24.5 C
Sorocaba
sexta-feira, abril 26, 2024

GRAVIDEZ INDESEJADA

Severino R Figueiredo

A liberdade sexual, a falta de uma orientação no ambiente familiar, o desejo sexual, conduzem a maior parte da juventude a prática sexual, sem nenhum conhecimento das repercussões, que pode causar em suas vidas, no momento em que engravidam, ou adquiriram uma DST.

E quando tomam conhecimento que estão gravidas, a maioria é rejeitada no ambiente familiar e recorrem aos métodos abortivos. Acarretando com esta prática o numero de abortos que vem crescendo entre os adolescentes. Para prevenir tais conseqüências se faz necessário alguns comentários sobre os métodos anticonceptivos mais utilizados:
O condon é um dos métodos mais utilizados e difundidos entre os adolescentes principalmente pela facilidade de aquisição.
A pílula a mais utilizada é a de baixa dosagem,pois há menores efeitos colaterais.
O coito interrompido apesar de ser praticado entre os adolescentes, corre grande risco de uma gravidez indesejada, transmitir DST, a adolescente pode se encontrar em seu periodo fértil e engravidar.
Embora não seja um método anticoncepcional a ¨anticoncepçao de emergencia¨ é utilizada quando se tem uma relação sexual desprotegida ou quando não se usa nenhum tipo de contraceptivo. Corre o risco de uma gravidez indesejada e adquirir uma DST.
Pelo exposto se faz necessário, todos adolescentes, manter uma bom relacionamento no ambiente familiar, procurar a orientação dos pais,e na ausência destas informações no ambiente familiar se informar com profissional médico, sobre os métodos anticoncepcionais, as contra-indicações seus efeitos a repercussão que causa no organismo.
Fonte de pesquisa. Saude da Adolescente- Manual de Orientação Febrasgo 2001

Outros trabalhos relacionados

SERTRALINA E PANCREATITE AGUDA

RESUMO A pancreatite aguda é uma patologia grave e com considerável morbidade e mortalidade. Vários fatores são apontados como possíveis causas de pancreatite aguda. Neste...

Traumatismos de Grandes Vasos Abdominais

Autoria: Benny Moya TRAUMATISMOS DE GRANDES VASOS ABDOMINAIS JOÃO PESSOA-PB,AGOSTO 2006 MENSAGEM Carinho é fonte energética. Carinho é caminho de amor. Carinho nunca é demais. A afetividade é importante, sim. Pois, como...

EXPERIÊNCIA INICIAL COM PET/CT

A capacidade de detectar alterações funcionais, metabólicas e bioquímicas em órgãos ou tecidos, mesmo antes que alterações anatômicas se manifestem, é a característica fundamental...

Artrite

Sumário: IntroduçãoObjetivo Gera:Objetivo EspecíficoDesenvolvimentoArtrite ReumáticaManifestação ClinicaCausasSintomasFatores de RiscoDiagnósticoTratamentoFármacos de fundoAntiinflamatórios não esteróidesCortisonasFisioterapiaCirurgiaPrevençãoMetodologiaConclusãoBibliografia Introdução: A deformidade articular na artrite reumatóide se desenvolve ao longo do tempo devido à...