11.1 C
Sorocaba
sexta-feira, maio 20, 2022

Acidentes com eletricidade

Sabemos que o avanço da tecnologia elétrica na sociedade resulta em um aumento no número de vítimas de acidente por eletricidade. Anualmente nos EUA ocorrem aproximadamente 1.000 mortes atribuídas a CORRENTE ELÉTRICA, o que representa cerca de 1% de todas as mortes por acidente.
Importante
São fatores que contribuem para o choque:
► tipo de corrente – contínua ou alternada
► a quantidade (amperagem)
► o potencial da corrente (voltagem)
► a resistência oferecida pelo corpo
► o percurso da corrente
► a duração do contato

Baixa voltagem (<1.000v)
A faixa de freqüência (40 a 150Hz). Corrente elétrica relacionada aos eletrodomésticos. Neste caso , as queimaduras habitualmente acometem áreas de contato como são: mãos, pés, e nas crianças, ângulos da boca , lábios e língua.
Você sabia? Em baixas voltagens (0 – 1.000V) a faixa de freqüência de 40 a 150 Hz de corrente alternada, que se utiliza exclusivamente para a luz incandescente e aparelhos, é três vezes mais perigosa do que a corrente contínua.

Alta voltagem (> 1.000V)
São queimaduras que acometem pele, tecido adiposo e músculos, exigindo na maioria das vezes intervenções cirúrgicas como enxertos ou até mesmo amputação. Essas queimaduras são lesões graves que podem afetar qualquer sistema orgânico.
As lesões mais graves são as cardíacas e as vasculares observadas no momento do choque, podem provocar morte imediata por parada cardiorrespiratória.O tecido nervoso é altamente suscetível a queimadura por eletricidade em virtude de sua baixa resistência.

O QUE FAZER NO MOMENTO DO ACIDENTE?
1º) No local do acidente, a vítima deverá ser imediatamente desprendida da corrente elétrica. Atenção: Desligar ,sempre que possível e imediatamente a corrente elétrica pois aqueles que estiverem resgatando a vítima não devem tocá-la nem dela aproximar-se até que a corrente elétrica tenha sido devidamente desligada.
2º) Se houver chamas estas devem ser apagadas
3º) O suporte cardio pulmonar deve ser iniciado quando necessário e mantido durante o transporte.
4º) É necessário encaminhar a vítima a um centro de atendimento a queimados (em caso de queimaduras) lembrando que o transporte da vítima deve ser o adequado.

VALE SALIENTAR
Que todos os tecidos e órgãos podem ser afetados no choque por eletricidade. No acidente provocado por corrente elétrica, inicialmente o objetivo principal é estabilizar a vítima.

Autora: Drª Riana Araújo

VEJA TAMBÉM EM TRABALHOS ESCOLARES
Contribua e ajude o site a se manter sempre online. Divulgue para seus amigos. Obrigado

FONTES DE ENERGIA RENOVAVÉIS: ALTERNATIVAS DO MEIO AMBIENTE

ENERGIA EÓLICA

ENERGIA DO FUTURO: CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL

Outros trabalhos relacionados

CONSUMO DE ENERGIA

É importante manter a energia elétrica que alimenta o seu computador controlada. A fonte de tensão chaveada presente nos gabinetes consegue manter a tensão...

Casas de força

Muitos condomínios e empresas, por serem de grande porte, têm casas de força de alta tensão sob sua responsabilidade. As casas de força por abrigarem...

Painéis elétricos

Os painéis elétricos devem ser alvo de manutenção periódica. Isso por que todo contato e conexão elétricos são potencialmente propensos à defeitos, e a...

Interruptores diferencias

Interruptores diferenciais são dispositivos utilizados para proteção de pessoas e também do patrimônio contra incêndios. Seu uso é obrigatório pela NBR 5410 (Norma Brasileira...