24.5 C
Sorocaba
domingo, abril 28, 2024

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Como muito bem definiu Peter Drucker, sociedade pos-Capitalista, estamos vivendo a Era do conhecimento e da Economia da Informação. Hoje o profissional agrega valor a si mesmo através da aquisição constante e renovada de informação. Ficou para trás período em que o trabalho físico predomina sobre o intelectual. Na atualidade, a disposição para aprender e se aperfeiçoar continuamente significam uma questão de sobrevivência profissional e organizacional. Isso provoca mudanças que em todas as estruturas existentes no mundo, principalmente naquelas querem se tornar mais competitivas. O que parecem complexo e muito complicado pode ser resolvido por um ato extremamente humano, designado pela palavra ‘‘dialogo’’, derivada do grego dilá ‘‘através de’’, logos “palavra”. Etimologicamente pessoas ou mais pessoas, entidades, instituições, povos e nações; falar alternadamente; conversar; travar ou manter entendimento com vista á solução de problemas comuns; trocar experiências e pontos de vista diferentes; ou seja, basicamente, diálogo significa comunicar- se para viver bem.

Imagem Institucional

A comunicação deixou de ser um meio para ser como ferramenta estratégica de resultados das empresas e corporações, na Europa, há pelos menos dez anos. A União Européia incluiu no seu board a área de comunicação, que se reporta diretamente ao presidente. Hoje, a sobrevivência as empresas e de qualquer outro empreendimento organizacional depende muito da capacidade de assimilar novas informações, da agilidade ao responder aos desafios do mercado e da sua flexibilidade em adaptar-se às constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.

Sua Excelência, o cliente

No cenário de internacionalização da economia, que destaca o papel do clinte-consumidor, crescentemente mais exigente, a comunicação empresarial e o Constant aperfeiçoamento dos recursos humanos passam a exercer função básica na moderna gestão empresarial. Diante desse quadro, o novo papel despenhado pela comunicação empresarial contribui para a concretização das metas de sobrevivência das empresas. O cliente e seu direito de informação
O acesso a informação objetiva, clara e precisa sobre o produto colocado no mercado ou sobre o serviço oferecido, suas características, qualidades e riscos, dentre outros, constitui direito básico e principio fundamental do consumidor.
O Publico que se dane!

A empresa deve investir em comunicação para ser bem informada e bem informar a opinião publica especifico sobre tudo o que envolve a sua atuação, seus produtos e serviços. A abertura para comunicação –falar e ouvir – dede estar incorporada à cultura da empresa. Não podemos nunca esquecer que a comunicação é um processo social básico e a informação é o seu principal elemento. Atualmente, uma empresa Poe divulga o que quer por meio da propaganda. Porem, a cidadania empresarial recomenda que ela informe o que é importante pra seus clientes e à sociedade de um modo geral.

O DIREITO À NFORMAÇÃO É ASSEGURARADO A TODOS OS CIDADÃOS PELA CONTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA

Titulo VIII – Capítulo V DA COMUNICACAO SOCIAL

Art.220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão, a informação, sob qualquer forma, processo ou veiculo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta constituição. Art.221- A produção e a programação das empresas das emissoras de radio e televisão atenderão aos seguintes: I – preferência a finalidade educativas, artísticas, culturais e informativas; II – promoção a cultura nacional e regional etc. III – regionalização da produção cultura etc. IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família. Art. 222 – A prioridade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais dez anos, aos quais caberá a responsabilidade por sua ad
ministração e orientação intelectual.Art.223 – Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens , observando o principio da complementaridade dos sistemas privado publico e estatal.

Art.224- O congresso nacional instituirá como órgão auxiliar, conselho de comunicação social, na forma da lei.

O cliente precisa ser visto como um consultor, alguém que pode orientá-lo na árdua tarefa de oferecer serviços cada vez melhores . O serviço ao cliente deve ser um relacionamento, não uma transação comercial. A empresa só vai receber ensinamento úteis de seus clientes se eles sentirem da parte da empresa um real interesse em criar uma parceira.

Estudos demonstram que, para a maioria das pessoas, a qualidade dos serviços é pelo menos 80% mais importante do que seu preço, por isso consumidores estão dispostos a pagar 9 e 16% a mais por serviços e qualidade.

Comunicação na Empresa

A comunicação Empresarial é subdividida em:

Comunicação Interna- Direcionadas a funcionários e colaboradores diretamente vinculados à empresa.

Comunicação Externa- relacionada a clientes consumidores, fornecedores,acionistas, empresas concorrentes,sociedade, mídia,etc.

Comunicação de Imprensa- Funciona integrada ao processo de comunicação Externa da Empresa e cuida do fluxo de noticias e informações da empresa pra mídia.

Comunicação Interpessoal- realiza-se por meio da comunicação direta co uma ou mais pessoas.

Comunicação Inter funcional- realiza-se quando uma área,divisão, unidade ou departamento se relacionam com outro para transmissão de dados ou troca de informação.

Comunicação Informal- Quando as vias formais de comunicação da empresa não atendem a demanda por informação de seu publico interno.

A comunicação passou a fazer parte do próprio negocio, agregando valores a produtos e serviços. A empresa moderna necessita estar presente junto a seus públicos, seja para divulgar o que produz, Omo para fortalecer a sua imagem e firmar a sua marca no mercado.

Fluxo de Comunicação

A empresa transparente esta, por principio aberta ao dialogo, isso esta expresso em sua capacidade e empenho tanto em falar quanto em ouvir, estabelecendo canais permanentes com os seus públicos internos e externos.

O fluxo de informações na empresa é fundamental para a intensificação do inter relacionamento entre as partes da organização. Sem eles no lugar de movimentação estratégicas e eficazes, teríamos apenas a tentativa frustrada de um empreendimento estagnado.

Comunicar é obrigação de todos

A boa comunicação interpessoal numa empresa é reflexo de um bom clima de trabalho (empresa feliz/pessoas felizes/bons resultados), empresa feliz não é um mito, mas uma realidade que cada um de nos podemos construir, mantendo bons relacionamentos no nosso dia-dia de trabalho.

A comunicação exercida entre uma ou mais pessoas reflete a cultura e os valores da empresa. Uma informação mal transmitida pode gerar boatos e gerar distorções altamente comprometedores para a produtividade da empresa. Porem se a empresa possui uma política de transparência e de comunicação , os profissionais se sentirão mais a vontade para transmitir e receber informações formais e informais.

Petrobras, Natura, C & A, Xerox, são algumas empresas que possuem uma boa política de comunicação social.

Outros trabalhos relacionados

Municipio como Ente Federativo

1. Introdução: Neste trabalho procuro mostrar um pouco do que se entende por Município, citando seus tipos e seus aspectos. A origem do poder Constituinte,...

O Sucesso é ser Feliz

Autoria: Pedro Henrique O livro nos faz pensar sobre um assunto que é extremamente complicado de se discutir no atual modelo de sociedade, ate onde...

Segurança no Trabalho

Autoria: Caroline Bondarik Segurança no Trabalho A segurança no trabalho envolve três áreas principais de atividade: prevenção de acidentes, prevenção de incêndios e prevenção de roubos. Sua...

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Funções Administrativas Mas o que um administrador faz em uma organização? Como ele exerce a sua função? Essa foi uma das questões que levaram Fayol...