25.1 C
Sorocaba
sábado, abril 27, 2024

Cromatina

Autoria: Carlos Oliveira

O termo cromatina (croma, cor) designa porções do núcleo que se coram, exceto o nucléolo, e que são visíveis ao microscópio óptico. A cromatina é constituída por desoxirribonucleoproteína, que se apresenta em vários graus de condensação.
A cromatina é uniformemente dispersa (pouco condensada), no interior do núcleo, sem formar grumos. Em alguns pontos, a cromatina mostra o aspecto de filamentos.

A disposição da cromatina dentro do núcleo e o seu grau de condensação variam de um tipo celular para outro e são característicos de cada célula. Além disso o mesmo tipo celular pode apresentar a cromatina com vários graus de condensação, de acordo com o estágio funcional da célula.

O termo heterocromatina (hetero, distinto) designa as porções de cromatina que aparecem condensadas no núcleo interfásico, em contraposição à maioria da cromatina que se apresenta difusa e recebeu o nome de eucromatina.

Nos mamíferos do sexo feminino o o cromossomo X condensado é observado, no interior do núcleo ou associado ao envoltório nuclear, como uma partícula esférica que se cora fortemente, à qual se denomina de cromatina sexual. A presença ou não de cromatina sexual permite o diagnóstico citológico do sexo genético.

CROMOSSOMO X CONDENSADO
Nos mamíferos do sexo feminino, cada célula tem dois cromossomos X: Um de origem materna e outro paterna. A condensação de um dos cromossomos X ocorre ao acaso. Em conseqüência, o corpo feminino é um mosaico contendo possivelmente em todos os órgãos, células com o X paterno (Xp) inativo e outras com o X materno (Xm)inativo. Nos dois casos, o X inativado é transmitido nestas condição para as células-filhas.

Hipótese de Lyon
1. Nas células somáticas de mamíferos do sexo feminino, apenas um cromossomo X é ativo. O segundo X permanece condensado e inativo, aparecendo em células na intérfase como o Corpúsculo de Barr ( Cromatina sexual ).

2. A inativação ocorre no início da vida embrionária, mas só se completa ao final da 1ª semana de desenvolvimento.

3. Em qualquer célula somática feminina, o X inativo pode ser o paterno ou o materno. Depois que um cromossomo X foi inativado uma célula, todos os descendentes clonais daquela célula apresentam o mesmo X inativo.

A inativação do cromossomo X tem três conseqüências genéticas importantes:

Compensação de dosagem
Variabilidade da expressão em heterozigotos
Mosaicismo, onde as fêmeas possuem duas populações de células, nas quais um ou o outro cromossomo X é o ativo

Outros trabalhos relacionados

PLANTAS VENENOSAS

Plantas Venenosas Dá para citar pelo menos uma dezena de plantas mortais, com toxinas venenosas que podem matar quem entrar em contato com elas. Mas...

A COMPOSIÇÃO DO SANGUE

O SANGUE O sangue sempre fascinou os homens levando-os a especular a seu respeito. Foi considerado a "essência da vida" porque a sua perda incontrolada...

Biomas Terrestres

Autoria: Juliana Souza A Terra é formada por grandes ecossistemas que são divididos em Biosfera, Biociclo, Biocora, Bioma, dependendo de suas dimensões. Biosfera: é o ambiente...

A Importância das Abelhas Nativas

As abelhas brasileiras sem ferrão (meliponíneos) são responsáveis, conforme o ecossistema, por 40 a 90% da polinização das árvores nativas. Estão amplamente distribuídas pelas...