terça-feira, maio 11, 2021
InícioDestaquesDIA DO ATLETA PROFISSIONAL

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Dia do atleta profissional. Ser um atleta, não é uma tarefa das mais fáceis. Além de talento, é preciso também dedicação e persistência, para a dura rotina de treinamento.

HISTÓRIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Desde os tempos primitivos o homem tinha que se defender dos animais para garantir sua sobrevivência, motivo pelo qual aprendeu a saltar, correr e jogar (arremessar) objetos.

Além disso, sua sobrevivência dependia de que o mesmo superasse seus limites, pois os alimentos não eram facilmente encontrados. Encontrava frutas, mas não tinha apetrechos para apanhá-las dos galhos mais altos, tinha que correr para conseguir matar um animal que lhe fornecesse carne.

Os primeiros registros de atletas apareceram nas primitivas civilizações do Egito e da Mesopotâmia, por volta dos três mil anos antes de Cristo.

A Grécia foi a grande precursora dos jogos, estando os mesmos registrados no ano de 776 A.C, realizados na cidade de Olímpia. Na época não existiam atletas, os grandes heróis eram os soldados, que se arriscavam nas conquistas. Mas ao longo dos anos os jogos deixaram de existir, pois não eram de grande interesse para os povos da época.

Em 1896, na era moderna, o barão Pierre de Coubertin resgatou os jogos olímpicos, que foram ganhando novos adeptos e maior importância para os povos de todo o mundo, principalmente no sentido de demonstração de saúde e beleza física.

Os ideais de limites do corpo humano foram sendo superados, a cada rodada esportiva os recordes eram ultrapassados, mostrando que o homem conseguia vencer grandes obstáculos através da velocidade, da resistência e da força.

O dia do atleta profissional é comemorado em 10 de fevereiro. O título de profissionalismo foi conquistado através de muita luta, vindo a consolidar-se a partir de 24 de março de 1998, através da Lei nº 9.615.

Muitas empresas particulares apoiam os esportistas, cuidando dos patrocínios, e dos salários para mantê-los. Porém, isso não é suficiente, pois vários atletas não conseguem outras formas para se sustentar, acabando por desistir da área esportiva, uma pena que isso aconteça, pois, as grandes nações que se destacam nas conquistas de medalhas investem nos atletas, desde as gerações mais novas, a partir dos três anos de idade.

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Vale destacar que a prática constante de esportes, além de proporcionar o sucesso profissional desses atletas, representa qualidade de vida. Estudos comprovam que pessoas sedentárias vivem menos que aquelas que praticam exercícios físicos. A prática de esportes está relacionada com a diminuição de problemas de saúde, tais como artrite, obesidade, diabetes, osteoporose, pressão alta e infartos, melhora no humor e no sono e diminuição de estresse. Além disso, pode estabelecer e fortalecer valores tais como o respeito, persistência e espírito de equipe.

Para quem deseja seguir carreira no esporte, é fundamental conhecer a atividade que se deseja realizar e todos os obstáculos que podem surgir durante a caminhada. É importante estar preparado para lidar com a pressão e reconhecer as derrotas como uma forma de aprendizado.

Existem momentos em que ainda é preciso correr riscos, dar passos loucos.

Ao profissionalizar-se, o atleta profissional pode participar de competições regionais, estaduais e até mesmo participar de eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.  Para chegar ao nível profissional, o atleta deve treinar bastante, ter uma vida regrada.

Algumas pessoas afirmam que gostariam de ser um grande atleta e realmente possuem potencial para tal feito, porém, muitas vezes, não possuem condição de realizar seu grande sonho. As viagens constantes, equipamentos caros e a necessidade de um grande período de dedicação fazem com que muitos desistam desse sonho. Outras vezes, os futuros atletas profissionais não se dedicam o bastante e esquecem que o treinamento é a chave para o aperfeiçoamento e, consequentemente, para o sucesso em qualquer atividade.

Sendo assim, todos que desejam ser atletas profissionais devem estar cientes de que é necessário investir. Quando falamos em investir, não estamos apenas citando a questão financeira, estamos falando de investir tempo em treinos e na busca constante de melhores resultados. Também é importante investir na saúde, cuidando sempre da alimentação e nunca fazendo uso de substâncias consideradas como doping.

Artigo anteriorCOMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR
Próximo artigoCLAUDE MONET
Marcelo Cardoso
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

CORONAVÍRUS

Origem da Crise Econômica

Recent Comments

Nilson Ribeiro on O QUE É ENGENHARIA CIVIL?
PABLO DA SILVA BARBOZA on FILOSOFOS BRASILEIROS
Ligeirinho Resolve on Tese Globalização
Susana Mesquita on Tese Globalização
Cátia Regina de Aquino Santos on Tratamento Multiprofissional à Terceira Idade
Kesia Oliveira do Nascimento on SUBSTANTIVOS
Ludymila Helena Arraujo Lima on DEPRESSÃO
TIAGO NERY on FILOSOFOS BRASILEIROS
TIAGO NERY on FILOSOFOS BRASILEIROS
TIAGO NERY on FILOSOFOS BRASILEIROS
Fernando on FILOSOFOS BRASILEIROS
fernando monteiro on FILOSOFOS BRASILEIROS
fernando monteiro on FILOSOFOS BRASILEIROS
fernando monteiro on FILOSOFOS BRASILEIROS
Guilherme on Hidrocarbonetos
Ernani Júnior Silva on FILOSOFOS BRASILEIROS
Flavio Musa de Freitas Guimarães on FILOSOFOS BRASILEIROS
Flavio Musa de Freitas Guimarães on FILOSOFOS BRASILEIROS
Isabella on SUBSTANTIVOS
Anonimo on Adjetivos
ALVARO on SURDEZ SÚBITA
CARIMBO DA CONFUSÃO on FILOSOFOS BRASILEIROS
socorro andrade on DINÂMICA DO SORRISO
Alessandra Martins on RESUMO DO FILME FLORENCE NIGHTINGALE
Sibely on VIRUS E BACTÉRIAS
Paula on Sistema Nervoso
Samuel Delgado Pinheiro on FILOSOFOS BRASILEIROS
Jamal Mussa Muroto on DIVISÃO CELULAR
Guilherme on FILOSOFOS BRASILEIROS
Camila on SISTEMA DIGESTIVO
Hadouken on FILOSOFOS BRASILEIROS
Josimeire dos Angelos on RESUMO DO FILME FLORENCE NIGHTINGALE
ONEIDE abreu on REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
José Caixeta Júnior on FILOSOFOS BRASILEIROS
GILVALDO DIAS GUERRA on COMO SURGIU O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
ronald on CONSCIÊNCIA NEGRA
SÉRGIO LEONARDO TRINDADE on FILOSOFOS BRASILEIROS
ELIZABETH on FILOSOFOS BRASILEIROS
ELIZABETH on FILOSOFOS BRASILEIROS
Reginaldo Coveiro on FILOSOFOS BRASILEIROS
julieny kettylen on Obesidade
gabrielle barreto de oliveira on DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO
suzana stvens on CORRUPÇÃO NO BRASIL
Kauã Liecheski on Tratamento do Lixo
Ligeirinho Resolve on OLIMPIADAS
Ligeirinho Resolve on A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA
kamilly on Jogos Olimpicos
Marcelo Cardoso on MILITÂNCIA JOVEM
Isabella on MILITÂNCIA JOVEM
Maria Conceição Amorim on A IDENTIDADE E CULTURA DA BAHIA
Maria Conceição Amorim on FOLCLORE BRASILEIRO
Emerson Davi on CORRUPÇÃO NO BRASIL
Maria dos Reis on COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR