17.8 C
Sorocaba
quinta-feira, julho 18, 2024

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 4: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA – PARTE 4: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Os elementos textuais são apenas três:

a) Introdução;

b) Desenvolvimento em capítulos

c) Conclusão

Uma série de requisitos são aqui postos e isso faz com que esse seja o tema mais extenso de todos, especialmente no que se refere a parte do desenvolvimento, pois é onde itens como citação longa, citação curta, notas de rodapé, notas de glossário, numeração, titulação, espaçamentos, recuos, alterações de tamanho de fonte e de espaçamento e etc. se inserem.

Essa é, geralmente, a parte que mais causa pânico nos alunos, especialmente na pós graduação em que a formatação normalmente tem peso 4 na nota final. Mas muita calma. Basta ter atenção que tudo dará certo no final.

Como disse antes, a parte do desenvolvimento em capítulos é aquela que mais exige do autor porque nela se inserem uma série de elementos que a Introdução e a Conclusão não têm. Por essa razão, vamos iniciar essa parte por esses dois últimos elementos, e na próxima parte falaremos sobre a parte do ‘desenvolvimento’.

INTRODUÇÃO:

Primeiramente, Introdução não é a mesma coisa que ‘Resumo’. O Resumo é aquele que foi falado na parte 2 sobre elementos pré-textuais, que tem no máximo 250 palavras, que não possui recuo de parágrafo e apresenta a proposta do trabalho, o método desenvolvido e, inclusive, as conclusões do autor sobre o tema de forma sucinta e em frases objetivas, com escopo de informar ao leitor sobre a necessidade de ler ou não o conteúdo completo do trabalho ao dar dados gerais sobre o assunto.

A Introdução, por sua vez, tem por objetivo apresentar de forma sucinta e interessante, mas não tão objetiva quanto um Resumo, o problema abordado no trabalho, a fase histórica atual do tema, os métodos e objetos analisados, posicionamentos críticos e pontos obscuros, a relevância da pesquisa, o objetivo a ser alcançado e dar ao leitor uma visão concisa, um panorama geral do trabalho que será desenvolvido a seguir.

Diferentemente do Resumo a Introdução não menciona as conclusões.

Na Introdução também não são aceitas transcrições de citações, tampouco notas de rodapé. A Introdução é um texto próprio do autor, em que se busca expor o quanto mencionado acima, nada mais.

Formatação:

Além da formatação geral (margens e tipo da fonte que já foi escolhido) temos:

Tamanho da fonte: 12.

Espaçamento 1,5.

Parágrafo: 1,25 cm (ou seja, especial na 1ª linha).

O título INTRODUÇÃO deve vir em negrito, centralizado e em letras maiúsculas, seguido de 2 espaçamentos (‘enter’) de 1,5 para separá-lo do texto.

Não recebe numeração de capítulo porque a introdução não é um capítulo, e sim, uma apresentação geral do trabalho.

Quantidade de laudas: Variável mas, no mínimo, 1 (uma) lauda – dependendo do número total de folhas até a conclusão pode ter mais. Um trabalho de 30 páginas não faz jus a uma introdução de 4 laudas. Use o bom senso.

Numeração de página: SIM.

NOTAS SOBRE A NUMERAÇÃO: Os números de páginas devem ser inseridos no canto superior direito a 2cm da margem. A primeira página da Introdução não mostra número de página, somente da segunda em diante.

TODAS as folhas anteriores a introdução são computadas para fins de numeração assim, um trabalho que contenha: capa, página de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo em português, resumo em língua estrangeira, e duas folhas de sumário tem 9 folhas antes da primeira folha da introdução, assim os números serão mostrados a partir do 11 (9 de elementos pré textuais + 1 da primeira lauda da introdução) que é a segunda página da introdução.

Obs.: A capa não conta.

CONCLUSÃO

A conclusão pode apresentar um resumo de cada capítulo de forma sintetizada, e deve relatar de forma concisa as conclusões a que o Autor chegou através da pesquisa realizada. Contudo, somente deve ser concluído aquilo que pode ser efetivamente comprovado ao longo do desenvolvimento, devendo o autor abster-se de registrar suposições e, principalmente, de fazer questionamentos nas conclusões. Jamais termine qualquer texto científico com um questionamento!

Formatação:

Além da formatação geral (margens e tipo da fonte) temos:

Tamanho da fonte: 12.

Espaçamento 1,5.

Parágrafo: 1,25 cm (ou seja, especial na 1ª linha).

O título CONCLUSÃO deve vir em negrito, centralizado e em letras maiúsculas, seguido de 2 espaçamentos (‘enter’) de 1,5 para separá-lo do texto.

Não recebe numeração de capítulo. A Conclusão, assim como a Introdução, não é um capítulo, e sim, uma apresentação geral dos objetivos alcançados com o trabalho.

Quantidade de laudas: mesma regra da introdução. No mínimo 1 (uma).

Numeração de página: Sim.

VEJA TAMBÉM EM TRABALHOS ESCOLARES
Contribua e ajude o site a se manter sempre online. Divulgue para seus amigos. Obrigado

TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS DA ABNT – 2011

MODELO NORMAS DA ABNT 2011

NBR 14724 NORMAS ABNT NOVAS REGRAS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 1: O TEMA

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 2 – ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 3: DOUTRINA E METODOLOGIA

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 5: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 6: CITAÇÕES E RODAPÉ

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 7: EXPRESSÃO, ABREVIATURA

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 8: ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

CURSO COMO FAZER MONOGRAFIA PARTE 9: ENCADERNAÇÃO E CDROOM

Outros trabalhos relacionados

VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

1. INTRODUÇÃO Juridicamente, a violência é uma espécie de coação, ou forma de constrangimento, posto em prática para vencer a capacidade de resistência de outrem,...

Regulamentação e Normas da Saúde

SUMÁRIO 1 Introdução2 Finalidade3 Campos da Atenção à Saúde4 Sistema de Saúde Municipal5 Relações entre os Sistemas Municipais6 Papel do Gestor Estadual7 Papel do Gestor...

DIREITO CIVIL:FATOS E NEGÓCIOS JURIDICOS

1 Introdução São fatos jurídicos todos os acontecimentos, eventos que, de forma direta ou indireta, acarretam efeitos jurídicos. Assim, são fatos jurídicos a chuva, o vento,...

Direito e Política

SUMÁRIO IntroduçãoPolítica e assuntos políticosO direito da políticaA política do direitoConclusão Introdução As leis são criadas pelo Poder Legislativo, que é exercido por pessoas que se ocupam...