22.1 C
Sorocaba
terça-feira, janeiro 31, 2023

Carbetos

Também chamados carbonetos, são sais binários contendo carbono e características inorgânicas. Quando expostos à pressão e temperatura, os carbetos reagem com a água e origina os óxidos metálicos ou hidróxidos. Os principais são:

• Carbeto de Cálcio ou CaC2 usado em maçaricos oxi-acetilênicos que juntamente com a água produz acetileno CaC2 + 2H2O → C2H2 + Ca(OH)2. O acetileno entra em combustão e produz uma chama de 3.300ºC liberando energia de 11.800J/g.

• Carbeto de silício ou SiC resiste à ação dos ácidos e das bases, pois é duro e abrasivo. É utilizado na produção de rebolos, discos de corte, para polimento de pedras e de lentes. É um ótimo condutor de eletricidade por não perder muita energia.

• Carbeto de boro ou B4C usado em barras de controle de reatores nucleares com a finalidade de capturar nêutrons e moderar a reação radiativa.

• Carbeto de tungstêncio criado em temperaturas acima de 2.000ºC sob grande pressão. É uma liga metálica com grande importância na indústria de petróleo.

Outros trabalhos relacionados

Segurança em Laboratório

Autoria: Rodolfo Moreira As regras gerais de segurança em laboratório, resultam de vários anos de esforços de pessoas preocupadas em tornar o trabalho no laboratório...

Óxidos

Autoria: Fernanda Scopin de Andrade Óxido de cálcio (CaO) · É um dos óxidos de maior aplicação e não...

Plásticos

Autoria: Christiane Shimura O PLÁSTICO, ENCONTRADO EM LUGARES POUCO COMUNS A NOSSA PERCEPÇÃO, FAZ PARTE DA REVOLUÇÃO DO MUNDO MODERNO, SETORES COMO: AVIAÇÃO, AUTOMOBILÍSTICO ,ELETRÔNICO...

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS RELAÇÕES ENTRE AS QUANTIDADES ENVOLVIDAS Muitos dos objetos que utilizamos cotidianamente provêm de indústrias que transformam materiais em produtos. Isso com o objetivo básico...