Rede Hoteleira Accor

0
8775

Autoria: Rodrigo Dias Alves

ACCOR – A MAIOR REDE HOTELEIRA DO MUNDO

Areia Branca / RN

2006

Introdução

A hotelaria é uma indústria de serviços que possui suas próprias características organizacionais. Sua principal finalidade é o fornecimento de hospedagem, segurança, alimentação e demais serviços inerentes à atividade de receber.

O Brasil é um país ainda com pouca tradição no setor hoteleiro. Aqui, a hotelaria teve origem com as hospedarias pertencentes aos portugueses, na maioria das vezes localizadas na própria moradia do proprietário. O primeiro hotel, de classe internacional, foi instalado no Rio de Janeiro em 1816, sendo de propriedade do francês Louis Pharoux. A partir de então, surgiram pequenos hotéis, que incorporavam características de hotéis europeus em seus serviços e instalações. Somente após a Segunda Guerra Mundial, com as grandes transformações tecnológicas e o desenvolvimento industrial crescente, a hotelaria brasileira passou a se aperfeiçoar e criar conceitos próprios, diferenciando as diversas categorias de estabelecimentos e criando regras e normas que direcionassem suas atividades, embora alguns hotéis,

Inaugurados em época mais recente, como a Copacabana Palace e o Hotel Glória (em 1923 e 1922, respectivamente), ainda reproduzissem o padrão europeu.

A rede hoteleira Accor mantém uma Academia de formação (universidade corporativa), cuja missão básica contempla a educação continuada, objetivando a difusão dos valores e da cultura empresarial, o desenvolvimento da comunicação interna e externa, a pesquisa e inovação gerencial constantes, e a multiplicação e sinergia dos conhecimentos adquiridos pelas unidades de negócio, em seus campos específicos de atuação.

O empreendimento, pioneiro no Brasil, localizado na cidade de Campinas, foi constituído em 1992, mantendo um intercâmbio constante com sua similar francesa, a Academie Accor – Université de Services (constituída em 1985), com a qual compartilha os mesmos interesses e expectativas.

O objetivo estratégico da Academia mencionada abarca a formação dos quase 20.000 colaboradores da Accor no Brasil, distribuídos em unidades estratégicas de negócio, que congregam as 17 marcas presentes no país, com valores culturais e empresariais comuns, motivando-os e, principalmente, reduzindo o indesejável “turn-over”.

ACCOR

1- Área de Atuação

Accor é um grupo mundial que atua em diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria, alimentação, gestão de pessoas, gestão de frotas, viagens e produtividade das empresas. A identidade visual tem por objetivo gerar uma percepção do conjunto de bandeiras e de marcas dos diversos produtos e serviços que compõem o leque de soluções oferecidas, e que se dividem da seguinte forma:

Dois “métiers” internacionais: Accor Hotels e Accor Services;
As atividades complementares, nas quais Accor opera localmente mediante joint-venture com outro grupo de porte: GRSA
Uma aliança mundial com o Club Med: além de uma participação acionária do Group Accor no capital do Club Méditerranée, as duas organizações colocam em prática ações de sinergia operacional e comercial;
Duas unidades de apoio: Académie Accor Latin America e Instituto Accor.
Atualmente, Accor no Brasil conta com marcas notórias, sendo:

Comerciais/produtos: Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis, Formule 1, Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte, Ticket Seg, Incentive House, Build-Up, GR, Atta, Medirest, Canteen, ESS, SSP, School Cook;
Institucionais/produto: Ticket e Accentiv’;
Institucionais/atividade: Accor Hotels e Accor Services;
Corporativas: Accor, Académie Accor Latin America e Instituto Accor.

2- História

A história e conquistas traduzem-se em números expressivos:

Marcas de produtos e serviços: 28
Empresas-clientes: 60 mil
Consumidores/dia: 5 milhões
Volume de negócios em 2005: R$ 8,1 bilhões
Colaboradores: 30 mil
Cartões eletrônicos ativos: 2 milhões
Estabelecimentos credenciados: 280 mil
Refeições servidas por dia: 700 mil
Unidades hoteleiras: 132
Apartamentos: 20 mil
Room nights no ano: 4 milhões
Postos de serviços e filiais: 123
Passagens e vouchers emitidos por ano: 933 mil
Participantes em programas de fidelização e ações de relacionamento: 500 mil
Treinandos na Académie Accor Latin America: 75 mil
A Hotelaria Accor Brasil (HAB) possui a maior e mais completa rede de hotéis e flats do Brasil. A empresa atua no mercado nacional desde 1977, quando foi inaugurado, em São Paulo, o primeiro empreendimento hoteleiro com a marca Novotel.
Atualmente, a HAB marca presença em 44 cidades brasileiras, com mais de 120 hotéis e flats nas categorias luxo, alto padrão, superior, econômica e flat service.

A chegada da Accor no Brasil

Em 1977 a Accor abria seu primeiro hotel no Brasil – o Novotel São Paulo Morumbi -, empreendimento que marcou a introdução da primeira rede internacional de categoria superior do País e também a criação de um pólo de desenvolvimento hoteleiro na zona sul da capital.

Antes do final da década, a empresa francesa já havia inaugurado outros três hotéis da marca Novotel. Os anos 80 foram marcados pela criação da Parthenon, primeira e maior rede de flats para hospedagem do País, com a abertura de 10 empreendimentos. No final de 1989, a Accor administrava 21 hotéis e flats das marcas Sofitel, Novotel e Parthenon. Mas foi na década de 90 – principalmente a partir da implantação do Plano Real e da estabilização da economia – que se acelerou, de forma acentuada, o desenvolvimento da Hotelaria Accor Brasil. Neste período, a empresa introduziu duas novas marcas – a Ibis, de categoria econômica, e a Mercure, de categorias alto padrão e superior – e, em 1999, já somava mais de 70 hotéis e flats pelo País. De acordo com Roland de Bonadona, diretor-geral da Hotelaria Accor Brasil, “até 2004 deveremos inaugurar mais 72 hotéis e flats e nos próximos dois anos vamos registrar um crescimento de 50% no volume de negócios”.

Para a implantação dos empreendimentos a serem inaugurados até 2004 deverão ser investidos cerca de R$ 878 milhões. A Hotelaria Accor Brasil participará com cerca de 10% destes investimentos, principalmente para desenvolver as redes Ibis e Formule 1. A empresa conta hoje com mais de 5,5 mil funcionários, dos quais 1,7 mil foram contratados no ano passado. Nos três próximos anos, deverão ser admitidas mais 3,5 mil pessoas.

A Accor no Brasil é orientada por

Três pólos de forças:

A ambição, de liderança e resultados;
Os ideais alicerçados nos valores;
A “expertise”, o profissionalismo, a competência e o desenvolvimento de talentos.
Quatro pontos cardeais:

Trabalhar ao máximo dirigido para objetivos e em equipe;
Dar exemplo, os recursos para investir, formação e progresso;
Ousar crescer, tomar iniciativas, delegar e conceder o direito ao erro;
Exigir resultados, retorno dos investimentos espírito de equipe.
Cinco princípios de ação:

Pensar grande. Nada é mais motivador que empreender, crescer e pensar grande.
Ter bases sólidas. Milhares de clientes importantes e fiéis e milhões de consumidores satisfeitos.
Estar voltado para o cliente. Ter consciência que a perda de um cliente é uma perda insubstituível e a fidelidade do cliente se conquista a cada dia.
Ser moderna e flexível. Promover a liberdade de iniciativa alocando meios adequados para servir, competir e gerir de forma independente.
Viver em revolução permanente. Não se acomodar nunca e se estimular com as mudanças impostas pelo ambiente.

3 – Valores Accor

Os valores Accor são mundiais, praticados em todos os países em que o Grupo Accor está presente: Confiança, Inovação, Profissionalismo, Responsabilidade e Transparência. Eles reúnem a história do Grupo e seu futuro. Eles são o alicerce da sua cultura, que possibilita a cada um se expressar e evoluir dentro da Organização. Essa cultura forte e compartilhada não se limita às questões de ordem financeira, vão além como fator de mobilização de energias em um período de mudanças. O compartilhamento e a vivência dos valores da Accor são a garantia do desenvolvimento duradouro nos setores de atuação do grupo: hotelaria, turismo e serviços.

4 – Franquias

6 marcas, com hotéis de diferentes categorias, da hotelaria de luxo a supereconômica.
O maior grupo hoteleiro da Europa;
O maior grupo hoteleiro do Brasil;
Quase 1000 hotéis franqueados em todo o mundo, sendo 700 na Europa;
Mais de 30 anos de experiência e sucesso absoluto.
Um sistema de reservas único, com acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana , em tempo real, em todo o mundo, até o ultimo apartamento dispinivel. Mais de 6 milhoes de noites vendidas em 2003. 3,7 milhoes de visitantes as páginas na internet no mundo, todo mês. 140 mil agensias de viagem conectadas através de 400 mil terminais via GDS. 550 vebdedores em rede, 22 escritorios de venda, uma base de dados de clientes de todo o mundo. Parcerias com empresas como Air France, TAM, Hertz e MasterCard, entre outras. O programa de fidelidade Compliments from Accor Hotels que conta atualmente com mais de 70 mil clientes ativos. Projeto Phoenix: gera uma economia significativa, centralizando a área de compras de todas as unidades do grupo Accor.

5 – Aliança

Em 2004 o Grupo Accor adquiriu 28,9% do capital do Club Méditerranée, a maior rede internacional de hotéis de lazer do mundo. Presente em 40 países, com 100 “villages”, os hotéis da rede oferecem opções de lazer para todos os gostos. Essa aliança contribui para a realização natural de parcerias comerciais e operacionais que beneficiam o cliente.

6 – Parceria

A E-bit é uma empresa de marketing on-line pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências do e-commerce no Brasil. Fundada em 1999, a empresa realiza pesquisas de mercado, investigações de usabilidade e consultoria para a construção de websites, envio de e-mail marketing, consultoria e marketing direto pela Internet.

7 – Desenvolvimento Sustentável

A transformação da sociedade requer o envolvimento das Organizações Empresariais que nela estão inseridas. O Grupo Accor sempre esteve comprometido com esta idéia, contribuindo com ações afirmativas para a construção de um cenário social mais equânime e promissor.A partir da criação do Instituto Accor, no entanto, a atuação da Empresa neste campo foi amplificada. Com a chancela do Instituto, os projetos desenvolvidos nas áreas de educação, formação e meio ambiente passaram a ter maior alcance e ainda mais legitimidade. E mais: agregaram valor à imagem institucional do Grupo Accor, estabelecendo um vínculo de credibilidade especial com suas diversas marcas.

8 – Missão

Contribuir para a melhoria dos resultados do Grupo Accor, para a promoção de sua cultura, da gestão, das vendas e de sua imagem, por meio de políticas de RH e Comunicação modernas e diferenciadas.

9 – Académie Accor Latin America

Como manter a atuação de uma Organização Empresarial alinhada com as necessidades de seus clientes, as tendências e exigências do mercado, às expectativas dos acionistas e ao desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores.A resposta do nosso Grupo a esta questão foi dada com a criação, em 1992, da Académie Accor Latin America, um núcleo de apoio e sustentação às atividades que desenvolvemos em diversos países.Educação corporativa, formação, integração e aprimoramento profissional. São nessas áreas que a Académie Accor Latin America mantém seu foco de ação. Sua missão é difundir os valores e cultura da organização e assegurar o desenvolvimento das compentências-chave, por meio da educação permanente, contribuindo para reforçar sua imagem e diferencial competitivo.Avançada na sua formulação, audaciosa nas suas metas e eficiente na sua implementação. Assim é a Académie Accor Latin America, que, apoiando a gestão empresarial, busca assegurar condições favoráveis ao crescimento de todas as nossas áreas de negócios e as satisfação de nossos clientes.

10 – Acionistas

A Accor no Brasil é o resultado da soma das forças de mais de 30.000 colaboradores e de seus acionistas, os grupos: Accor, Brascan e Espírito Santo.

Accor no mundo

Com 168 mil colaboradores em 140 países, a Accor é líder na Europa e um dos maiores grupo de viagens, turismo e serviços corporativos com duas principais atividades. Hotelaria – Quase quatro mil hotéis (470 mil apartamentos) em 92 países, cassinos, agências de viagens e restaurantes; Serviços para clientes corporativos e instituições – 21 milhões de pessoas em 35 países utilizam uma ampla gama de serviços (desde tickets de alimentação, serviços diversos, projetos de incentivo, programas de fidelidade a eventos) coordenados e administrados pela Accor.

Brascan Brasil S.A.

Brascan Corporation é um dos maiores grupos econômicos canadenses.
No Brasil há mais de 100 anos, sendo as suas principais áreas de atuação: Brascan Imobiliária (incorporando prédios residenciais, comerciais e shopping-centers – Rio sul, Madureira Shopping, Bay Market e Rio Sul e outros mais em projeto), e de hotelaria (hotéis Intercontinental do Rio e de São Paulo); Brascan Recursos Naturais ( pecuária, mineração e atividade florestal); Brascan Energética (geração de energia);Brascan Corretora de Seguros e ainda no financeiro, através do Banco Brascan. A Brascan participa com 40% da composição acionária da Accor no Brasil.

Espírito Santo

O grupo Espírito Santo, maior conglomerado empresarial português, atua mundialmente nas áreas: financeira (Banco Espírito Santo, ESSI e Inter-Atlântico; Companhias de Seguro Tranqüilidade e Inter-Atlântico; Gestão de Fundos ESAF); de serviços de assistência 24 horas (Europe Assistance); e agribusiness. Exerce suas atividades no Brasil desde 1975. O grupo Espírito Santo participa com 10% da composição acionária da Accor no Brasil.

11 – Projetos Sociais

11.1- Accor-Plan

A Accor, com 30 anos de Brasil, acredita em transformação e desenvolvimento social. Por isso, investe recursos, viabiliza idéias e incentiva colaboradores, clientes e parceiros a apoiarem projetos humanitários.O ideal de transformar para que mais pessoas tenham um mundo melhor une, em uma parceria global, a Accor com a Plan, organização não governamental sem fins lucrativos e sem filiação religiosa ou política. A Plan desenvolve projetos em comunidades carentes da África, Ásia e América Latina.

No Brasil, atua desde 1997, orientada pelo objetivo de contribuir para a construção de um mundo onde todas as crianças possam desenvolver seus potenciais, em sociedades que respeitem os direitos e a dignidade das pessoas. A Accor no Brasil e a Plan se complementam em uma parceria que tem como principal compromisso oferecer desenvolvimento, solidariedade e oportunidades para crianças e jovens de comunidades menos favorecidas de cidades dos estados do Pernambuco e Maranhão abrangendo, aproximadamente, 65 comunidades. A pessoa pode ajudar a Plan de duas maneiras: patrocinando uma criança ou contribuindo para projetos.

11.2- Sonho de Criança

O Projeto “Sonho de Criança” é uma grande iniciativa de Responsabilidade Social da Ticket, com o apoio do Instituto Accor. Em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, a Ticket construiu um Centro de Educação Infantil, o CEI, modelo a ser seguido, com o claro intuito de oferecer o que existe de melhor nos quesitos de proteção, educação, alimentação, lazer e saúde, favorecendo assim o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social de 240 crianças, entre zero e seis anos. Tudo isto pensado para esta época em que elas – que serão responsáveis por nosso mundo – estão definindo seus valores, personalidade e inteligência. As crianças são moradoras da antiga Favela do Gato, no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo, e pertenciam a famílias com renda inferior a dois salários mínimos. O CEI está inserido em um projeto da Prefeitura de São Paulo de grande importância e transformação social. Trata-se da revitalização da região da antiga Favela do Gato, Projeto do Parque Tamanduateí, um complexo de 175 mil metros quadrados, que previu.

Os benefícios se estenderam a toda a comunidade, através de melhorias na infra-estrutura, saneamento e segurança. A gestão é feita pela Associação São Camilo. O projeto teve um total de investimento social de R$ 1,5 milhão, sendo que R$ 900 mil foram provenientes da Ticket, R$ 400 mil de outras unidades e fornecedores Accor. E em 2006 serão implementados, com a coordenação da área de Responsabilidade Social da Accor Services, dois projetos em prol dos familiares das crianças da CEI:

Programa de Alfabetização para os pais, em parceria com a Fundação Bradesco;
Programa de Capacitação Profissional para os irmãos e pais, em parceria com o Instituto Dom Bosco. A previsão de início de ambos os projetos é agosto de 2006.
11.3- Campanha do Agasalho

A idéia é organizar uma competição saudável entre as áreas da Accor Services para a arrecadação de alimentos e roupas, premiando a área que obtiver mais pontos. Um troféu é oferecido pelo Instituto Accor. Em 2005, no primeiro ano do projeto, quatro instituições filantrópicas foram beneficiadas com essas arrecadações. Além disso, o ingresso pedido aos convidados era um quilo de alimento não-perecível. Para 2006, estimamos ajudar seis instituições.

11.4 – Projeto Encaminhar

O Projeto Encaminhar visa fornecer capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para jovens da comunidade, em funções operacionais e administrativas, relativas à atividade de alimentação. Além de treinar os jovens para um emprego formal, há ainda a possibilidade de efetivação dentro do grupo Accor. Os jovens em treinamento são oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Pará, Paraná e Santa Catarina. O público-alvo do Projeto Encaminhar são estudantes do Ensino Médio público, entre 17 e 20 anos de idade, pertencentes a famílias com renda inferior a quatro salários mínimos.

11.5- Jovem Cidadão

O Projeto Jovem Cidadão visa, principalmente, inserir jovens no mercado de trabalho. São estudantes entre 16 e 21 anos, provenientes do Ensino Médio estadual, que são alocados dentro da Accor Services. Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Accor Services é responsável pelos benefícios e metade da remuneração dos jovens. Um projeto de capacitação que, com o surgimento de vagas, pode vir a efetivar jovens talentos.

11.6- Projeto Ecologia

Desde 1997 na França e 1999 no Brasil, o projeto zela pela preservação do meio ambiente dentro das empresas do Grupo, com o objetivo de conscientizar os colaboradores e hóspedes sobre a importância da preservação da natureza. Todos os hotéis atuantes relatam quais as ações da Carta Ambiental executadas em suas unidades. Além dessas ações, existe o controle e o monitoramento mensal de energia, água e gás.

Todos os hotéis envolvidos fazem parte de uma associação ou coletividade designada a promover ações em prol da ecologia, além de informar aos clientes Accor Hotels as medidas implantadas em suas respectivas unidades, pela defesa do meio ambiente.

11.7-Dia Accor Por Um Mundo Melhor

O “Dia Accor por um Mundo Melhor” é um dia especial, pois em todos os anos, sempre no segundo sábado do mês de abril, a data é dedicada à prática do voluntariado Accor. Em âmbito nacional, são desenvolvidas ações sociais em prol de crianças e jovens carentes, gerando momentos de recreação e educação, distribuição de alimentos e outros produtos, reformas de creches etc. Tal iniciativa foi criada pela Accor no Brasil, através do seu instituto, por acreditar que a prática do voluntariado é uma ferramenta eficiente na promoção do crescimento pessoal e na descoberta de novas competências de seus colaboradores. O Instituto Accor coordena, define e comunica as diretrizes, o foco de atuação e a metodologia para a mobilização e concretização das ações sociais e regionais, bem como o papel dos líderes sociais – coordenadores locais, dos gestores e colaboradores Accor – e voluntários selecionados. Alem disso, disponibiliza a todos os colaboradores voluntários e líderes sociais uma camiseta com o logotipo do “Dia Accor por um Mundo Melhor” para o dia da ação.

11.8- Projeto ReciclAccor

O ReciclAccor é um programa de conscientização, feito junto aos colaboradores Accor, sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento dos recursos materiais, como plásticos e papéis.

O objetivo do ReciclAccor é reverter tais recursos materiais em recursos financeiros, que serão investidos em projetos sociais em prol dos nossos colaboradores terceiros, como o pessoal de manutenção, limpeza e segurança, para promover a compra de produtos de necessidade básica, como remédios, cesta básica e produtos de uso comum.

11.9- Campanha de Doação de Sangue

As campanhas de doação de sangue da Cipa Accor Services conquistaram inúmeros doadores cativos. A primeira campanha, no início de fevereiro de 2004, mobilizou 146 colaboradores, dos quais 104 puderam doar.

11.10- Campanha “Seja o Papai Noel de uma Criança”

O projeto tem como objetivo adotar uma criança ou jovem, entre zero e 16 anos, morador de uma de cinco comunidades carentes de São Paulo. Todos os colaboradores de cada unidade de negócios do grupo são mobilizados para propiciar um Natal mais feliz para estas crianças e jovens, através da doação de brinquedos, roupas ou sapatos. Os pedidos chegam através da recepção de cartinhas direcionadas ao Papai Noel Colaborador Accor, nas quais constam o desejo do presente e um desenho feito por eles.

11.11- Hope – Apoio à Criança com Câncer.

A Associação Pró-Hope Apoio à Criança com Câncer surgiu em 1996. Através do programa “Parceiros Pela Vida”, a Pró-Hope busca apoio de empresas que contribuam para o sucesso destas ações. Desta forma, a GRSA/Medirest, no ano de 2000, sensibilizada pelos objetivos do projeto e com sua expertise em alimentação e atendimento nutricional, abraçou esta causa com grande louvor.

11.12- Premio Bem Eficiente

Anualmente, a Accor tem o grande prazer de patrocinar o Prêmio Bem Eficiente, cujo objetivo é homenagear as 50 entidades beneficentes mais eficientes do Brasil, divulgá-las em nível nacional e incentivar a profissionalização e a busca da eficiência e qualidade nas atividades do Terceiro Setor.”É evidente, a cada dia, a cada ano, a evolução da cultura de valorização da responsabilidade social entre as empresas, contribuindo para a inserção do indivíduo em um contexto social digno. Nesse processo, há que se louvar o trabalho árduo das instituições que se esmeram em promover a vida e a dignidade humana, cuja competência é merecedora de toda a nossa exaltação.

12- Projeto de Empresa

Para a Accor no Brasil, um grupo de empresas de serviços, as pessoas fazem a principal diferença. E pensando nessas pessoas, foi lançado em 1998 o Projeto de Empresa. O Projeto de Empresa busca desenvolver uma organização sempre melhor, que estimula o trabalho em equipe e a criatividade a serviço dos clientes, oferecendo a participação nas decisões e nos resultados obtidos pelo esforço de todos.

People: são os talentos, a primeira e mais poderosa força da Organização Accor. Para as pessoas, queremos ser um ótimo ambiente para se trabalhar.

Service: é a maneira especial de atender às necessidades dos clientes, que são a razão da empresa existir. É a excelência em serviços, o padrão de qualidade Accor de servir.

Profit: é a resposta à confiança dos clientes e dos acionistas ao nosso trabalho. É a rentabilidade crescente somada à geração de valor e imagem, em que todos os envolvidos saem ganhando com a Accor. Nas palavras de Firmin António, presidente da Accor, “para que nossos planos se realizem, deixando de ser desejos que apenas sonhamos, criamos o Projeto de Empresa. Cada um tem e depende de seu projeto de vida para prosperar e alcançar sonhos. O Projeto de Empresa é como um projeto de vida coletivo, estruturado e alimentado permanentemente pelas conquistas e pelas revoluções feitas ao longo do caminho. É uma revolução na forma de pensar, de agir e de realizar dentro da empresa”.

13- Inovação

Innovaccor dá a todos os Colaboradores da Accor a oportunidade de:

Propor idéias;
Ver as respectivas idéias aplicadas, recompensadas e divulgadas;
Demonstrar a respectiva criatividade e iniciativa.
Innovaccor também é uma ferramenta de trabalho para os Gestores, que lhes permite:
Organizar os desafios para envolver os respectivos colaboradores na resolução de problemas;
Avaliar as idéias, decidir aplicá-las e as recompensar;
Conhecer as boas práticas e colocá-las em execução na sua unidade.

14-Áreas de Atuação

Hoje em dia a ACCOR Brasil é um grupo de serviços empresarias em três grandes áreas:

Alimentação & Restaurantes

A ACCOR Brasil é líder no setor de refeição – convênio, administração de restaurantes de empresas e de cestas de alimentos, com soluções pioneiras com enfoque social, que beneficiam trabalhadores, empresários e contribuem para o desenvolvimento do Brasil.

Ticket Restaurante

É um dos serviços empresariais prestados pela ACCOR Brasil. Pioneiro e líder do mercado no sistema de refeição-convênio, detém 50% do mercado brasileiro. Atendendo as empresas-clientes, “o amigo do meio dia” revolucionou a alimentação dos trabalhadores nos grandes centros urbanos, possibilitando aos trabalhadores o acesso a uma refeição diária em um dos restaurantes filiados.

2,3 milhões de usuários por dia
21.239 empresas-clientes ativas.
18.642 estabelecimentos ativos.
4,8 mil cidades atendidas.
Ticket Alimentação Eletrônico

Permite aos trabalhadores adquirir gêneros alimentícios numa rede de estabelecimentos conveniados em todo o país. Inicia uma nova era no sistema alimentação-convênio. Aliando segurança, agilidade, praticidade e modernidade ele reinventa o sistema de concessão de benefícios de alimentação porque utiliza a mais moderna tecnologia de cartões magnéticos com senha, a fim de simplificar a operação e reduzir custos para as empresas-clientes e estabelecimentos comerciais do setor de alimentos. As vantagens se estendem aos usuários e valorizam o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT.

2,5 milhões de usuários por dia.
14.414 empresas-clientes ativas.
11.682 estabelecimentos ativos
GR Serviços de Alimentação

É uma associação Accor Brasil e Compassa Group, é líder de mercado no segmento de refeições para coletividades. Implanta e administra restaurantes empresarias e industriais. Atende também hospitais, escolas e outros segmentos e oferece serviços complementares à atividade principal, como “vending machines”, “branding” e novos produtos.

530.000 refeições por dia.
890 restaurantes clientes.
17.000 toneladas de alimentos por mês.
43 lanchonetes / quiosques.
720.000 consumidores por mês em rodoviárias e aeroportos.
Cestaticket

Atende as necessidades básicas do trabalhador e sua família, complementando a alimentação diária com a cesta de alimentos, integrando-os nos objetivos da empresa. A composição da cesta é elaborada de acordo com a necessidade e preferência do cliente, com opções no sistema de distribuição, através de unidades de atendimento ao usuário, na própria empresa, em postos-volantes ou domiciliar. É líder do segmento de cestas de alimentos em todo país.

460.000 cestas por mês.
350.000 trabalhadores beneficiados
3.300 empresas clientes
10.500 toneladas de alimentos por mês.
No total foram 330.000 toneladas de alimentos comprados em 2000.

Hotelaria & Viagens

A Accor Brasil ocupa posição de liderança em prestação de serviços de hotelaria e viagens, com vasta rede em todo o país. O sagrado direito de ir e vir. Ficar com conforto e segurança, sempre com uma opção de adequada às necessidades profissionais e pessoais dos clientes.

Hotel Sofitel

“Mais de 120 endereços de prestígio no mundo”. São hotéis de luxo, cinco estrelas, sofisticados e elegantes, com estilo europeu e gastronomia francesa. Destinados a viajantes de alto nível a negócio e lazer, com atendimento personalizado. São localizados em privilegiados de cidades com trânsito intercontinental ou pelo menos internacional. A diária em torno de 500 reais ou 300 dólares. Tem ainda os cincos estrelas de Resort, que são para férias com conforto.

6 unidades
1.509 apartamentos
196.721 diárias por ano
Novotel

“Seja bem-vindo, sinta-se a vontade”. São hotéis de categoria superior, quatro estrelas, com ambiente moderno e funcional, apartamentos padronizados e confortáveis. Com excelente atendimento, têm infra-estrutura completa para convenções, reuniões de negócios e lazer. São localizados em capitais e grandes cidades, em endereços convenientes e de fácil acesso. A diária é em torno de 140 reais.

12 unidades
1.509 apartamentos
284.236 diárias por ano
Mercure

“Todas as chaves da cidade”. São hotéis de alto padrão, quatro estrelas, que refletem o estilo de vida da cidade. Exclusivos e originais, com produtos variados, dão ênfase à gastronomia e oferecem o melhor serviço em hotelaria tradicional. Destinados à clientela de negócios, lazer e turismo. A diária é em torno de 300 reais. É versátil, tendo um posicionamento chamado Gran-Mercure, que mesmo não tendo o padrão, oferece algumas coisas do cinco estrelas, por um preço mais em conta.

13 unidade
353 apartamentos
102.754 diárias por ano.
Íbis

“Venha sentir a diferença”. São hotéis econômicos, três estrelas. Instalações simples, modernas e ambiente descontraído, oferecendo boas condições de descanso, higiene, segurança e alimentação, porém sem sofisticação. São competitivos, com relação entre qualidade e de serviço e preço. A diária é em torno de 75 reais.

9 unidades
1.196 apartamentos
275.593 diárias por ano
Parthenon

“A primeira e maior rede de flats do Brasil”. A rede Parthenon apresenta um produto com conceito diferenciado da hotelaria tradicional. São flats residenciais com serviços hoteleiros, conforto, segurança, localização privilegiada e infra-estrutura para hospedagens de curta e longa permanência. Além de um confortável quarto, oferece no mínimo um segundo ambiente independente e cozinha equipada, proporcionando ao hóspede o sentimento de “estar em casa”, pela privacidade e ambiente espaçoso e acolhedor. A diária é em torno de 120 reais.

64 unidades
5.789 apartamentos
1.095.891 diárias por ano.
No total, a hotelaria Accor recebeu 2,5 milhões de hóspedes no ano de 2005, em 105 hotéis e 12.357 apartamentos.

Formule 1

Supermoderno, superprático e supereconômico. Um hotel que reúne o máximo de funcionalidade pelo menor preço, com padrão de qualidade internacional. Maior rede de hotéis.

Carlson Wagonlit Travel

Com uma presença mundial e uma atuação local é voltada à consultoria e prestação de serviços em viagens e de negócios e lazer, oferecendo as empresas-clientes o gerenciamento de seu budget de viagens, através de um sistema de relatórios gerenciais. Atuam também no segmento de congressos, eventos e convenções, além de representar os sistemas de passes de trens europeus no Brasil.

670 mil clientes ativos por mês
40.503 bilhetes aéreos emitidos por mês
24.242 bilhetes terrestres emitidos por mês
2.974 passes de trem por mês
2.109 locações
Produtividade e Marketing

A Accor Brasil atua na fidelização de clientes, no incentivo de equipes e na melhoria da produtividade. Inovação. Diferentes ferramentas aplicadas no incremento à produção, motivação, logística, serviços e produtos diversos a bem do desenvolvimento dos objetivos dos clientes.

Incentive House

Pioneira na implantação do conceito de incentivo profissional no Brasil. É especializada em pessoas, desafios e incentivos a produção. Planejamento e criação de programas de motivação, voltados ao incremento de vendas e produtividade. Para atender as necessidades dos clientes, oferece soluções diversificadas como o Top Premium.

1.400 empresas clientes
37.000 lojas filiadas ao Top Premium
27.500 profissionais premiados com o Top Premium por mês
Ticket Transporte

Serviço pioneiro resolve problemas operacionais das empresas-clientes, prestando um serviço de gerenciamento com a compra, separação e distribuição dos vales-transporte para cada funcionário da empresa.

1.492 empresas clientes
249.982 usuários
Dalkia Infra4

Administração de Infra-estrutura. Assume em nome da empresa o trabalho de cuidar dos prestadores de serviços, com a missão de gerenciar as atividades de suporte de infra-estrutura com a melhor relação custo/qualidade, liberando o cliente o para a dedicação a sua atividade principal. Elabora diagnose, planeja, implanta, gerencia e desenvolve todo o processo de terceirização de atividades-meio de grandes e médias organizações empresarias.

66 clientes
350 unidades operacionais
11.000.000 m2 administrativos
Ticket Car

É a mais moderna solução para a gestão de frotas, garantindo sua produtividade. Resultado de um grande investimento em tecnologia e equipamentos de última geração, oferece segurança e agilidade aos serviços oferecidos em postos e oficinas como: abastecimento, lavagem, troca de óleo, compra de aditivos e filtros e manutenção. A solução baseia-se em rede ampla de postos e oficinas em todo o Brasil, cartão magnético ou “smart card” para efetuar pagamentos e relatórios gerenciais para o acompanhamento da gestão dos veículos da frota. Também oferece serviços adicionais como: assistência 24 horas, seguro, gestão administrativa e gestão operacional. Assim libera tempo e recursos para que as empresas possam dedicar-se as suas atividades principais.

910 empresas clientes
5.500 estabelecimentos credenciados
96.000 usuários
Ticket Seg

Corretora de seguros, especializada no desenvolvimento e comercialização de produtos que promovam a produtividade, o bem-estar e a segurança dos clientes, seus colaboradores e familiares.

1.420 empresas clientes
28.822 segurados
Academia

Universidade de Serviços. Seu foco é a formação e o aprimoramento profissional dos colaboradores da Accor Brasil e a divulgação e disseminação de inovações empresariais.

47.641 colaboradores treinados
1.965 cursos ministrados

Considerações Finais

A Accor acredita que as empresas, como os mais poderosos agentes de transformação e influência na sociedade, ganham, no seu papel social, novo contorno, mais amplo e mais abrangente. Para a Accor responsabilidade social é um dos seus mais sólidos valores, seja por meio dos colaboradores ou atos corporativos, a empresa está sempre sintonizada com as grandes questões sociais.

Diante disso, age mais integrada às comunidades onde exerce suas atividades. A Accor desenvolve, direta e indiretamente, diversos programas de natureza social, primeiramente para seus colaboradores e, depois para a comunidade.

Público interno: plano de odontologia, plano de participação nos resultados, plano de previdência privada, colaboradores acionistas, internet, banco de oportunidades etc.

Público externo: ação de orientação de trabalho para jovens estudantes, campanha para empresários para doação ao Fundo Municipal da Criança, do Menor e do Adolescente, programa de ecologia da Accor Hotels, campanha de arrecadação e doação de recursos para crianças, idosos, participação da arrecadação em eventos, campanha de doação de sangue e de agasalhos, programa de estágios profissionais, caminhadas pela saúde, olimpíadas esportivas e concursos de artes com crianças e adultos, entre outros.

Bibliografia

No site: http// www.accor.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui