DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Autoria: Ana

Resenha de Filme – “Crime Delicado”

Este se trata de um filme daqueles que enchem de orgulho pela expressão múltipla da arte, combinada com um tempero essencial característico do ser humano – o desejo. Com essa concepção o filme consegue através de uma salada de cinema, teatro e pintura atingir o objetivo de causar uma sensação de alívio e temor ao mesmo tempo. Temor reconhecidamente por trazer questões cotidianas que nos afrontam, tais como: amor e morte. E alívio por saber que nós todos estamos no mesmo barco e que o vento que sopra é gostoso!

O filme conta a história de um crítico de teatro que se apaixona por uma moça que se mostra totalmente aberta a um relacionamento despretensioso. Essa moça interpretada por Lilian Taublib se chama Inês. E Marco Ricca interpreta Antônio Martins. Inês é personagem de um artista plástico, José Torres Campana interpretado por Felipe Ehrenberg. Antônio – o crítico de teatro – sente ciúmes de sua nova paixão, quando vê a moça retratada em um painel de pintura fazendo sexo. A partir daí o filme se desdobra para cenas intercaladas de peças teatrais que retratam o “ciúmes” da mais variadas formas, e a busca de Antônio por sua amada. No clímax do filme a moça sente-se confusa com aquilo que Antônio supõem da relação entre ela e o pintor, e acaba por denunciá-lo por estupro.

Obra do romance de Sérgio Sant’Anna, retrata em “carne viva” o desejo da obra perfeita! Eu diria que é uma forma de expressar o amor, sexo e arte, mostrando a imperfeição de forma perfeita!

Fugindo um pouco da proposta central do filme, podemos vislumbrar textos interessantes, vibrantes, e passagens simples que causam um estranhamento e encantamento. Tem uma cena que Antonio ao ler um texto de Inês circula com sua caneta palavras chaves que amarram um sentimento, muito curioso para os profissionais que lidam com texto. Se não bastasse essa curiosidade muitos integrantes do elenco de atores não são profissionais da área, o caso de Inês, por exemplo. Há ainda passagens, em que as encenações teatrais buscam um texto bem preparado e de sentido profundo. Em contraste há textos simples, coloquiais e às vezes chulos.

Por fim, o filme termina na frente de uma juíza que julga Antônio pelo estupro de Inês.

A direção do filme ficou a cargo de Beto Brant. Uma produção que contempla uma estética variante, ora um momento, tem uma fotografia com um ângulo bem elaborado, ora a cena é feita na base do “feijão com arroz”, – ângulos clichês do cinema. Para quem gosta de filme que sentimentaliza o ser humano, que gosta de língua portuguesa e principalmente produção nacional, no mínimo vai se orgulhar de nosso cinema! E quem gosta de fazer uma leitura mais rebuscada de filmes, vai encontrar muitos elementos artísticos.

Recomendo que o espectador assista primeiro os extras do dvd, num sentido de conhecer um pouco o processo de construção das cenas, assim ter contato com o universo criativo do filme.

Ficha Técnica

Título Original: Crime Delicado

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 87 minutos

Ano de Lançamento (Brasil): 2005

Estúdio: Drama Filmes / MG Ricca / Lumière / Estúdios Mega / Locall

Distribuição: Videofilmes

Direção: Beto Brant

Roteiro: Marçal Aquino, Marco Ricca, Beto Brant, Maurício Paroni de Castro e Luís F. Carvalho Filho, baseado em livro de Sérgio Sant’anna

Produção: Bianca Villar, Renato Ciasca e Marco Ricca

Música: Caco Faria e Álvaro Fernando

Fotografia: Walter Carvalho

Desenho de Produção: André Montenegro

Direção de Arte: Marcos Pedroso

Figurino: Joana Porto

Edição: Willem Dias

Elenco

Marco Ricca (Antônio)
Lilian Taublib (Inês)
Felipe Ehrenberg (José Torres Campana)
Maria Manoela (Maria Luíza)
Zecarlos Machado
Matheus Nachtergaele
Marcélia Cartaxo
Lourdes Hernández-Fuentes
Mário Schonenberg
Denise Weinberg
Nélson Perez
Alberto Guzik
Tácito Rocha
Cláudio Assis
Suzan Damasceno
Renata Bastos
Kelly McQueen
Xico Sá
Ziza Brisola
Elisa Band
Cássio Santiago
Fernanda Moura
Diego Ruiz
Paulo Moreno
Roberta Youssef
Tibério Scardua
Cris Perón

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui