo.

Aguarde alguns dias e você terá um ovo sem a casca, ou seja, um “ovo pelado”. Se colocar o frasco contra a luz, você poderá ver a gema que está dentro desse ovo.


Depois de tirar a casca, você pode segurar esse ovo,
com cuidado para não romper a membrana que mantém
a forma do ovo, pois sem a casca ele fica muito frágil.

O que está acontecendo?

O que você viu acontecendo foi uma reação química em que houve liberação de um gás (as bolhas que saiam da casca).
O vinagre contém ácido acético em sua composição e esse ácido reage com um composto chamado carbonato de cálcio que é responsável pela formação da casca do ovo.
As bolhas que se formam durante a reação é do gás carbônico (ou dióxido de carbono) que, em química, é representado por CO2.

Sugestão
Uma sugestão bem legal é fazer a experiência “Teste a osmose com o ovo pelado”.

Saiba um pouco mais sobre o ovo de galinha

O ovo de galinha tem uma composição química bem rica. A casca tem a função de proteger o ovo que, se tivesse sido fecundado, daria origem ao pintinho. Os ovos que consumimos não são fecundados (ou “galados”) e, por isso, não nascem pintinhos a partir desses ovos.

A casca do ovo contém poros que permitem a entrada de ar, o que auxilia o crescimento do embrião, caso o ovo tenha sido fecundado. A clara é composta, basicamente, por proteínas, um tipo de composto importante para nosso organismo, de alto valor nutricional. A gema é mais rica em nutriente e contém muitas vitaminas, proteínas e lipídios, além de sais minerais.

Quando toda a casca é consumida pela reação com o ácido do vinagre, o ovo mantém sua forma pois contém uma película, ou membrana, em volta da clara.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS
Próximo artigoPROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – TESTANDO A OSMOSE DO OVO

Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here