12.3 C
Sorocaba
sexta-feira, setembro 23, 2022

DEZ PRINCÍPIOS PARA O ADMINISTRADOR MODERNO

INTRODUÇÃO

Para se tornar um administrador de sucesso é necessário que se assuma um perfil honesto, otimista, participativo, motivador e sensível a diversidade de problemas que ocorrem em uma empresa. Essa diversidade de problemas é que faz com que ele crie diferentes meios para assim solucionar essas situações, mas nunca esquecendo-se de agir conforme a ética.

Agindo dessa forma o administrador conseguirá administrar com ética, sem conflitos de consciência.

DEZ PRINCÍPIOS PARA O ADMINISTRADOR MODERNO

1º – Velocidade

A única resposta eficaz para as condições do mercado em constante mudança é desenvolver a capacidade de se mover com extrema rapidez. “É preferível estar meio certo e ter agilidade do que estar totalmente certo e atrasado’”.

2º – Gente Excelente

Em tempos de globalização, tudo muda num ritmo frenético. “O que valia ontem não vale hoje”. Para enfrentar essa situação, é preciso ter funcionários com capacidade de surpreender, de se atualizar, ser criativo, ousado, ágil, e por ai afora.

3º – Abertura

Fornecer informações sempre, transmitir senso de justiça. Ele (o administrador) toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.

4º – Cooperação

O administrador tem que ter habilidade para fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo. Transmitir segurança, confiança, ser justo, transparente e claro.

5º – Disciplina

Fazer com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer. Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso, sem reclamar. “Não é fácil mas é possível”.

6º – Boa Comunicação

Passar informações sempre (feedback). Informações podem trazer constantes criatividades e implementações instantâneas, possibilitando que sua empresa chegue aos objetivos esperados.

7º – Relevância de Informação

Fornecer informações e decisões aos funcionários de forma que eles aceitem, não comandados pelo medo, mas sim por acreditar.

8º – Foco no Cliente

O administrador tem que atender o cliente diretamente e observar suas necessidades de forma que você possa traçar o seu perfil, assim você saberá o que é mais aceito por eles e aonde você poderá investir com segurança. Para que isso ocorra, a agilidade e flexibilidade são indispensáveis.

9º – Compartilhar Conhecimentos

O administrador que souber aproveitar o talento coletivo de seus funcionários afastará a concorrência.

Use todo o seu pessoal, todas as habilidades, todo o tempo.

10º – Liderança pelo Exemplo

Faça com que todos te observem como exemplo de participação, de apetite pelo risco, do desejo insaciável de ação na sua empresa, não seja superior, haja como se você fosse mais um funcionário.

CONCLUSÃO

O administrador do novo milênio é o profissional de hoje que pensa e utiliza as idéias do futuro.

Busca a motivação ao encontrar um ambiente favorável com autonomia e espaço para a iniciativa, de maneira que possa estar sempre acreditando no que faz. Não é necessário mudar, ou ser uma pessoa diferente e sim, transformar-se numa pessoa melhor.

Outros trabalhos relacionados

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Autor: Rosilma Guerra Reis PARTE 1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO "O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas...

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

TEORIA DA CONTINGÊNCIA A teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, tudo é relativo, tudo depende....

Mercado Bancário Produtos de Empréstimo

Autoria: Vanessa Noronha As instituições financeiras fazem o repasse dos recursos captados dos agentes econômicos superavitários (que têm sobra de recursos disponíveis) aos agentes econômicos...

Sucessão Legítima

Autoria: Renato Arantes Nascimento A sucessão pode ser legítima ou testamentária A sucessão legítima obedece a seguinte ordem: - descendentes -...