31.7 C
Sorocaba
quarta-feira, maio 1, 2024

COLITE

A Colite é um processo inflamatório agudo ou crónico da mucosa do cólon.

As formas agudas e quase todas as crónicas raramente se limitam a este segmento do intestino, associando-se habitualmente a um processo inflamatório análogo do intestino delgado.

As colites podem dividir-se em dois tipos:

específicas – de etiologia bacteriana, parasitária, tóxica exógena ou endógena, tuberculosa, sifilítica ou sintomática;
inespecíficas – de causa mal definida (erros dietéticos, insuficiências digestivas, carências vitamínicas, uso de fármacos irritantes para a mucosa intestinal, etc…).

Certas colites crónicas constituem, por si próprias, entidades anátomo-clínicas com etiologia múltipla e complexa: classificam-se em primitivas, quando surgem primariamente sem uma causa geral determinante, e secundárias, sequelas de determinadas infecções.

Os sintomas são, essencialmente, a dor e as alterações do trânsito intestinal, acompanhados de sintomas gerais como febrícula, insónia ou depressão, cefaleia ou falta de apetite.

A dor assume ora o carácter de cãibra, ora o de tensão dolorosa abdominal difusa, e por vezes o de cólica com emissão de fezes semilíquidas ou líquidas.

Como já se referiu, são constantes as alterações do trânsito intestinal: períodos de diarreia, alterados com períodos de obstipação rebelde: as fezes raramente são sólidas.

Outros trabalhos relacionados

SINUSITE

A Sinusite é um processo inflamatório que afecta a mucosa de revestimento dos seios paranasais, isto é, das cavidades inclusas nos ossos da cabeça...

ESPONDILITE

A Espondilite corresponde a um processo inflamatório das vértebras. Distingue-se em espondilite anterior e em espondilite posterior, conforme afecte os corpos ou os arcos vertebrais....

CÂNCER DE TIREÓIDE

MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE TIREÓIDE Examinei meu pescoço e encontrei um nódulo. Estou com câncer Mito: O auto-exame da tireóide é muito importante...

Paralisia Cerebral

Autor: Luma Gomides de Souza INTRODUÇÃO A Paralisia Cerebral foi descrita em 1843, quando William John Little, um ortopedista inglês, descreveu 47 crianças portadoras de rigidez...