16.3 C
Sorocaba
sexta-feira, dezembro 13, 2024

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

Severino Rodrigues de Figueiredo.

A constipação intestinal acomete a maioria das mulheres, principalmente no período gestacional(não tem um mecanismo ainda esclarecido, admite-se o hormonio progesterona aumentado, que tem efeito inibitório sobre a musculatura da parede intestinal)de acordo com Christofides & cols em 1982).

Caracteriza-se pela dificuldade de defecção(3 até 8 dias sem defecar, este retardamento torna as fezes desidratadas) acompanhado de dor, timpanismo exarcebado., fezes endurecidas, podendo acompanhar sangramento.
É uma síndrome que altera a qualidade de vida do paciente, em virtude das alterações do ponto de vista social e emocional(medo de câncer). Fatores alimentares, orgânicas ou funcionais. Concorem para este quadro clinico.

No aspecto fisiopatológico, a constipação decorre de distúrbio funcional do aparelho neuromuscular do intestino, ou uma obstrução ao transito do bolo fecal.

Deve ser valorizada a queixa do paciente, pois , como a constipação pode estar associados varias patologias tais como:

Tumores pélvicos
Tumores intestinais
Aderências.
Lesões no anus
Acidente Vascular cerebral
Doenças neurológicas
Hipotiroidismo
Hiperparatiroidismo
Mal de Parkinson
Chagas
Diabetes
Hemorroidas, fissuras
Patologias medulares
Retocele, herniações, bridas
Afora as causas acima citadas deve-se considerar:

Tipo de alimentação do paciente.
Sedentarismo.
Uso de medicamentos(ferro, alumínio, antiácidos, antagonistas de cálcio), laxativos,
Tranquilizantes.
Quantidade de ingestão de líquidos.
Profissão.
Gravidez.fatores hormonais.
Pos- operatório de cirurgias abdominal e pélvica.

Ahistoria clinica deve ser valorizada, o inicio dos sintomas duração da constipação, se existe alternância com diarrreia, aspecto de fezes com pus, ou sangue, antes ou após a evacuação, se houve perda de peso, notou emagrecimento, historia de cirurgias adominais/pélvicas, uso de medicamentos, hábitos alimentares etc.

Conduta:

Deve-se proceder o exame proctologico complementado por exames laboratoriais(avaliaçãoglicemia,hormônios tiroidianos)/radiológicos/colonoscopia/retosgmoidoscopia,a fim de elucidação diagnostica e para afastar outras patologias,em seguida, orientação medicamentosa e dietetica com acompanhamento de nutricionista.

Bibliografia:

1-Cecil, Medicina interna básica
2-Gastroenterologia Prática- Vasconcelos Obstetrícia Básica- Neme
Terapêutica em gastroenterologia- Gastrocentro-Unicamp 2 edição RBM- vol. 59 numero 6 janeiro/2002

Outros trabalhos relacionados

Paralisia Cerebral

Autor: Luma Gomides de Souza INTRODUÇÃO A Paralisia Cerebral foi descrita em 1843, quando William John Little, um ortopedista inglês, descreveu 47 crianças portadoras de rigidez...

SINDROME DE DOWN – ATIVIDADE FISICA

Este estudo tem como objetivo buscar esclarecimento através da literatura do que é a Síndrome de Down e a importância da Educação Física Especial...

HEMORRAGIA UTERINA DISFUNCIONAL

Severino Rodrigues de Figueiredo Sangramento que geralmente ocorre nos extremos da vida reprodutiva da mulher:Menarca e pré-menopausa. Nestes dois parâmetros , menarca e pré-menopausa, ocorrem modificações...

ALTERAÇÕES RADIOGRÁFICAS

PERIODONTO O periodonto ou tecido periodontal é constituído de ; Gengiva , Ligamento Periodontal, Cemento e Osso Alveolar. A gengiva está dividida anatomicamente em gengiva marginal,...