27.3 C
Sorocaba
quarta-feira, abril 17, 2024

Atraz

Autoria: Mariana Angela Pereira

O que é o Antraz?

O bacilluss anthracis foi a primeira bactéria que se demonstrou poder causar uma doença. Em 1877, Robert Koch colheu o organismo de uma cultura, demonstrando a sua habilidade de formas endosporos, e produziu antraz experimental, através da injeção desses esporos num animal.

Antraz é uma doença natural que ocorre em animais que se alimentam de plantas (gado, viados, etc) causada pela bactéria Bacillus anthracis.

Antraz é uma doença aguda infecciosa causada pelos esporos Bacillus anthracis.

Os esporos do antraz permanecem viáveis durante várias décadas sob determinadas condições.

Cada grama de antraz é capaz de produzir 100 milhões de doses mortais individuais (é 100,000 vezes mais mortífero que a mais poderosa arma química)

Morte de forma silenciosa e invisível.

A inalação de antraz é praticamente sinônima de morte em curto prazo.

Os humanos podem contrair antraz por três vias:

Através de cortes na pele resultantes de contacto com animais contaminados, levando a uma infecção local ou sistêmica.
Através da inalação de esporos resultando numa infecção nos pulmões.
Por ingestão de comida contaminada, resultando numa infecção gastrointestinal (antraz gastrointestinal). Este tipo de contaminação não é normalmente considerado uma ameaça para as forças militares.
Quais os sintomas?

Os sintomas de antraz começam depois de 1 a 6 dias de incubação, dependendo do tipo de contagio.

Cutâneo: A maior percentagem (95%) da infecção do antraz ocorre quando a bactéria entra num golpe ou uma raspadura na pele, quando em contacto com madeira, couro, cabedal, lã, ou animais contaminados. A infecção na pele começa com um inchaço, semelhante a uma picada de inseto, no entanto ao fim de dois dias torna-se uma ulcera não dolorosa, normalmente com 1 a 3 cm de diâmetro, com uma zona negra constituída por tecido morto no centro. As glândulas linfáticas da zona adjacente podem inchar. Seca de 20% dos casos não tratados de antraz cutâneo resultam na morte. No entanto com uma terapia apropria as mortes são raras.

Inalação: Os sintomas iniciais assemelham-se a uma constipação comum. Ao fim de vários dias a tendência é um aparecimento de problemas respiratórios e entrados do paciente em choque. Normalmente este tipo de contaminação é fatal

Intestinal: A doença intestinal provocada pelo antraz surge depois da ingestão de carne contaminada e é caracterizada por uma inflamação aguda no intestino. Os sinais iniciais caracterizam-se por náuseas, perda de apetite, vômitos, febre seguida de fortes dores abdominais, vômitos contendo sangue, e diarréia, este tipo de contaminação leva á morte de 25 a 60% dos contaminados.

O antraz pode ser disseminado de pessoa para pessoa?

É extremamente remota a possibilidade de contagio direto de pessoa para pessoa.

Existe alguma forma de prevenir a infecção?

Em países onde o antraz é comum, e onde os níveis de vacinação dos animais são baixa, os humanos devem evitar o contacto com animais vivos e carne crua, deve-se ainda evitar o consumo de carne que não esteja devidamente cozinhada. Existe ainda uma vacina licencia pelas autoridades de saúde, que apresenta uma taxa de eficiência de 93%.

O que é a vacina do antraz?

Esta vacina é produzida e distribuída pela BioPort Corporation, Michigan, USA. Estas não contem qualquer tipo de bactérias quer vivas quer mortas, contendo no máximo 2.4 mg de hidróxido de alumínio. Esta vacina foi concebida para animais e não para humanos.

Quem deve ser vacinado?

É recomendada a vacinação aos seguintes grupos:

Pessoas que trabalhão diretamente com o organismo no laboratório.
Pessoas que trabalhão com carne importada de países com poucas restrições neta matéria.
Pessoas que trabalhão com carne e animais infectados em áreas de grande incidência da doença.
Pessoal militares deslocados para áreas onde o risco de exposição é elevado, quando é utilizado como arma biológica.

Qual o método de administração da vacina?

A imunização consiste

Esta é também uma arma biológica preferencial devida:

Existem poucas barreiras é produção

Baixo custo de produção do antraz.

Não necessita de grande conhecimento nem tecnologia para a sua produção.

Fácil de produzir em larga escala.

Fácil de torna-la numa arma

É extremamente estável. Pode ser armazena por um período virtualmente indefinido sob a forma de pó, mantendo todas as suas características.

Pode ser disperso por simples aerossol, ou em balística.

Existe de momento, uma baixa capacidade de detecção.

Outros trabalhos relacionados

Camada de Ozônio

Autoria: Sonia Regina Rodrigues O ozônio é uma substância química formada por três átomos de oxigênio. O oxigênio, o gás que respiramos, começou a se...

Xisto Betuminoso

Autoria: anônimo Criada em 1954 , a Superintendência Industrial de Xisto (SIX) da Petrobrás atua como um centro de desenvolvimento de tecnologia, inicialmente para o...

Células 2

Autoria: Dermival Antônio Beber Hialoplasma As funções do hialoplasma são basicamente a sustentação, a glicólise, a formação de microtúbulos e sede de reações químicas citoplasmáticas. A sustentação...

Parasitologia

SUMÁRIO Introdução Objetivo Materiais e MetodosResultado e Discussão Conclusão Bibliografia I INTRODUÇÃO 1. Nematoda Os nematódeos ou nemátodos (Nemathelminthes) (também chamados de vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante...