24.5 C
Sorocaba
segunda-feira, abril 29, 2024

MUNDO PÓS – MODERNO

Tese

A obra de José Arbex e Cláudio Júlio Tognoli visa mostrar uma nova era na história da humanidade( o pós-modernismo). Uma era dominada pela tecnologia, grupos isolados, superpotências, preconceitos, medo e novas concepções culturais. Com um olhar extremamente crítico os autores propõe uma reflexão sobre diversas máximas no mundo contemporâneo.

Resumo e relação dos capítulos com a tese

Modos e modas de nosso tempo

No primeiro capitulo é tratado questões que introduzem o pós-modernismo, questões como a grande revolução no mundo da moda, que influenciou todo o modo de vida de uma sociedade. É trabalhado também o fato da bomba atômica, a música( The Bettles) que ampliou os conceitos e ditou uma nova concepção cultural(sexo, drogas e rock’n roll).

Os autores demonstram o surgimento de uma “nova” sociedade e comunidades como os hippies, afirmando assim, que toda essa transitoriedade e fundamentada em braços norte americanos.

Quando o vídeo game captura a vida

No mundo pós-moderno a grande população mundial tem acesso ao universo eletrônico, como o do vídeo game, que influencia e muitas vezes causam danos especialmente às crianças. Jogos violentos e alguns nazistas são transmitidos a população mundial através do Cyberspace e influenciam profundamente o modo de vida de toda a sociedade.

É evidente a existência de dois lados: os Otimistas, que apóiam o uso desta tecnologia e dizem que ajuda no raciocínio e desenvolvimento e os Pessimistas, que desconsideram e ditam os perigos. A solução, que encontra no equilíbrio físico e emocional seu fundamento, seria o ponto ideal para esta problemática.

A sociedade das tribos

A sociedade dividi-se em microgrupos como os funkeiros, os neonazistas(pregam o extermínio de negros, judeus, homossexuais e emigrantes), torcidas organizadas( geram violência em estádios de futebol, principalmente) e cyberpunks( lutam pela descentralização e desafiam o poder através da Internet; tem como objetivo chegar ao poder da micropolítica).

Alguns outros grupos querem ate a imortalidade, tranferindo seus conhecimentos para o computador. Conceitos como Hackers e Crackers estão presentes especialmente no universo Cyberpunk.

A música que não é música

O rock ao se formar trouxe uma grande novidade e revolucionou o mundo musical, depois de quarenta anos surgem novas e idéias e mais uma vez é implantado um sistema alternativo diferente de tudo já existente. Com o uso do plagio e de outras alternativas, antes não permitidas, surge uma nova musica o rap e com ele o hip hop. Estes estilos de origem periférica, trazem consigo um universo diferenciado, onde a violência, a critica ao governo, as drogas e a prostituição fazem parte das letras e do cotidiano dos músicos.

Em contraposição o grupo Greenge, que já formou grandes bandas de influencia mundial, tentam manter distancia e de certa forma combater os afluentes do rap e do hip hop.

A droga como poder estratégico

Neste capítulo os autores mostram com muita clareza a grande evolução das drogas e como elas passaram a muitas vezes dominar profundamente os padrões do comportamento atual, a economia(em muitos países, como a Colômbia e a Bolívia) e com isso a política e a maneira de se governar. As drogas tem sua grande aparição ao mundo com os hippies e a famosa frase: “sexo, drogas e rock’n roll”, mas ainda eram uma forma alternativa de divertimento e protesto.

Com o tempo estas proporções e visões se modificaram e elas passaram a ser exploradas fortemente, fazendo com que países inteiros ficassem dependentes de sua venda. Hoje, pode-se dizer que as drogas são um dos principais produtos mundialmente explorados, e que para combatê-las não vai bastar o FMI e a ONU, mas sim a grande maioria da população mundial.

O crime engoliu as cidades

O crime tomou conta, e a segurança individual é a grande preocupação dos indivíduos em uma metrópole. Especialistas acreditam que é culpa da influencia da segunda guerra mundial, mas fatores sociais como a pobreza também explicam esta situação e a sensação de que existe gente demais disputando uma mesma área.

A sustentação de uma “vida normal”, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, torna-se impossível e a sustentação do individualismo só tende a aumentar. Mesmo o Brasil sendo considerado um caso isolado da configuração mundial, por abrigar a sociedade mais desigual do mundo os índices de violência mundial são enormes e isso esta ligado a um denominador comum, que não são as fatalidades irracionais.

Conclusão

Esta obra discute uma nova era na historia da humanidade, marcada pela crise de valores éticos, políticos, ideológicos, estéticos e dominada pela imagem, pela tecnologia e pela ilusão de que a ciência pode desvendar todos os segredos do universo. Com tudo isso pode-se afirmar que nesta nova era chamada de Era Pós-moderna as relações entre pessoas passaram a ser mais distantes, as drogas se tornaram presentes, houve um grande surgimento de grupos rebeldes, a tecnologia ao mesmo tempo que ajuda torna as pessoas violentas e a grande desigualdade esta presente em tudo.

Outros trabalhos relacionados

Nafta

Este trabalho irá trata sobre o Nafta (Tratado Norte –Americano) é um acordo proposto pelos Estados Unidos da América onde se criaria uma zona...

Relatório de Estágio em Gestão de Negócios

SUMÁRIOINTRODUÇÃOPARTE I1. INFORMAÇÕES GERAIS DA EMPRESA1.1 Identificação da empresa1.2 Níveis de Autoridade e Organograma1.3 Cultura Organizacional1.4 Clima Organizacional1.5 Descrição da Comunicação1.6 Fluxo das informações1.7...

Qualidade de Vida no Trabalho 3

Autoria: Raquel Oliveira INTRODUÇÃO Contemplar as expectativas dos trabalhadores, num primeiro momento, parece tarefa simples, basta aplicar programas de combate ao estresse, ao tabagismo, à obesidade,...

Venda a Ordem

Autoria: Solange Massaro 1 INTRODUÇÃO A venda à ordem é definida pela operação que, antes mesmo de recebê-la do fornecedor, promove a sua saída a terceiros....