21 C
Sorocaba
quinta-feira, junho 13, 2024

COLITE

A Colite é um processo inflamatório agudo ou crónico da mucosa do cólon.

As formas agudas e quase todas as crónicas raramente se limitam a este segmento do intestino, associando-se habitualmente a um processo inflamatório análogo do intestino delgado.

As colites podem dividir-se em dois tipos:

específicas – de etiologia bacteriana, parasitária, tóxica exógena ou endógena, tuberculosa, sifilítica ou sintomática;
inespecíficas – de causa mal definida (erros dietéticos, insuficiências digestivas, carências vitamínicas, uso de fármacos irritantes para a mucosa intestinal, etc…).

Certas colites crónicas constituem, por si próprias, entidades anátomo-clínicas com etiologia múltipla e complexa: classificam-se em primitivas, quando surgem primariamente sem uma causa geral determinante, e secundárias, sequelas de determinadas infecções.

Os sintomas são, essencialmente, a dor e as alterações do trânsito intestinal, acompanhados de sintomas gerais como febrícula, insónia ou depressão, cefaleia ou falta de apetite.

A dor assume ora o carácter de cãibra, ora o de tensão dolorosa abdominal difusa, e por vezes o de cólica com emissão de fezes semilíquidas ou líquidas.

Como já se referiu, são constantes as alterações do trânsito intestinal: períodos de diarreia, alterados com períodos de obstipação rebelde: as fezes raramente são sólidas.

Outros trabalhos relacionados

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

A Insuficiência Renal Crônica ocorre quando os rins param de funcionar permanentemente ou trabalham muito pouco. Isso pode acontecer por fatores genéticos, má formação dos...

ALTERAÇÕES RADIOGRÁFICAS

PERIODONTO O periodonto ou tecido periodontal é constituído de ; Gengiva , Ligamento Periodontal, Cemento e Osso Alveolar. A gengiva está dividida anatomicamente em gengiva marginal,...

CANCÊR NO INTESTINO PODE SER COMBATIDO COM SUCESSO

Exames de colonoscopia para diagnóstico precoce são fundamentais. Estudo americano mostra que, apesar disso, eles são pouco difundidos. Segundo pesquisadores norte-americanos, menos da metade dos cidadãos...

HEMORRAGIA UTERINA DISFUNCIONAL

Severino Rodrigues de Figueiredo Sangramento que geralmente ocorre nos extremos da vida reprodutiva da mulher:Menarca e pré-menopausa. Nestes dois parâmetros , menarca e pré-menopausa, ocorrem modificações...