Desigualdades Sociais

0
58

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO
2. Desigualdade Social
3. FORMAS DE DESIGUALDADE
3.1 Status Social
3.2 Classes Sociais
3.3 Escolaridade
4. CONLUSÃO
5. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

Para realização deste trabalho foram necessários estudos fora da sala de aula, os quais aconteceram no colégio e em nossas casas atravez da internet. Em busca de conteúdo para o trabalho foram descobertas diversas formas de desigualdade social, que ocorre entre diferentes classes sociais, etnia, cor, etc.

2. Desigualdade Social

A desigualdade social acontece quando a distribuição é feita de maneira, injusta, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria da população, ou seja, as pessoas de classe alta; a maioria sofre com a divisão salarial que é mal remunerado, pois essas pessoas trabalham muito. Mas este foi apenas um exemplo, existem também vários outros tipos de desigualdades como:

Violência: acontece na maioria das vezes com pessoas tem baixo poder aquisitivo que para ter o que comer partem para o mundo do crime ou o tráfico de drogas, ou quando pessoas com alto poder aquisitivo não sabe mais o que fazer com todo seu dinheiro e poder, e acabam partindo para o mundo do crime ou das drogas.

Moradores de rua: são discriminados pela sociedade por não terem uma casa própria e andarem sem rumo. Muitas vezes são maltratados por vândalos ou pessoas de classe alta que não gostam de ver essas pessoas andando por ai, talvez com medo de que eles façam algo.

Preconceito racial: são pessoas discriminadas pela coloração da pele (preto/branco) ou nacionalidade.

Portadores de necessidades especiais: são aquelas pessoas que tem certa deficiência, e muitas vezes elas não conseguem emprego pelo preconceito que as pessoas têm, pois acham que por serem especiais não conseguem despenhar um bom serviço dentro de uma empresa, o que pode-se dizer que é totalmente errado, pois eles tem um desempenho muitas vezes, melhor do que as pessoas “normais”.

3. FORMAS DE DESIGUALDADE

3.1 Status Social

É resultado da forma com que as pessoas viviam desde o período da Idade Média quando havia os estamentos, formação de camadas sociais, onde os senhores feudais e o clero eram “os indivíduos da classe alta”, os servos “os indivíduos da classe baixa”, porém adaptadas à situação do seu momento histórico.

3.2 Classes Sociais

È uma divisão feita entre indivíduos em um mesmo território, sendo a mesma econômica, profissional, tonalidade da pele ou até mesmo de oportunidades. Atualmente esse tipo de desigualdade é considerado normal, pode-se perceber claramente em organizações a diferença entre pessoas de classes sociais altas e baixas. As pessoas muito bem vestidas, atualizadas e portadoras de grande conhecimento são aqueles que “comandam” e tem o direito de opinar e até mesmo mandar em alguém, em oposição a pessoas mal instruídas e que não tem uma posição boa perante a sociedade somente conseguem acatar ordens, sem ao menos poder opinar sobre o resultado do trabalho a ser executado, por falta de conhecimento.

3.3 Escolaridade

Existem pessoas que não possuem condições financeiras para estudar, em decorrência disso não conseguem melhorar de vida, tornando-se cada vez mais “atrasada”, pois todo dia são criadas coisas novas e se ela não estudar não conseguirá emprego e acabará indo para o caminho das drogas ou até mesmo a prostituição. De outro lado existem pessoas que possuem condições financeiras para estudar, os mesmo buscam informações e manter-se atualizados, desta forma renovando seus conhecimentos, o que lhes favorece vários campos de empregos e oportunidades mais amplas. Como diz um ditado popular muito famoso: “O rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre”.

4. CONLUSÃO

Nossos objetivos para este trabalho foram alcançados, pois foram detectados vários tipos de desigualdades sociais os quais atingem profundamente a quem são feitas as criticas. A desigualdade surgiu há muito tempo e sempre haverá este tipo de critica com as pessoas humildes, de diferentes etnias, etc. Deveria ser feitos programas de conscientização com todas as pessoas, pois todos somos iguais apenas temos problemas e necessidades diferentes.

5. REFERÊNCIAS

http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social/ Acessado em: 09.10.09; 21:09hrs

http://www.alunosonline.com.br/barra/index.htm?url=http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm Acessado em: 09.10.09; 22:17hrs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui