15.6 C
Sorocaba
quarta-feira, outubro 20, 2021

COMO IMPLANTAR UMA REDE DE COMPUTADORES

Um ponto fundamental no projeto de implantação de uma rede de computadores está no fato de que uma rede nunca será melhor do que sua infra-estrutura. Quer dizer, um projeto de rede realizado sem critérios técnicos poderá até funcionar bem inicialmente, No entanto, um projeto com uma documentação com poucos detalhes, que utiliza equipamentos e acessórios de procedência duvidosa e cuja implantação foi feita por pessoal técnico não qualificado, estará sujeita a problemas freqüentes de difícil localização e solução, criando dificuldades para o gerenciamento e mesmo expansão futura da rede.

A instalação de uma rede de computadores deve envolver a participação do cliente e da empresa integradora de sistemas. Seja qual for o tamanho da rede, é necessária a contratação de uma empresa especializada no fornecimento dos equipamentos e serviços de instalação. Normalmente o integrador é responsável pela elaboração do projeto da rede, pelo fornecimento dos equipamentos e acessórios e pelo seu funcionamento, envolvendo também os distribuidores, fornecedores e demais prestadores de serviços.

É muito importante analisar cuidadosamente as características do negócio do cliente quanto aos aspectos de disponibilidade, operação, manutenção e capacidade de expansão para a elaboração do projeto de implantação da rede. O primeiro passo deve ser o levantamento no campo de trabalho com o objetivo de levantar todas as necessidades do projeto e criar alternativas para possíveis imprevistos. Após essa etapa de levantamento de informações pode-se elaborar uma primeira lista de pendências e desenhos esquemáticos para especificar a rota dos cabos e a alocação de pontos de atendimento e equipamentos.

No caso de um projeto de rede uma rede local em uma área restrita como salas de um mesmo prédio, com o sistema de infra-estrutura documentado, o processo inicial de alocação dos meios físicos de comunicação se torna mais simples. Entretanto, quando o projeto de rede trata da interligação de prédios isolados ou mesmo de uma rede na área de um parque industrial, incluindo sistemas informatizados implantados com aplicativos dedicados por setor, onde ocorrem alterações freqüentes nos desenhos civis e de infra-estrutura, envolvendo ainda a instalação de cabos e equipamentos mais diversificados e em condições menos favoráveis, uma equipe maior, com projetistas, desenhistas e técnicos de instalações se fará necessária para a devida revisão da documentação, certamente prolongando a etapa de implantação.

É importante que se faça uma análise da documentação correspondente durante o processo de implantação do projeto. As condições técnicas especificadas no projeto e a forma de acompanhamento prevista, permitem ao cliente dispensar análises intermediárias da documentação. Entre os documentos exigidos pelo cliente e os apresentados pelo integrador, o mais importante é o “As Built”, contendo o desenho esquemático que especifica a rota dos cabos e o mapa da alocação dos equipamentos na rede.

O tempo gasto para a elaboração desses documentos depende do nível de detalhamento exigido no contrato e do procedimento imposto para a aprovação. Atualmente essa documentação deve ser entregue ao cliente em versão de mídia reproduzível, além da documentação em papel.

O cliente deve buscar a melhor forma de acompanhar os dados referentes à implantação do projeto, de acordo com seu envolvimento técnico, para a manutenção da rede local e, principalmente, para as futuras ampliações. Na verificação desses dados torna-se fundamental conferir a coerência e a suficiência dos dados contidos na documentação e manuais e a avaliação dos relatórios de instalação e testes de aceitação do cabeamento e dos demais componentes da rede. Recomenda-se que a equipe técnica do cliente encarregada da operação e manutenção do sistema acompanhe os todos testes e a configuração dos equipamentos de rede.

Outros trabalhos relacionados

INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO

A internet, também conhecida como a “Rede”, é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet...

SEGURANÇA NA INTERNET: É POSSÍVEL?

O inevitável desenvolvimento da tecnologia da informação, aliada à necessidade cada vez maior de manter as comunicações, não só nas redes internas das empresas,...

HARMÔNICAS EM REDES DE COMPUTADORES

A partir do momento em que a utilização de redes de computadores em instalações residenciais, comerciais e industriais se tornou comum e começou a...

Rnp – Guia html Avançado

Autoria: Diogo Pepe Extensões do Netscape Este documento é uma tradução e adaptação do documento disponível em (http://home.mcom.com/assist/net_sites/html_extensions.html) A Netscape Communications desenvolveu uma série de extensões específicas, seguem...