18.8 C
Sorocaba
quarta-feira, junho 12, 2024

COMO CONTROLAR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

Como Falar Corretamente e Sem inibições: Como Controlar o Medo de Falar em Público

Reinaldo Polito, considerado um dos maiores especialistas em expressão verbal, formado em ciências econômicas e administração de empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo e pós-graduado em Comunicação Social na Cásper Líbero, Polito já ministrou treinamento para diversos executivos. Em seu curso de expressão verbal, ele forma, anualmente, mais de 1,2 mil alunos.

Em seu livro, Reinaldo explica o quanto é importante saber se comunicar, citando que todos os profissionais precisam saber falar e se expressar corretamente.

O leitor aprenderá como controlar o medo de falar em público, falar de improviso, conquistar ouvintes hostis e indiferentes, preparar e fazer palestras, evitar o branco, ordenar o raciocínio, ampliar o vocabulário, melhorar a voz, corrigir a postura e a gesticulação, fazer saudações e despedidas, apresentar oradores, usar o microfone, participar de reuniões e desenvolver todos os aspectos da boa comunicação.

Reinaldo relata sobre como o medo pode prejudicar a comunicação, deixando-o até decrescente de suas próprias qualidades. Em outras palavras ele destaca que de nada adiantara alguém aprender todas as técnicas da boa expressão verbal: voz, vocabulário, postura; se continuar pensando que ainda se expressa mal.

O autor da oito recomendações para controlar o medo de falar em público, a primeira é: quando o medo aparecer, encare-o, segundo: controle seu nervosismo, terceiro: tenha uma atitude correta, quarta: antes de pensar como saiba o que falar, quinta: não pinte o diabo mais feio do que é, sexto: não adquira vícios, sétima: chame sua voz com a respiração e oitava; a pratica irá proporciona-lhe o reflexo. Em todos eles, o autor ajuda a melhorar sua comunicação, dicas para se expressar com facilidade.

A linguagem de como falar corretamente e sem inibições é clara, simples e didática. Cada capítulo é uma verdadeira aula que traz passo a passo todas as técnicas para tornar-se um comunicador excepcional. Reinaldo Polito produziu um texto coerente de grande força argumentativa.

Direcionada mais especificamente a religiosos, políticos e advogados, no entanto o livro não se restringe a esses profissionais, a leitura é recomendada a todos profissionais no mercado de trabalho.

POLITO, Reinaldo.Como Falar Corretamente e sem inibições: Como controlar o medo de falar em público. 103ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.p. 32 a 44.

Outros trabalhos relacionados

BRIEFING SADIA – LASANHA CONGELADA

FICHA CADASTRAL SADIA S.A Rua Fortunato Ferraz, 529/659 1º Andar Vila Anastácio - São Paulo - SP Cep: 05093-000 HISTÓRICO DA EMPRESA Fundada em 1944 por Attílio Fontana no Oeste...

COMO CONSTRUIR UMA MARCA

O que é uma marca? A habilidade mais diferenciadora dos profissionais de marketing é a sua habilidade de criar, manter, proteger e enriquecer marcas. Define-se...

BOATO

Um tema de difícil entendimento e de fácil apresentação. Se a qualquer momento em nossas vidas ouvirmos alguém falar sobre o boato, teremos logo...

LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS E CONQUISTAS

LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS E CONQUISTAS PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO SUMÁRIO CAPITULO 1. INTRODUÇÃO CAPITULO 2. PERFIL HISTÓRICO DA LIDERANÇA CAPITULO 3. LIDERANÇA 3.1 ESTILOS DE LIDERANÇA 3.2...