Autoria: Daniela Ewel

A HOTELARIA E AS NECESSIDADES BÁSICAS

A vida é composta por inúmeras necessidades que se aplicam tanto na vida social, na vida pessoal, como na vida profissional, das pessoas, e essas necessidades possuem uma hierarquia que já foram estudadas por grandes estudiosos como Faiol e Masllow que aplicaram esta escala hierárquica de necessidades nas empresas e constataram a real importância e a veracidade desta hierarquia de necessidades na vida das pessoas.

Podemos citar nestas necessidades a importância da diversão, a sociabilização, e a mais importante delas que nenhum ser humano vive sem é a de se alimentar e de domir, que são conhecidas como necessidades básicas.

O que se entende por necessidades básicas do ser humano, são todas as necessidades que permitem se ter a vida e elas são: dormir e se alimentar. Biologicamente, todas as pessoas tem que se alimentar e dormir, cada um com a quantidade que se adeqüe a sua existência, existem pessoas que conseguem dormir 3 horas por noite e pessoas que só dormem de dia, mas uma coisa é fato todas elas tem que dormir, e essa teoria se aplica também a alimentação.

Uma outra necessidade do ser humano é a de diversão, e uma das formas mais utilizadas de diversão hoje em dia é a viajem, o simples fato de sair fora de sua residência por um tempo indeterminado se define por turismo, e no ato de se fazer turismo, se encontram as necessidades básicas atreladas. Ninguém pode viajar e não dormir e ninguém pode viajar e não comer, portanto todo lugar onde se encontra o ser humano e mesmo o turista é expressamente necessário que se tenham meios de se alimentar e de descansar.

Em um estabelecimento hoteleiro que pode variar de uma pousada a um hotel cinco estrelas é sempre pensado em como o hospede vai dormir e como ele ira se alimentar. O hotel é basicamente um lugar onde as pessoas vão para dormir, e vendo este tipo de necessidade que não pode deixar de existir o hotel presa pela qualidade do descanso de seu hospede, buscando da melhor forma agrada-lo com uma boa cama e bons acessórios, um local tranqüilo, e para completar uma boa refeição, que não pode ser esquecida de maneira alguma.

Com estes quesitos básicos o hospede já esta agradado pelo menos 80% pois subconcientemente você esta suprindo suas necessidades, o restante fica a cabo do bom atendimento, e da qualidade das instalações.

Teoricamente a compreensão destes dois fatores se torna a grande busca dos empreendedores do ramo hoteleiro pois nestas questões é que se encontram a chave para o sucesso.

Este tema foi escolhido devido a relação enorme que existe entre as necessidades do ser humano e a hotelaria / turismo pois em qualquer área que se for adentrar para pesquisas, com certeza ira se defrontar com estas questões, de forma que um estudo aprofundado deste aspecto humano é de vital importância em um projeto turístico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui