21 C
Sorocaba
domingo, maio 5, 2024

Modalidades nas Antigas Olimpíadas

Autoria: Luiz H. Benedetti Peña

O desenvolvimento físico era tão importante para o homem helênico quanto a formação intelectual. Levar essas características para as festas locais e as competições oficiais era a oportunidade para o cidadão mostrar seu valor.

Local de treinamento: dois prédios eram dedicados ao treinamento dos atletas:
A palaistra, onde o jovem grego recebia sua formação formal, inclusive a preparação física, e o ginásio, usado por amadores e profissionais para aprimorar a técnica esportiva. Em ambos os prédios, era comum encontrar músicos que acompanhavam os treinamentos.

Disco
O balanceio usado era parecido como visto hoje. O desempenho era marcado por pequenas estacas de madeira chamadas Sématas e a distancia era medida com uma haste. Um famoso atleta grego, Fáulus, teria arremessado o disco, feito de bronze, a noventa e cinco metros – o recorde olímpico atual é noventa metros e quarenta centímetros.

Corrida
Havia seis modalidades que exigiam físicos distintos:
Stádion (200 metros), Díaulus (400 metros), Híppios (800 metros), Dólikhos (2000metros), Hoplítes Drómus (com armas) e LAMPADEDROMÍA (com tochas). Exercícios aeróbicos como a natação, eram praticados pelos atletas para aumentar a capacidade cardiorespiratória.

Dardo
Os atletas usavam uma lança de madeira com uma ponta de metal, a qual deveria ser mais leve do que usada na guerra e na caça. Uma correia de couro era atada no centro de gravidade do dardo para que o atleta inserisse um ou dois dedos e adquirisse mais estabilidade e velocidade no lançamento.

Salto
Mesmo nas competições, os atletas usavam halteres(peso) para ganhar impulso. Quando começava a cair, o saltador lançava as mãos para traz e usava os halteres para impelir o corpo para frente. A música de flauta ajudava o competidor a incorporar harmonia e ritmo nos movimentos.

Lutas
Era um dos esportes que mais exigiam dos atletas, pois pedia força, agilidade e habilidade. Havia quatro modalidades: a luta em pé, a de chão, o pugilato, e o pancrácio, que era uma mistura das anteriores. Os pugilistas cobriam as mãos com himántes, tiras de couro usadas para firmar a articulação do pulso em estabilizar os dedos.

Pesos
O levantamento de peso não fazia parte das competições oficias e era empregado principalmente no treinamento dos atletas de modalidades que exigiam força; os exercícios eram planejados pelos pedótribas, treinadores preliminares e pelos gimnastés,que trabalhavam.

Outros trabalhos relacionados

Handebol

Autoria: Luciano Pereira da Silva Histórico do handebol Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da Escola...

Voleibol – Treinamento

Autoria: Ana Paula de Souza REQUISITOS DE PERFORMANCE DE TREINAMENTO DO VOLEIBOL Os requisitos de performance no voleibol devem ser trabalhados de acordo com as necessidades...

Hatha Yoga

Autor: Hélio Augusto Ferreira Fontes Origens do hatha yoga O hatha yoga, também conhecida como hatha vidya, é um sistema de yoga introduzido pelo yogi Swatmarama...

História das Olimpíadas

Autoria: Messias Rocha de Lira Origem das Olimpíadas - História das Olimpíadas Em cerca de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus...