18.5 C
Sorocaba
quinta-feira, outubro 31, 2024

DESPROMOÇÃO DE PLUTÃO

DESPROMOÇÃO DE PLUTÃO

Desde a sua descoberta, em 1930, até Agosto de 2006, Plutão foi considerado um planeta principal. A partir de então foi “despromovido” a Planeta anão. Porquê? Qual a nova definição de planeta? Qual a definição de planeta anão?

Uma das razões pela qual Plutão foi “despromovido” decorre do aparecimento de outros corpos celestes de tamanhos semelhantes ou maiores que Plutão (com cerca de 2300Km de diâmetro).

Contam-se, entre eles, Caronte, o seu satélite natural, com cerca de 1200 Km de diâmetro; Éris, um corpo celeste que existe para lá de Plutão a cerca de 97UA( unidades astronómicas) do Sol e cerca de 3000Km de diâmetro e, ainda, Ceres um asteróide situado na cintura de asteróides entre Marte e Júpiter com cerca de 950Km de diâmetro.

Para que Plutão fosse considerado Planeta, os outros três também teriam que o ser porque apresentam tamanho semelhante a Plutão.


Caroante


Éris


Ceres

Outra razão para a referida “desqualificação” relaciona-se com a definição de Planeta proposta a Agosto de 2006: corpo que orbita em torno de uma estrela, tem que ter massa suficiente para ter gravidade própria, assume forma arredondada, possui um diâmetro superior a 800Km e dominar a sua órbita -a órbita tem que estar desimpedida de outros astros.

Assim sendo, Plutão não pode ser considerado um planeta principal já que na sua órbita existem outros astros nomeadamente Neptuno. Éris, apesar de ser maior que Plutão, também não pode ser considerada planeta principal pois na sua órbita também gravitam outros astros.

Ceres também não porque é um asteróide. Foram, então, os três classificados como planetas anões. E Caronte foi, é e continuará a ser um satélite natural de Plutão.

Outros trabalhos relacionados

CAPITALISMO

O capitalismo, ao longo do processo histórico, apresentou três estágios, que seriam o capitalismo comercial, industrial e financeiro. O capitalismo comercial estruturava-se na circulação de...

AQUECIMENTO GLOBAL – AS CONSEQUENCIAS DA MUDANÇA DO CLIMA

Os relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) são alarmantes e traçam um cenário para os próximos 100 anos cheio de dificuldades relacionadas...

RESERVAS EXTRATIVISTAS

RESERVAS EXTRATIVISTAS A defesa do extrativismo na Amazônia: as Reservas Extrativistas Os governos dos estados da Região Norte, a partir de 1960, desenvolveram ações a fim...

Mercosul

Histórico de Integração na América do Sul Primeiro passo para integração em nosso continente se deu com a chamada ALALC (Associação Latina Americana de Livre...